fbpx

Esboço de pregação sobre a arca de Noé

Esboço de pregação sobre a arca de Noé

Neste esboço de pregação sobre a arca de Noé vamos analisar como algumas características de nossa vida com Cristo se assemelham às características de alguns animais mencionados na Bíblia. Vamos começar analisando o que a arca de Noé representa em nossa vida cristã e, depois, entramos na comparação de nossa vida com alguns animais que foram salvos na arca. Se você quer um esboço de pregação sobre a arca de Noé um pouco diferente do que normalmente encontramos, certamente, você vai gostar deste modelo. 

Você pode começar seu esboço de pregação sobre a arca de Noé lendo Gênesis 6, do versículo 13 em diante. Ao ler sobre a arca de Noé, logo percebemos a semelhança no modelo de salvação, com a salvação em Jesus. Para sermos salvos, precisamos aceitar o convite de Cristo para embarcarmos em sua arca. Assim como diferentes animais foram salvos na arca, todo ser humano, com diferentes personalidades, serão salvos. 

BAIXAR ESTA PREGAÇÃO SOBRE A ARCA DE NOÉ EM PDF

Alguns animais da arca, citados na Bíblia podem nos ajudar a compreender nossa própria personalidade. Neste esboço de pregação sobre a arca de Noé, vamos fazer uma analogia dos animais e nossa jornada de vida com Cristo. 

Em cada item, você pode complementar com exemplos pessoais e testemunhos para montar seu esboço de pregação sobre a arca de Noé. 

Cachorro 

O primeiro animal salvo que vamos abordar neste esboço de pregação sobre a arca de Noé será o cachorro. Embora, hoje em dia, tenhamos essa associação deste animal como o melhor amigo do homem, na bíblia os cachorros são desprezíveis. Estão sobre associados aos animais que comem outros animais mortos, por isso, lemos tantas vezes na bíblia frases como “jogar às cãs” ou “devorado por cães”. Assim como os judeus não tinham apreço por porco, os cachorros também não eram bem aceitos na comunidade israelita daquela época. Portanto, quando lemos sobre a  mulher cananeias que pediu a Jesus por um milagre, e disse que até os cachorrinhos comem da migalha da mesa, Mateus 15, precisamos entender que ela estava fazendo uma comparação a um animal desprezível, como seria um urubu hoje dia. 

Às vezes, somos desprezados pelas pessoas, ou por nós mesmos, por conhecermos nossos pecados, nossas aflições. Achamos que não somos dignos como tantas outras pessoas que seguem Jesus de perto, mas se mantivermos nossa fé, como esta mulher, e persistir no perdão e renovação de vida, podemos ser abençoados, assim como esta mulher, que se comparou a um cachorro e conseguiu de Jesus, o que nenhum doutor da lei conseguiu, pois ofereceu a Jesus uma resposta pura, simples e correta.  

Não importa se somos como um cachorro aos olhos dos outros. Mantendo nosso coração puro e desejoso de Jesus, podemos ser salvos. 

Formiga 

O segundo exemplo de animal que estava na arca e foi salvo é a formiga, que não se cansa de trabalhar. Muitas vezes, associamos a formiga com o seu esforço e trabalho físico, mas podemos aprender também a não parar de trabalhar em nossa busca por santidade e por aperfeiçoamento de nosso caráter. 

Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Provérbios 6:6 a 8 

Não canse de trabalhar sua personalidade, de buscar santidade. A formiga pode ser um animal comum, sem valor, visto como uma praga. Algumas vezes nos sentimos assim, pequenos, desvalorizados, sem importância para o pastor, para os diáconos ou para os irmãos da igreja, mas a formiga, com sua força de vontade e seu empenho é exaltado no livro da sabedoria. Não se importe em ser visto, em ser líder, em ser destaque, pois nada disso garante a salvação, ou aprovação de Deus.  

Gafanhoto 

Outro animal que entrou na arca e foi salvo foi o gafanhoto. Neste esboço de pregação sobre a arca de Noé vamos lembrar que o gafanhoto é um animal que sempre associamos ao coletivo. Um gafanhoto não faz diferença, mas uma nuvem de gafanhotos pode causar grande destruição. Este é um animal pequeno, mas que em grande número é temível. Pensamos, muitas vezes, que não queremos ser destruidores, mas podemos ser destruidores do mau. Aliás, somos chamados para levar luz às trevas e este trabalho é muito mais difícil quando estamos sozinhos.  Precisamos uns dos outros para nos animar. 

Assim como o gafanhoto vive em bando para melhor aproveitar os recursos, nós, cristãos, precisamos estar unidos para alcançar vidas e fazer um grande estrago no reino das trevas. Estar vinculado a uma igreja, participar de algum grupo de estudo. Com acesso à internet podemos procurar cursos para cristãos, ler bons livros, participar de grupos de estudo e apoio. Podemos, e devemos, participar da comunidade cristã com empenho e sabedoria. 

Algumas vezes, olhamos para a igreja e achamos que ninguém pode ser como nós, cheio de pecados, problemas, sem coragem para muitas coisas, mas, surpreendentemente, a igreja é formada por pessoas assim, e juntos podemos formar um grande exército, vitorioso e temido pelo inimigo de nossas almas. Por isso, não se sinta isolado, único, inútil, mas encontre forças para se juntar a outras pessoas semelhantes a você, para animar-se em sua fé. 

Galinha 

Por fim, vamos concluir este esboço de pregação sobre a arca de Noé, lembrando da galinha, que ajunta seus filhotes. Assim, o Senhor nos acolhe. 

Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que são enviados a vocês! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram. Mateus 23:37 

Em toda e qualquer circunstância não podemos deixar de nos unir com o Senhor, de receber seu abraço. Não importa se estamos nos sentindo desprezado como um cachorro, pequeno como uma formiga, ou isolados como um gafanhoto, o Senhor pode nos acolher, como uma galinha que ajunta seus pintinhos, e nos dar uma nova força, um ânimo redobrado para que possamos todos, juntos, entrarmos na arca que nos traz a salvação, a arca que nos mantém longe da tempestade, a arca que Deus preparou para nós. 

BAIXAR ESTA PREGAÇÃO SOBRE A ARCA DE NOÉ EM PDF

Para complementar seu esboço de pregação sobre a arca de Noé, leia também: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *