fbpx

Refletindo sobre 2 Crônicas 7:14 

Refletindo sobre 2 Crônicas 7:14 

Em 2 Crônicas 7:14 lemos o famoso versículo – então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo. Neste texto você vai refletir sobre como isso pode ser aplicado em sua vida diária. Este estudo pode ser feito individualmente, em família ou em um grupo de célula. Analisando pontualmente cada trecho de 2 Crônicas 7:14 podemos ver que Deus faz uma aliança com o homem, de acordo com seu proceder. No caso, o Senhor estava fazendo um pacto com Salomão. Como veremos, este pacto envolve uma ação humana, uma iniciativa própria. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE 2 CRÔNICAS 7:14

Para contextualizar 2 Crônicas 7:14, devemos lembrar que Salomão estava fazendo uma oração, para que Deus abençoasse a construção do templo. Então, pela segunda vez, o Senhor aprece ao rei. Antes, já havia aparecido na famosa narrativa sobre o pedido de sabedoria. Este segundo encontro, vamos dizer assim, parece ainda mais poderoso. Na primeira vez, Salomão faz um pedido para si, para seu reino. Agora, uma promessa é dada para todo o povo de Israel. Conforme Salomão foi colocando seu sonho de construir o templo, o Senhor foi lhe revelando sua vontade. Se queremos ter intimidade com Deus, precisamos abrir nosso coração, entregar a Ele nossos sonhos e planos. Vamos ler o trecho, na versão Almeida Corrigida Fiel: 

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14 

Arrependimento 

Lemos em 2 Crônicas 7:14 uma promessa para aquele templo, que seria construído. Ali, a presença de Deus seria notável. Deus explica a Salomão que, naquele lugar, ele falaria com seu povo, ouviria e seria ouvido pelos que o amam. A primeira condição para que isso ocorra é o arrependimento. É preciso arrependimento diário para mantermos nossa comunicação com o Senhor. A oração sincera sempre começa com arrependimento, com uma análise interior de quem somos e o que temos feitos. Somos pecadores, não podemos buscar a presença de Deus sem este lembrete. Precisamos lembrar, não importa a situação, que somos pecadores. 

Queremos pedir, queremos agradecer, mas, acima de tudo, precisamos nos arrepender. A graça de Deus se derrama sobre sua vida diariamente, tudo o que você precisa fazer é reconhecer que depende desta graça para ter algum tipo de comunhão com Deus. Não importa o quanto você deseja, queira ou insista, você só tem acesso à Deus pela sua graça, que perdoou os seus pecados. Ainda que o Senhor não quisesse te ouvir, Ele estaria sendo justo, pois seu pecado o separa dele. Mas, pela misericórdia do Senhor, podemos ter este acesso, nada melhor do que entender que precisamos nos arrepender para ter algum tipo de intimidade com Deus. 

Conversão 

Logo em seguida, em 2 Crônicas 7:14, lemos que é preciso se converter. Não basta um arrependimento, mas é preciso uma mudança de vida. A conversão está diretamente ligada com o arrependimento, que falamos antes. A conversão é uma mudança de caminho. Uma pessoa quando está indo por um caminho, mas se lembra que se esqueceu de algo, volta para buscar o que ficou para trás. Quando estamos no caminho errado e reconhecemos isso, precisamos sair deste caminho. Se pecamos uma vez, precisamos ter a boa vontade e a perseverança para sair deste caminho. 

Pensando ainda em um caminho longo, pense que quanto mais tempo você anda por um caminho, mais tempo levará para voltar ele inteiro. O que isso significa? Quando você comete um pecado por muito tempo e se arrepende dele, é natural que leve um tempo até sair deste caminho completamente, mas você não pode desistir. Uma pessoa que fuma ou bebe por muitos anos, pode levar mais tempo para abandonar estes hábitos do que alguém que só bebe ou fuma há alguns meses. No entanto, não importa o quão longo seja o caminho, volte, corra. O arrependimento sincero, vai te fazer ter nojo deste caminho errado e mais rápido você vai querer sair dele. 

Oração 

Em 2 Crônicas 7:14 lemos que Deus está disposto a ouvir uma oração sincera, de arrependimento, humilde, de alguém que está disposto a sair de seus maus caminhos. Assim como o arrependimento e a conversão vão te ajudar a fazer sua oração sincera, sua oração sincera vai te levar ao arrependimento e à conversão dos maus caminhos. É um ciclo, contínuo, uma coisa leva à outra. A constante oração é a chave para caminharmos mais rápido em direção a Cristo, para longe dos pecados. Daniel orava três vezes por dia, ele era insistente em suas orações. Jesus nos ensinou a orar sempre. 

Tirando as orações que fazemos antes das refeições ou na igreja, normalmente, oramos uma vez por dia, ao acordar ou ao dormir. A vida corrida quer nos tirar este tempo de oração, de buscar contato com o Pai. Não deixe que o relógio jogue contra você. Ore sempre, comece a forçar uma rotina de oração em sua vida. Quanto mais disposto você for, mais rapidamente isso vai começar a virar um hábito. Ao ler 2 Crônicas 7:14, reflita no quanto Deus espera sua oração sincera, humilde, seu arrependimento e sua conversão dos maus caminhos. Tudo isso porque Ele tem o desejo de manter a comunhão com você também. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE 2 CRÔNICAS 7:14

Para complementar seu estudo sobre 2 Crônicas 7:14, você deve ler também: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *