fbpx

Estudo bíblico de Romanos 4

Estudo bíblico de Romanos 4

Em Romanos 4 podemos ver que Paulo demonstra que o conceito de ser salvo pela fé não é novo, mas já fazia parte do plano de Deus mesmo desde a antiguidade. Para comprovar isso, Paulo usa Abraão como maior exemplo. 

O livro de Romanos foi escrito por Paulo e nos revela grandes segredos do cristianismo, como podemos ver neste estudo bíblico sobre o livro de Romanos. Romanos é um importante documento para o cristão, pois faz importantes referências do cristianismo com o Antigo Testamento. Por ter sido um fariseu, Paulo tinha um profundo conhecimento das escrituras sagradas. Neste trecho, ele usa como base, principalmente, os livros de Salmos e Gênesis. 

No começo de Romanos 4, Paulo menciona a herança de Abraão, fazendo referência à passagem de Isaías 51:2, quando Deus deixa claro a bênção que colocou sobre Abraão. Ao utilizar o termo “segundo a carne”, Paulo está destacando o fato de se tratar de algo referente aos esforços humanos. No versículo três, Paulo faz uma referência a Gênesis 15:6. 

Em Romanos 4:4, Paulo argumenta que o conceito de salário não condiz com a graça, pois a graça é oferecida como um favor imerecido enquanto que o salário é pago a alguém que fez merecer por isso. 

No versículo 6, Paulo cita Davi. Neste caso ele está se referindo ao Salmo 32, versículos um e dois. Aliás, este salmo é referência para os versículos seis, sete e oito de Romanos 4. Davi sabia que a justiça de Deus não era concedida por obras. 

  • Dentre os versículos 9 e 25 Paulo ensina que a fé de Abraão foi o motivo de sua justificação e não o fato de fazer a circuncisão. Tampouco a justificação foi decorrer por cumprir as leis. A justificação de Abraão deu-se exclusivamente pela fé. 

Romanos 4:10 explica que antes mesmo da circuncisão, Abraão fora justificado.  

Paulo continua utilizando seus conhecimentos sobre o Antigo Testamento para explicar que Abraão foi justificado pela fé. No versículo 11 ele menciona Gênesis 17:10. Nos versículos 13 e 14, Paulo cita Gênesis 17:4-6 e Gênesis 3:18 respectivamente. A circuncisão foi apenas um selo da aprovação de Abraão. Solicito uma leitura atenta entre os versículos 9 e 12, pois neste trecho, Paulo deixa claro que Abraão fora justificado por Deus antes mesmo de ser circunciso. Desta forma, portanto, Abraão era exemplo de salvação pela fé, não só aos judeus, mas aos gentios também. Repare no versículo 12, como Paulo deixa claro que a circuncisão não salva, apenas a fé pode nos dar a salvação. 

No versículo 14, Paulo conclui este pensamento enfatizando que se os herdeiros da salvação fossem os que cumprem as leis, a fé não serviria para nada. Aliás, este argumento de Paulo é repetido em Gálatas 3:18. 

Ao dizer “está escrito”, no versículo 17, Paulo está se referindo a Gênesis 17:5. Na sequência, Romanos 4:18 e 19, Paulo lembra de Gênesis 15:5 e Gênesis 17:17, respectivamente. No versículo 19, Paulo mostra que Abraão não fugiu frente à adversidade, mas creu. No versículo 22, Paulo se refere a Gênesis 15:6. Para concluir seu raciocínio, Paulo menciona Isaías 53:4 e 5, no versículo 25. 

Nos versículos 20 e 21, Paulo lembra que Abraão não compreendia porque Deus lhe daria um filho, mas acreditou e confiou. Sinal dessa confiança foi a circuncisão.  

Paulo está preocupado para que todos entendam que a justificação é um dom da graça, que a circuncisão não pode garantir a salvação de ninguém, pois o próprio Abraão foi justificado antes mesmo de ser circunciso. A própria lei também não justifica, pois Abraão também viveu séculos antes das leis de Moisés serem escritas. Isso fica claro em Romanos 4:23. 

A fé salvadora é a fé no doador da vida, Jesus Cristo, que ressuscitou para nos ensinar isso. É o que está em Romanos 4:24. 

No último versículo de Romanos 4, Paulo faz referência ao Cristo. “foi entregue”, crucificado; “ressuscitou”, ressurgiu dos mortos, “por causa da nossa justificação”, significa que Jesus colocou com êxito os fundamentos de nossa salvação. O termo “por causa da nossa justificação” significa que a ressurreição de Cristo ocorreu para nos justificar, como prova final de que o Eterno aceita o sacrifício de seu filho. 

Complemente seu estudo de Romanos 4, lendo:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *