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Estudo bíblico – Romanos 3 

Estudo bíblico – Romanos 3 

Romanos 3 mostra que todos nós somos pecadores, independente de sermos judeus ou gentios.A carta de Paulo aos Romanos é muito importante para o cristianismo já que o autor, Paulo, nos mostra importantes informações sobre o evangelho e a nova aliança entre o Criador e a humanidade. O estudo bíblico sobre o livro de Romanos é um estudo interessante e agradável.  

Nos três primeiros versículos de Romanos 3 podemos ver que Paulo, mais uma vez, mostra que não há vantagem de ser judeu sobre os gentios. Ele até faz uma referência ao livro de Deuteronômio 4:5-8.  

Em Romanos 3 versículo 1, Paulo questiona a vantagem em ser judeu. De acordo com alguns estudiosos da Bíblia, o judeu tinha o privilégio da revelação de Deus através das leis, mas, por outro lado, a própria lei não podia salvar o homem, que era incapaz de cumpri-la completamente. A revelação da lei aumentava a responsabilidade do judeu, ao mesmo tempo, que mostrava como o homem é incapaz de atingir o padrão de Deus.  

Os oráculos de Deus, mencionado no segundo versículo, é uma referência às promessas do Criador ao povo de Israel, através da Escrituras. 

Romanos 3:3 traz o termo “alguns não creram”, que, no texto original também tinha o significado de “foram infiéis”. Seja um termo ou outro, o foco do texto é mostrar a fidelidade do Senhor. 

No versículo 4 Paulo faz referência a dois Salmos – 62:9 e 51:4. Ao chamar os homens de mentirosos, Paulo está ensinando que Deus, em nenhum momento, quebrou suas promessas, mas o homem sim. 

As palavras usadas em Romanos 3:5 querem dizer que Deus não usaria o pecado do homem para glorificar a si mesmo. Se assim fosse, o Altíssimo não seria justo o suficiente para julgar, e teria que deixar todo o julgamento. 

No versículo 9, Paulo usa os termos “nós” para se referir aos judeus, “gregos” para se referir aos gentios em geral. 

Entre os versículos 10 e 18 lemos Paulo recorrendo a diversos textos do Antigo Testamento porque sua acusação tinha apoio nas Escrituras também. Paulo chega a mencionar os Salmos 5:9 – 10:7 – 14:1 a 3 – 36:1 – 140:3 e Isaías 59:7 e 8. 

No versículo 11 Paulo lembra passagens antigas para reafirmar que “não há um justo sequer”, como já revelado em Salmo 14:1-3, Salmo 53:1-3 e Eclesiastes 7:20. 

Na sequência, Paulo ainda lembra de outras passagens bíblicas que mostram que todos pecam – Salmo 5:9, Salmo 140:3, Salmo 10:7, Provérbios 1:6 e Isaías 59:7-8. Entre os versículos 13 e 18, Paulo enfatiza como cada parte de nosso corpo está condenada ao pecado. 

No versículo 20,  de Romanos 3, Paulo também menciona Salmo 143:2, ao mencionar “obras da lei”, referindo-se às Leis de Moisés. Neste estudo bíblico sobre Romanos 3 podemos destacar que Paulo diz que a lei de Moisés não justifica ninguém, nenhum ser humano, mas só serve para apontar nosso fracasso em fazer o que Deus deseja. A função da lei é mostrar o pecado; e não nos redimir do pecado. Este raciocino também pode ser observado em Atos 13:39 e 1 Timóteo 1:9 e 10. 

Uma curiosidade bíblica é que o termo justiça (como mencionado em Romanos 3:21) tem, basicamente três significados. O primeiro significado reflete o caráter de Deus, como em João 17:25. O segundo significado de justiça ressalta o dom oferecido a todos que aceitam Jesus, como em Romanos 3:21 e Romanos 5:17. O terceiro significado de justiça revela os padrões de Deus para uma vida correta, como em Romanos 6:18 e 2 Timóteo 2:22. No Antigo Testamento, o termo justiça revela a forma justa de Deus agir, como em Gênesis 15:6, Salmos 7:8 a 13 e Isaías 53:11, que é uma profecia sobre a justificação de Cristo, o servo justo de Deus. 

Ao escrever que todos pecaram, Paulo usa o mesmo argumento novamente em Romanos 5:12 e ressalta que toda a raça humana é considerada pecadora, com o pecado de Adão. O termo carecem indica uma ação contínua. O pecado é descrito como a transgressão da lei, tanto em 1 João 3:4 como neste trecho, que também indica a falta de conformidade com a glória de Deus. A duas definições se completam, já que a lei de Deus revela seu caráter. 

O termo justificados, de Romanos 3:24, é uma referência a um termo legal que significava “garantir um veredicto favorável, absolver e declarar justo, como em Deuteronômio 25:1. O termo gratuitamente, no original, tem um significado de presente dado sem motivo, sem que possamos dizer que temos algo que mereça este presente.  Este termo é o mesmo que o de João 15:25. 

Trata-se de um favor de Deus, como em Romanos 8:33. Essa gratuidade ressalta o agir de Deus, pois é um agir dele, que nos fornece o perdão de nossos pecados através de Jesus. O pecador que aceita Jesus como salvador, recebe o dom de Deus da justiça, como em Romanos 5:17, permitindo que o Eterno nos ache justos. 

Seguindo nosso estudo de Romanos 3, repare que Paulo utiliza o termo propiciação em Romanos 3:25. Este termo pode significar lugar de propiciação, neste caso, uma alusão ao lugar de propiciação, como em Hebreus 9:5. Jesus é comparado com o propiciatório, sendo reconhecido como tal, no qual as características de Deus são encontradas. Veja Levíticos 16:14. Paulo ressalta o sangue, mediante a fé para que sejamos redimidos pelo sangue de Cristo, nos concedendo o presente da justiça de Deus. Desta forma, Deus pode nos chamar com verdadeiros salvos, justos. A vinda de Jesus cancelara também todos os pecados cometidos antes de sua morte e ressurreição  

Nos versículos 25 e 26, Paulo deixa claro que a ira de Deus é que julga e pune o pecado. Jesus é a propiciação, já que o sacrifício de sua morte pagou pelo castigo de nossos pecados, como resposta à ira de Deus por nossos pecados. Neste trecho importante da Bíblia, Paulo menciona que é pela fé que podemos receber os benefícios do sacrifício de Jesus. Em Romanos também fica claro que a justiça de Deus leva o pecado a sério, tão a sério que precisou enviar Jesus para o perdão dos pecados. O Eterno não castigara o pecado anteriormente porque já tinha o plano da salvação. Hoje, Deus justifica o pecado do pecador mediante a fé em Jesus Cristo. Deus não poderia se contradizer e perdoar alguns pecados e outros não, mas com o plano da Salvação, o envio de Jesus para perdoar a todos os que nele crerem, seria possível continuar banindo o pecado mas abençoar a humanidade. 

Vamos finalizar nosso estudo bíblico de Romanos 3 destacando que, em Romanos 3:26, lemos que com a morte de Jesus, Deus pode permanecer justo ao declarar a justiça de quem confia em Cristo, sendo, assim, perdoado e justificado de seus erros. O papel da lei era conscientizar o homem do pecado pode ser reconhecido por todo aquele que reconhece seu pecado e volta-se, pela fé, a Cristo.  

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