fbpx

Entendendo o conceito de salvação pela graça 

Entendendo o conceito de salvação pela graça 

Um dos primeiros conceitos que aprendemos no cristianismo é o de salvação pela graça, que nos ensina que a vida eterna nos é concedida apenas pela misericórdia de Deus. Ninguém é digno de ser salvo por si, ninguém pode ou consegue obter a salvação por si mesmo. Para isso, precisamos entender também que todos nós somos pecadores, e que todo ser humano já nasce com essa “raiz” do pecado. Assim, Deus usa de sua bondade igualmente a todos, sua graça se estende a toda criatura. A palavra graça é associada a favor imerecido. Embora todos nós sejamos pecadores, o Criador olha para nós com amor, por isso, nos oferece a oportunidade de sermos salvos de nossos pecados, mesmo sem merecermos. 

Um dos versículos mais claros sobre este conceito de salvação pela graça está em Salmos. 

Não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades. Salmos 103:10 

O favor imerecido 

Apesar de nossas culpas e pecados, o Criador do Universo demonstra sua misericórdia e graça, se inclinando para nós e oferecendo-se como nossa salvação. Aliás, sua salvação não se resume apenas à vida eterna, mas também a esta vida, pois ele nos oferece um tempo para vivermos uma nova realidade. Ao vivermos este novo momento em nossas vidas, podemos compreender melhor os planos de Deus para que possamos também falar sobre isso às outras pessoas. Para compreender melhor a salvação pela graça vamos dividir a manifestação da graça de Deus em três partes. 

  1. Deus revelou sua graça a todos os povos, mas em especial a Israel, demonstrando seu poder e glória.
  2. Jesus Cristo se torna a manifestação viva da graça de Deus. Ele veio para sofrer pelos nossos pecados, dando fim aos sacrifícios imperfeitos.
  3. A salvação pela graça se manifesta no simples ato de aceitarmos Jesus como Senhor de nossas vidas.

O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces. 1 Pedro 5:10 

O papel da fé 

Na carta de Paulo aos efésios, ele também deixa claro que a salvação pela graça é um dom de Deus, um presente através da nossa fé. 

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus. Efésios 2:8 

O caminho para a salvação nos foi concedido sem nosso merecimento. Não há nada que um homem possa fazer para garantir a salvação por si mesmo. A graça é como um presente concedido por nossa fé. Quando exercitamos nossa fé, acreditando que Jesus morreu pelos nossos pecados, estamos dando um importante passo para a salvação. Em Hebreus 4:16 lemos que podemos entrar na presença de Deus, o trono da graça, com confiança para alcançar a graça e misericórdia, para que sejamos ajudados em todo tempo. Recomendamos também a leitura de Efésios capítulo um inteiro e o versículo que está em 2 Coríntios 9:8. Nestes trechos estão revelados que a salvação é mais que um favor, pois juntamente com a salvação, o Senhor nos concede capacitação para compreender seus planos e passar pelas provações e tribulações desta vida. 

Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. 2 Coríntios 12:9 

Outras passagem que nos fala sobre o amor de Deus em nos acompanhar para vivenciarmos sua graça em todo tempo são 2 Coríntios 5:17 e 2 Pedro 3:18. 

Todo homem nasce pecador 

Pode parecer até injusto, mas todos nós nascemos como pecadores. Isso para que ninguém possa questionar se precisa ou não da misericórdia de Deus. Existem muitos estudos sobre, por exemplo, crianças que nascem mortas, ou morrem com poucos dias. Não queremos entrar neste assunto delicado, mas se essas crianças são salvas, isso depende unicamente da bondade de Deus, pois independente de seus atos, toda criança já nasce do pecado, da raiz pecaminosa de Adão. Por isso, Paulo nos ensina que o pecado entrou no mundo por um só homem, assim como a salvação vem de um só homem também. Isso nos ensina que não há melhor ou pior; todos nascemos sob a condenação do pecado. 

Em Gênesis 6:5, lemos que a maldade do homem está se multiplicando sobre a terra. Em seguida ocorre o dilúvio dos dias de Noé, que já representava a salvação pela graça. Não podemos confiar em nossas boas ações ou forma correta de viver, pois nada disso garante a salvação. Em Romanos 3:23, Paulo diz que todos nós somos pecadores e fomos separados da glória de Deus. O pecado de Adão tirou a humanidade da comunhão com Deus, em um caminho sem volta, se não fosse a bondade da Deus em restabelecer ao homem a oportunidade da salvação pela graça. 

Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe. Isaías 64:6  

O profeta Isaías já escrevera sobre esta necessidade do homem de ter fé para que alcance a salvação pela graça. 

Manifestação da graça 

A graça de Deus nada mais é que o resgate do homem da condenação do pecado e da morte. Se todo home nasce pecador, e o salário do pecado é a morte, todo homem nasceria destinado à morte, se não fosse pela misericórdia do Senhor em oferecer a salvação pela graça. Ao contrário do que muita gente pensa, desde a criação, a salvação pela graça já havia sido concedida aos homens, no entanto, Jesus Cristo concretizou as promessas do sacrifício perfeito. O messias é o auge da criação de Deus e a manifestação em carne da graça de Deus. Com sua morte e ressurreição concretizou as promessas de Deus aos profetas e ofereceu um nova aliança para que possamos ser salvos por sua bondade. 

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. 

Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, Tito 2:11,12 

Este trecho representa bem o que queremos ensinar. Se você estiver com uma bíblia aberta, recomendamos que prossiga a leitura até o versículo 15, de Tito 2. 

Compreendendo esse plano de Deus, o homem deve criar um novo relacionamento com Deus. Quando vemos que nossa salvação e presença de Deus em nossas vidas depende unicamente da misericórdia de Deus, devemos ter um coração grato, mudando nosso mudo de viver e compreender do mundo. 

A salvação pela graça nos faz entender que não somos melhor que ninguém e que não devemos julgar ninguém. Assim, conseguimos praticar o grande mandamento “amar ao próximo como a si mesmo”. A ação da graça de Deus nos leva a agir com bondade e misericórdia uns com os outros. 

Para uma compreensão maior sobre o assunto, leia também:




 
Compartilhe

Um comentário em “Entendendo o conceito de salvação pela graça 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *