fbpx

3 lições sobre a ressurreição de Lázaro 

3 lições sobre a ressurreição de Lázaro 

Nesta devocional sobre a ressurreição de Lázaro aprenderemos três lições importantíssimas para você aplicar em sua vida. Então, irmão, fica ligado e leia com atenção, hein!

A ressurreição de Lázaro é uma das histórias mais conhecidas da Bíblia. Se você ainda não conhece, queridão, então, PARA TUDO e vai ler João 11. Ali aprendemos, basicamente, sobre o poder de Jesus, sobre vida e morte. Com esta devocional, você pode fazer um esboço de pregação, um estudo para célula ou refletir com sua família sobre como devemos nos entregar nas mãos de Jesus para recebermos o que ele tem de melhor para nós. Nossa referência bíblica para esta devocional será o trecho narrado em João 11. Recomendamos que, após a leitura desta devocional, você faça a leitura em sua Bíblia. 

BAIXE ESTE ESTUDO SOBRE A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO EM PDF CLICANDO AQUI

Quando o fato aconteceu, Jesus já estava no estágio final de seu ministério. Portanto, devemos lembrar que ele já era bem conhecido e já era perseguido em algumas regiões de Israel. Lázaro e suas irmãs, Marta e Maria, moravam na cidade de Betânia, a alguns quilômetros de Jerusalém. Assim que começamos a ler a narrativa, vemos que Lázaro adoeceu a tal ponto de suas irmãs se preocuparem com sua saúde e chamarem Jesus para ajuda-los.

No entanto, ao contrário do que poderíamos esperar, Jesus não saiu correndo para Betânia, nem declarou uma palavra de cura à distância, como fizera com o servo do centurião. Alguns poderiam pensar “como assim, Jesus ainda demorou dois dias para ir pra casa dele?” Leia também este estudo sobre quem vai par ao céu?

Saiba esperar 

A primeira lição que tiramos desta devocional sobre a ressurreição de Lázaro é saber esperar. É eu sei que é difícil, ainda mais nos dias atuais, que a gente quer tudo tipo fast-food, pediu tá na mão.

Porém, a Bíblia nos ensina a saber esperar, este dom faz parte do nosso exercício de fé. A fé está diretamente relacionada com a paciência, que nada mais é do que saber esperar. Ao ler o começo de João 11, podemos observar uma situação curiosa; pois a Bíblia é clara ao relatar que Jesus amava Lázaro, ainda assim, esperou por dois dias.

Imagina você pedindo socorro para um médico e ele respondendo “ok, daqui dois dias eu vou te examinar”. Porém, Jesus, ao contrário de alguns médicos por aí, sabia o que estava fazendo.

A Palavra nos mostra que Jesus já havia revelado que aquela doença seria para glorificar a Deus. Os planos de Deus são os melhores para nós, para seus propósitos, mas nós temos uma natureza imediatista, por isso, praticar a paciência é fundamental para o cristão. 

Em nossa vida precisamos saber esperar em diversas ocasiões. Desde criança, por exemplo, precisamos esperar a sobremesa. Depois, quando ficamos adolescentes e queremos namorar, casar, precisamos esperar a hora certa para o matrimônio. Precisamos esperar para dirigir.

Na vida adulta, ainda jovens, precisamos saber esperar para começar a trabalhar, para ganhar um bom salário. Ninguém começa ganhando um bom salário assim que começa a trabalhar. Seria bom, né? Fala a verdade.

Precisamos passar por alguns “desafios” na vida profissional, até conseguirmos alguma estabilidade e um salário que julgamos satisfatório, e assim por diante. 

Saber esperar não é apenas fundamental para a fé, é essencial para a vida, para nosso relacionamento com as pessoas, com a sociedade. Quando Jesus ainda esperou dois dias para ir até a casa de Lázaro, ele sabia o que estava por vir. Seu objetivo não era mostrar para as pessoas que ele era “o maioral”. Ele estava nos ensinando a crer no sobrenatural, para acalmar nossa mente e nosso coração. 

Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. Provérbios 16:32 

Sabendo que existe uma vida eterna, podemos acalmar nossa mente e nosso coração para saber esperar. O desespero, a agonia, a aflição, só nos traz mais insatisfação, além de resultados imperfeitos. 

Ao ler sobre a ressurreição de Lázaro, lembre-se que é muito importante saber esperar. 

Ser amigo de Deus 

Se você é convertido há alguns anos, neste momento aquela música “não existe nada melhor do que ser amigo de Deus” veio na sua cabeça, né?

Lendo a continuação da história de ressurreição de Lázaro, vemos que Marta e Jesus tiveram um diálogo interessante. Deste diálogo podemos tirar muitas coisas, mas é interessante perceber que, acima de tudo, havia uma amizade entre Marta, Maria e Jesus. Marta diz que crê na ressurreição de seu irmão, mas na Glória, então Jesus explica que poderia ressuscitá-lo nesta vida carnal, as pessoas em volta tentam decifrar o que Jesus iria fazer.

Em determinado momento, Marta chama sua irmã em secreto. Até que lemos um trecho muito curioso, quando Jesus chora. O menor versículo do Novo Testamento, João 11:35. Para esta devocional sobre a ressurreição de Lázaro vamos considerar todo este enredo como um espelho da amizade que aquela família, inclusive o falecido Lázaro, tinha com Jesus. Uma amizade tão forte que nos traz a referência de Jesus chorando. 

Você consegue imaginar Jesus chorando por você? Mas não de triste, claro! Alguns podem dizer que sim, outros que não, mas essa cena seria emocionante. Será que nossa amizade com o Filho de Deus é tão grande a ponto de ele chorar por nós? Pensando nisso, olhando para a vida de Lázaro, devemos nos motivar a buscar um relacionamento de amizade verdadeira com o Senhor.

Dia após dia, o cristão (no caso, você) precisa buscar proximidade com Jesus, orando, jejuando, lendo as Escrituras, louvando, adorando. Tendo uma vida de santidade, buscando, em todo o tempo, agradar nosso Senhor. 

Quando você pensar na ressurreição de Lázaro, pense em como precisamos estreitar nosso relacionamento com Jesus, a ponto de não sermos mais chamados servos, mas amigos de Deus. 

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. João 15:15 

Tenha um tempo em sua agenda para ter uma amizade real com Jesus. Dá um tempo no Netflix, academia e sei lá mais o que, e se dedique a Jesus. Assim como cativamos uma amizade, conversando, ligando, passando tempo juntos, cative sua amizade com Cristo, com atitudes que o levam a sentir-se amigo de Deus. 

Primeiro Jesus chama, depois Jesus desenrola 

Um detalhe que muitas vezes passa desapercebido ao lermos sobre a ressurreição de Lázaro é que, ao chegar na boca do túmulo, Jesus ordenou que tirassem a pedra, em seguida, bradou para que Lázaro saísse; por fim pediu que retirassem as ataduras sobre ele. Assim podemos ver que Jesus seguiu uma ordem que não seria muito prática.

Ao invés de primeiro desatar Lázaro para depois leva-lo para fora, ele fez o contrário; primeiro o chamou, depois o desatou. Você consegue imaginar a cena? Como será que Lázaro, todo amarrado, saiu daquele túmulo? Pode ter sido rolando, talvez pulando, ou até conseguisse andar, dependendo de como estava amarrado, mas que deve ter sido uma cena curiosa, deve ter sido. 

Aqui aprendemos que, muitas vezes em nossa vida, Jesus primeiro nos chama, depois ele nos desenrola. Ficamos com medo de nos aproximarmos de Jesus por diversos motivos, quando achamos que somos pecadores demais, quando achamos que estamos cansados, pode ser porque estamos muito tristes ou, quem sabe, por que estamos muito ocupados.

Queremos primeiro arrumar algumas coisas, consertar nossa vida, para depois buscarmos uma vida com Cristo. Quantas pessoas chamamos para a igreja, mas que recusam o convite dizendo “não posso, eu bebo muito; eu vou, mas eu quero parar de fumar primeiro”, e outras coisas do tipo. Mas Jesus não se importa o quão amarrados estejamos, precisamos ter sempre a coragem de ir até Cristo, não importa nossos pecados, nossos defeitos, por isso, o próprio Jesus nos disse também: 

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28 

Portanto, quando se sentir com medo, vergonha, cansado ou deprimido para ir para a igreja, para ler a Bíblia ou até mesmo sem forças para orar, lembre-se que Jesus está pronto para desatar os laços de sua vida, mas você precisa se esforçar para ira até ele, mesmo todo amarrado. 

Está com vergonha do seu pecado? Corre pra Jesus, “mermão”!

Esperamos que você tenha aprendido estes três pontos essenciais para a vida cristã, com esta devocional sobre a ressurreição de Lázaro, saiba esperar, seja amigo de Deus e lembre-se que primeiro Jesus te chama, depois ele te desenrola. 

BAIXE ESTE ESTUDO SOBRE A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO EM PDF CLICANDO AQUI

Continue estudando

Se você gostou deste estudo, sugiro que aprofunde seus estudos bíblicos com um material adequado. Gosto de usar muitos recursos para estruturar um sermão. Quanto mais referência melhor. Se você ministra em sua igreja, ou tem sede por mais estudos sobre a Palavra de Deus sugiro alguns materiais interessantes:

  1. Bíblia de estudo integrada – Trata-se de um estudo analítico e comparativo das escrituras. Um material bem diferente. Para conhecer mais CLIQUE AQUI.
  2. Bíblia de estudo Spurgeon – Uma bíblia mais completinha. Você vai ter que tirar o escorpião do bolso, pois essa bíblia não é barata, mas que vale muito o investimento. Ideal para quem até tem uma Bíblia de estudo, mas quer algo mais profundo. Para conhecer mais, CLIQUE AQUI.
  3. Devocional de Toda Mulher – Outro material que proporciona um aprendizado único. Para conhecer mais CLIQUE AQUI.
  4. Manul do Líder da Equipe de Casais – Esboços bíblicos, dicas para organizar eventos e diversas dicas para líderes cristãos. Um e-book que todo líder de casais deveria ler. Conheça mais CLICANDO AQUI.

Além disso, em nosso site temos centenas de estudos, devocionais e reflexões. Eis alguns dos mais lidos: 

 

 
Compartilhe

18 comentários sobre “3 lições sobre a ressurreição de Lázaro 

  1. Muito bom o conteúdo, essa reflexão nos faz enchegar o posicionamento de Deus em nossas vidas nas dificuldades e como devemos nos comportar em meio às tais.

     
  2. Gostaria de explicação sobre .” Disse Jesus. Eu sou a ressurreição e a vida…
    “e todo aquele que “vive” é crê em mim nunca morrerá.” Crês tu isso?

     
  3. Louvado seja o Senhor!!! Maravilha,poder ler e aprender mais sobre a palavra de Deus! Melhor ainda é a simplicidade e a colocação de cada lição. Eu aprendi muito!! Deus continue abençoando em o Nome de Jesus !!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *