fbpx

Estudo bíblico 1 Coríntios 6 

Estudo bíblico 1 Coríntios 6 

Vamos seguir nosso estudo de 1 Coríntios, capítulo por capítulo. 1 Coríntios 6 revela como esta igreja estava se perdendo em seus pecados, em especial aos referentes à sexualidade. Pois sua localização, Grécia, era propícia para que os moradores desta região se contaminassem pelos ideais promíscuos da Grécia antiga.  

Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos? Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida! 1 Coríntios 6:1-3 

Agora Paulo faz um comentário sobre os irmãos que contendiam entre si. O termo usado, traduzido por “questão”, indica que era um caso sobre propriedade. Ou seja, não necessariamente um crime a ser julgado pelo Estado. Um cristão processando o outro e levando irmãos em Cristo a julgamento diante de juízes gregos.

BAIXAR O ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 6 EM PDF 

Uma curiosidade bíblica e um dos trechos mais distintos da bíblia está em 1 Coríntios 6:2 e 3. Aqui Paulo menciona que os santos hão de julgar o mundo, incluindo os anjos. Você pode ler também Mateus 19:28, 2 Pedro 2:4 e Judas 6 para compreender melhor este trecho de nosso estudo de 1 Coríntios 6.

São muitas interpretações sobre estas palavras, mas certo é que Paulo é claro quanto aos que não poderão herdar o Reino de Deus, como podemos ler mais adiante (9 e 10). Uma curiosidade bíblica é que Paulo menciona os efeminados e sodomitas, portanto, ele está condenando homossexuais e lésbicas.  

Ironia e julgamentos

Entretanto, vós, quando tendes a julgar negócios terrenos, constituís um tribunal daqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja. 1 Coríntios 6:4 

Seguido o estudo de 1 Coríntios 6, lemos no versículo 4, que Paulo faz uma ironia. Teólogos entendem, dessa forma, que aqui Paulo estaria fazendo uma interrogativa para dar este sentido irônico.  

O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? 1 Coríntios 6:7 

Mais pra frente, em 1 Coríntios 6:7 lemos que Paulo diz que levar um irmão ao tribunal é uma derrota completa. Seria melhor sofrer a injustiça. 

Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6:9,10 

Ao ler 1 Coríntios 6:9 e 10, percebemos a preocupação de Paulo para que o cristianismo não seguisse o exemplo de Sócrates e imperadores romanos, adotando a homossexualidade comum. Até então, 14 dos primeiros 15 imperadores romanos tinham essa conduta. Ou seja, essa conduta rende frutos negativos e garante que tal pessoa não será salva.  

A santificação em 1 Coríntios 6

Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. 1 Coríntios 6:11 

Seguindo o estudo de 1 Coríntios 6, no versículo 11 lemos Paulo explicando que somos regenerados, isto é, salvos, separados para Deus. A santificação segue três características.  

  1. Ao se converter, o homem toma uma postura nova. Isso pode ser conferido em Atos 20;32 e 1 Coríntios 1:2 
  2. Diariamente, conforme cresce na fé. Isso pode ser visto em João 17:17 e Efésios 5:26. 
  3. A santificação definitiva, quando estivermos no reino do Céu, como podemos ler em 1 Tessalonicenses 5:23 

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 1 Coríntios 6:12 

Um dos versículos mais conhecidos da bíblia, “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém”, está em 1 Coríntios 6:12.  Talvez, o termo “todas as coisas me são lícitas” era um ditado comum entre os cristãos de Corinto.

Eles usavam este termo para justificar seus erros e pecados. Paulo explica que, apesar de sermos livres para fazermos muitas coisas, devemos fazer somente o que edifica o espírito e fortalece nossa vida espiritual.  No entanto, alguns cristãos estavam usando de sua liberdade para cometerem pecados. Ao ler este versículo com cuidado podemos perceber que Paulo limita a liberdade cristã com dois aspectos. Essa prática deve ser apropriada e não pode me escravizar. 

O que 1 Coríntios 6 fala sobre alimentação?

Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo. 1 Coríntios 6:13 

De acordo com alguns estudos bíblicos que consultei, o versículo treze é uma referência às palavras de Jesus relatada em Mateus 15:17. Queremos destacar, neste estudo bíblico de 1 Coríntios 6, um pensamento comum da época. Muitas pessoas afirmavam que assim como o estômago e comida estão sempre juntos, o corpo e o desejo sexual também estão. Paulo quebra, dessa forma, este discurso afirmando que devemos usar nosso corpo para a glória de Deus. 

Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. 1 Coríntios 6:16 

Aqui você pode ler uma clara referência à criação, Gênesis 2:24, para dizer que quem se deita com uma prostituta se faz como ela. Portanto, não há desculpas para acusar somente a prostituta de estar pecando. O adultério até pode criar um laço afetivo entre o homem e a mulher, mas não cria um laço matrimonial legal e aceitável.  

A impureza

Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. 1 Coríntios 6:18 

Nesta passagem, Paulo utiliza o termo “fuja da impureza”, ou seja, da imoralidade. Paulo está orientando os cristãos a se manter longe das tentações sexuais, e aos pecados que nos cercam.   

Outra curiosidade é que o trecho “qualquer outro pecado cometido é fora do corpo”. Talvez, ele também se referia a algum ditado comum em Corinto naquela época. Os cristãos daquela igreja deviam defender, portanto, a ideia que os pecados não espirituais não traziam dano ao homem.

É como defender a ideia de que podemos fazer o que quisermos com nosso corpo. Afirmando que isso não afeta nossa vida espiritual, em especial quando não “ofendemos” a terceiros. Por exemplo, os atos de imoralidade praticados por aquela igreja. Paulo deixa claro, dessa forma, que a imoralidade é um pecado que produz uma cicatriz em nosso corpo, que não será apagada.  

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. 1 Coríntios 6:19,20 

Finalizando este estudo de 1 Coríntios 6, lemos no versículo 19 a comparação que Paulo faz do nosso corpo como um santuário, portanto, ele contradiz a adoração do templo de Afrodite, onde a sexualidade não era refreada. No versículo seguinte, 1 Coríntios 6:20, o autor ressalta que devemos tratar nosso corpo com santidade e pureza, dessa forma, ele reforça seu discurso.

BAIXAR O ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 6 EM PDF

Complemente seu estudo lendo 

 

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo bíblico 1 Coríntios 6 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *