fbpx

Estudo bíblico sobre Romanos 2  

Estudo bíblico sobre Romanos 2  

Neste estudo bíblico de Romanos 2 vamos compreender um pouco mais o que motivou o apóstolo Paulo a escrever essa carta à igreja cristã de Roma, congregação que ele nem conhecia. Aqui vemos, mais uma vez, sua preocupação em reforçar a importância de pregar a Palavra do Evangelho aos gentios. Trazendo diversas referências do Antigo Testamento, Paulo mostra como os judeus da época negligenciaram o próprio messias, mas que os gentios poderiam recebê-lo sem nenhum problema e sem se tornarem obrigados a seguirem as tradições e obrigações judaicas. 

Prosseguindo com o estudo bíblico sobre o livro de Romanos, podemos ler no capítulo dois como Paulo é claro ao colocar judeus e gentios no mesmo patamar diante de Deus. 

Nos primeiros versículos, podemos entender qual é a justiça de Deus, pois Ele julga segundo o procedimento de cada um, conforme os conhecimentos e senso de honestidade de cada pessoa.  Mesmo os que não cometeram pecados previamente descritos (em Romanos 1) estão condenados.  

A verdade de Deus mencionada no versículo dois complementa o sentido de Jesus ser a Verdade, como em João 17:3 e Tito 1:2. 

No versículo 4, Paulo faz referências aos textos de Êxodo 35:6 e Isaías 30:18. Uma curiosidade bíblica encontrada em Romanos 2 é que as palavras de Romanos 2:6 se assemelham a tantos outros trechos da bíblica, como em Salmos 62:12, Apocalipse 2:23 e Mateus 16:27.  

A ira de Deus, descrita no versículo cinco é o resultado de rejeitarmos sua graça. 

Ao mencionar a vida eterna, no versículo sete, Paulo refere-se à vida que teremos após a morte, em uma expressão que mostra a abrangência das bênçãos de Deus para seus filhos. Por mencionar a importância de fazer o bem, há quem entenda que este trecho mostra que a salvação é alcançada segundo as obras, o que contradiz a doutrina cristã. Mas não é isso o que o apóstolo explica em Romanos 2. Sabe-se que a salvação é pela graça e pela fé, mas a fé inclui as obras, como lemos em Efésios 2:8 a 10. Apesar de são salvar, fazer obras é o resultado de uma nova vida. Boa parte da carta aos Romanos dedica-se a esta verdade.  

As palavras dos versículos 9 e 10 também reforçam as palavras da carta de Pedro – Pedro 4:17 e Pedro 1:7, respectivamente. O privilégio do judeu também culmina com uma responsabilidade, e o julgamento de Deus é igual para todos. 

No versículo 12 de Romanos 2, podemos ver que Paulo chega a mencionar a Lei de Moisés. Este trecho da bíblia é bem claro ao mostrar que o Altíssimo não julga os gentios conforme as leis judaicas, pois os gentios não as conhecem. As pessoas só podem ser responsáveis pelo conhecimento que têm, ou que poderiam ter mas negligenciaram, o que não é o caso aqui. Nos versículos 26, 27 e 38, o apóstolo Paulo volta a mencionar este assunto, ao explicar que os gentios que não possuem as leis mosaicas, mas segundo o seu entendimento de justiça tem mais aprovação de Deus que o judeu que recebeu as leis escritas, mas não as segue.  

Os gentios não receberam a lei mosaica, mas isso não significa que não serão julgados, apenas que não serão cobrados pelas leis de Moisés. 

Em Romanos 2:14 lemos o termo “por natureza”, referindo-se ao modo instintivo de agir dos gentios. Segundo estudiosos, este trecho indica que a consciência humana natural agindo conforme a moralidade pode resultar em uma vida decente. É a essas pessoas que o evangelho é enviado, como podemos ver em Atos 2:12 e Romanos 10:4 

O julgamento faz parte do evangelho pregado por Paulo, como podemos ler no versículo dezesseis, que ressalta o que Paulo acabara de escrever, no versículo 13. 

Lemos em Romanos 2:17 que Paulo indica que o judeu é condenável porque teve privilégios e revelações, pois foi guiado na lei de Moisés, mas ainda assim não serviu de luz aos gentios. Na sequência, Paulo acusa os judeus de serem hipócritas e transgressores da própria lei, como lemos nos versículos 21 a 24. 

No versículo 24 Paulo diz, “como está escrito”. Neste caso, Paulo faz referência aos livros de Ezequiel e Isaías – Ezequiel 16:27 e 36:22; e Isaías 52:5. 

Uma curiosidade bíblica interessante deste trecho está em Romanos 2:29. Paulo faz um trocadilho com as palavras judeu e louvor, pois o termo ‘judeu’ significa ‘louvor’. 

O que o apóstolo Paulo diz no versículo 25 é que, aos olhos do Senhor, um judeu que não observa a lei é como um pagão; em seguida, enfatiza que é possível guardar a lei mosaica. 

Por fim, em Romanos 2:29, Paulo enfatiza a circuncisão em três sentidos: 

  1. Caracteriza o judeu. No versículo 27, incircunciso é usado para definir o gentio. Leia Gênesis 17:10. 
  2. Apontar um ritual físico ordenado na lei, como em Levíticos 12:3. 
  3. Indica uma vida separada da carne, para viver em comunhão com Deus. Com em Deuteronômio 10:16.  

Se você deseja aprofundar seu estudo de Romanos 2, leia também: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *