fbpx

Estudo bíblico sobre Marta e Maria

Estudo bíblico sobre Marta e Maria

Neste estudo bíblico sobre Marta e Maria vamos ver como as questões sociais e culturais interferiram nas escolhas das irmãs. Da mesma forma, somos influenciados por nossa cultura e sociedade a fazer escolhas diariamente. Nem sempre essas escolhas nos aproximam dos pés de Jesus. Precisamos estar atentos ao que fazemos ao que valorizamos para não deixar que nosso tempo seja tomado por atividades automáticas. Isso não inclui apenas trabalho, estudo e lazer, mas até nossas tarefas domésticas e na igreja. Com este estudo bíblico sobre Marta e Maria vamos fazer uma viagem no tempo para entender como Marta foi condicionada a realizar suas tarefas enquanto Jesus estava em sua sala. 

Para aprofundar seu estudo bíblico sobre Marta e Maria, recomendo que você leia o texto de Lucas 10:38 a 42. Ao ler este trecho, a primeira coisa que nossa chama a atenção é que foi Marta quem, provavelmente, chamou Jesus para sua casa. Repare que o texto diz que “uma mulher por nome Marta o recebeu em sua casa”, ou seja, não foi Maria que o chamou, mas a própria Marta. No entanto, com a chegada de Jesus, Marta precisava servir, como era o costume da época. Precisava deixar os homens confortáveis, discutindo seus assuntos, enquanto elas mantinham a casa em ordem. No entanto, a outra mulher da casa, Maria, decidiu romper o padrão e ficar aos pés de Jesus. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE MARTA E MARIA EM PDF

Sua cultura 

Para iniciar este estudo bíblico sobre Marta e Maria, vamos analisar o contexto cultural a qual pertenciam. Marta e Maria viviam em uma cultura onde a mulher deveria estar realizando as tarefas domésticas e deixar que os homens debatessem questões teológicas. Pouco importavam os motivos ou as circunstâncias, as mulheres ficavam focadas nos afazeres. Era comum no judaísmo, apenas o homem se dedicar ao estudo da Torá, as leis de Moisés. Quando Jesus entrou naquela casa, o natural seria que Lázaro, irmão de Marta e Maria, ficasse na sala com Jesus, enquanto as irmãs providenciavam comida e bem estar. Talvez, outras pessoas estivessem ali também, mas o importante é focar no costume. Maria decidiu, naquele dia, o que era mais importante para ela, pois sabia que Jesus em sua casa era uma oportunidade única. 

Sem perceber, absorvemos a cultura a nossa volta, nos afastando de Jesus. Diversas “culturas” nos cercam, tem a cultura do futebol, cultura dos seriados ou a cultura do trabalho, por exemplo. Imergimos nessas culturas e nossos esforços vão nos consumindo. A cultura nos seduz. Começamos a participar demais de reuniões e eventos que não edificam em nada. Passamos horas vendo futebol, lendo sobre isso, vendo filmes, seriados e novelas ou jogando vídeo game. 

Nossa cultura nos diz onde investir nosso tempo. Isso toma um tempo precioso, que poderíamos estar aos pés de Jesus. A primeira observação que podemos fazer, neste estudo de Marta e Maria é que precisamos enxergar se nossa cultura não está nos mantendo longe do Senhor. 

A melhor porção 

A segunda coisa que aprendemos com este estudo de Marta e Maria é que precisamos escolher a melhor porção. Nos ocupamos com nosso emprego e até cargos no ministério e deixamos de lado a melhor porção que é estar aos pés de Jesus. Nos preocupamos em defender linhas teológicas, em afirmar que somos batistas, presbiterianos, reformados ou assembleianos, mas Jesus disse que devemos ser conhecidos por amar um aos outros e não pela linha teológica que seguimos. Passamos tempo demais seguindo estudos teológicos para defender nossa visão, ao invés de nos preocupar em amar o próximo. O que nos alimenta, o que alimenta nossa fé é estar aos pés de Jesus e não seguir um modelo teológico.  

Passamos muito tempo na internet, ou em livros, que seguem uma teologia, enquanto deveríamos estar demonstrando amor ao próximo. Estar aos pés de Jesus é se dedicar a amar. Busque os pés de Jesus e não professores de teologia. Siga, curta e compartilhe Jesus e não teólogos. O segundo ponto importante deste estudo bíblico sobre Marta e Maria é que devemos ficar mais tempo aos pés de Jesus.  

Buscar os pés de Jesus 

Outro aspecto que vamos destacar neste estudo bíblico sobre Marta e Maria é que devemos dizer ao Senhor “me ensine a ser como Moisés, José ou Davi”. As tarefas sempre existiram. Por isso, Jesus disse à mulher samaritana, no poço de Jacó, que quem bebe daquela água volta a ter sede, mas quem bebe da água que ele dá não tem sede novamente. A nossa cultura só nos oferece coisas que não saciam nossa sede, sempre queremos mais. Não terminamos de ver um campeonato de futebol e pensamos “Pronto, acabou, foi bem legal” e nunca mais assistimos de novo. Nunca que uma novela ou seriado acaba e você pensa “pronto, nunca mais vou ver outra novela, ou outro seriado”. Nunca fazermos uma viagem e pensamos “legal, não preciso viajar de novo”. 

Conecte-se a Jesus 

Deus está disponível 24h por dia e mesmo assim não encontramos tempo para Ele. Assim como o telefone sempre tem acesso à rede de telefonia, mas ele pode perder o sinal por dois motivos, a conta não foi paga, ou ele está desligado. Do mesmo modo, Jesus está disponível a todos, nossa conexão com ele só poderia ser perdida por dois motivos, não pagamos a conta ou estamos desligados. Jesus já pagou a conta, então só resta um motivo: estamos desligados. Concluímos este estudo bíblico sobre Marta e Maria fazendo um pedido, para que você esteja ligado em Jesus. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE MARTA E MARIA EM PDF

Para complementar seu estudo bíblico sobre Marta e Maria, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *