fbpx

Estudo bíblico – 1 Coríntios 5

Estudo bíblico – 1 Coríntios 5

O trecho inicial de 1 Coríntios 5 mostra o apóstolo Paulo chamando a atenção dos romanos para a imoralidade. Em seguida, Paulo segue explicando que os cristãos devem se opor aos costumes do mundo, da sociedade, seja romana, grega, hebraica ou qualquer outra. Nós temos o dever de lutar pela santidade da igreja e de nós mesmos. Paulo traz um alerta à igreja romana nesta carta. Vamos ver, neste estudo de 1 Coríntios 5, como é importante o padrão de santidade da igreja. O trecho termina com o apóstolo fazendo um alerta de que seu dever é observar o comportamento da igreja e não da sociedade. 

Neste capítulo, Paulo volta a utilizar inúmeras referências do antigo Testamento, o que não podemos observar no capítulo quatro. Neste trecho, Paulo continua sua repreensão à igreja que estava em Corinto, na Grécia, em um tom mais severo. Aparentemente, este curto capítulo é uma orientação de Paulo a respeito de alguém que praticava imoralidade.  

BAIXAR O ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 5 EM PDF

Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai. E vocês estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheios de tristeza e expulsar da comunhão aquele que fez isso? 1 Coríntios 5:1,2 

Podemos observar nos primeiros versículos uma curiosidade bíblica sobre a igreja dos coríntios. Eles praticavam algumas imoralidades monstruosas, como pessoas que mantinham relações sexuais com as mulheres de seu próprio pai. Vale lembrar que esta prática já era condenada nas leis mosaicas, como podemos confirmar em Levíticos 18:6-8 e Deuteronômio 22:30. Possivelmente, a mulher não era judia, por não mencionarem algum tipo de repreensão a ela. Vale destacar também que não se trata da própria mãe, mas da madrasta do homem. O homem deveria, no entanto, ser excluído da igreja, como lemos no versículo dois. 

entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor. 1 Coríntios 5:5 

Vamos destacar, neste estudo de 1 Coríntios 5, que, no versículo 5, Paulo menciona entregar esta pessoa a Satanás para sua própria destruição. Isso não significa que deveriam aniquilá-lo, mas deixar que tal homem caísse em ruína por si só. 

Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade. 1 Coríntios 5:7,8 

No versículo sete, Paulo faz um paralelo com o texto de Isaías 53:7. Devemos lembrar, neste estudo bíblico sobre 1 Coríntios 5, que o fermento era uma referência muito comum nas Escrituras à vida passada, ou ao mal em geral. Na Páscoa, Pessach, o fermento não era utilizado – Êxodo 12:15 – para celebrar a saída do Egito. Para o cristão, Jesus é o cordeiro, o sacrifício pascal, que nos ajuda a livrar-nos das impurezas, malícias e maldades, que marcavam nossa vida antes de nos convertermos. Devemos viver com sinceridade em nossa nova vida. A igreja de Corinto era a nova massa, e deveriam manter-se longe do fermento, andando em santidade, pois Jesus havia morrido para remover este fermento das casas. 

No versículo seguinte, oito, Paulo também parece fazer referências aos textos de Êxodo 12:15, 19; Êxodo 13:7 e Deuteronômio 16:3. Além disso, as palavras de Paulo se parecem muito com as de Jesus ao mencionar o “fermento” dos fariseus e saduceus – Mateus 16:6.  

Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. 1 Coríntios 5:9,10 

Vamos continuar este estudo sobre 1 Coríntios 5 fazendo uma explicação de 1 Coríntios 5:9, onde diz que não devemos nos associar aos impuros. Aqui Paulo não diz que não podemos ter contato com os não cristãos, mas observa que não devemos ter comunhão com os cristãos que estão sob disciplina.  

Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. 1 Coríntios 5:11 

Seguindo o texto, as palavras de Paulo, em 1 Coríntios 5:11, podem parecer severas, mas devemos lembrar que Jesus passou semelhante recomendação, Mateus 18:17. Comer é uma atitude de comunhão. O perigo desta relação é que sejamos contaminados. Imagine você visitando alguém que está sob disciplina severa. Esta pessoa vai se justificar, vai jogar a culpa para os outros, vai dizer que estão todos errados menos ele, enfim, vai causar uma confusão na sua cabeça. Apenas ore e peça a Deus que seja juiz. Se houver injustiça, o Senhor redime, e se a disciplina for justa, o Senhor pode restaurar. 

Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? Deus julgará os de fora. “Expulsem esse perverso do meio de vocês”. 1 Coríntios 5:12,13 

Vamos terminar este estudo sobre 1 Coríntios 5 destacando que o trecho termina com o apóstolo recomendando que os cristãos não perdessem seu tempo julgando os incrédulos, pois isso não gera fruto. Devemos nos edificar como igreja. 

Para concluir, Paulo diz que a igreja deve expulsar o “malfeitor”, como era recomendado também no Antigo Testamento, nos seguintes trechos de Deuteronômio: 13:5 – 17:7 e 12 – 19:19 – 21:21 – 22:21 e 24 – 24:7. 

BAIXAR O ESTUDO DE 1 CORÍNTIOS 5 EM PDF

Para complementar seu estudo sobre 1 Coríntios 5, leia também. 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *