fbpx

Estudo de Atos 12 

Estudo de Atos 12 

Para muitos estudiosos, Atos 12 marca o fim da segunda etapa de estudos do livro de Atos. Uma forma eficiente de entendermos e gravarmos o que está na Bíblia é realizando um estudo bíblico detalhado. Estamos realizando um estudo bíblico sobre o livro de Atos, livro da Bíblia que ensina muito sobre a igreja primitiva, a origem do cristianismo. 

O estudo sobre Atos dos apóstolos pode ser dividido em três importantes partes. A primeira vai até o capítulo 7 e foca a dispersão da igreja em Jerusalém. A segunda parte vai até o capítulo 12, capítulo que vamos ver no estudo bíblico de Atos dos apóstolos neste tópico. Entre os capítulos 8 e 12 o foco é a pregação da Palavra na Judeia e em Samaria. O principal personagem é Filipe. Entre os capítulos 8 e 12 transcorrem aproximadamente 13 anos. 

Atos 12 começa relatando que Herodes manda prender os cristãos. Este Herodes é Herodes Agripa, que reinou na Palestina por aproximadamente 3 anos, de 41 a 44 (DC, evidentemente). Ele era neto de Herodes, o Grande, que reinou na época do nascimento de Jesus. De acordo com historiadores, Herodes Agripa era um ritualista judeu e um homem patriota, zeloso nas praticas religiosas. 

No versículo seguinte, vemos que Tiago, irmão de João, fora preso e que esta atitude foi festejada pelos judeus. Aqui podemos perceber como o evangelismo já estava se tornando importante o bastante para incomodar boa parte dos judeus que não seguiam os ensinamentos de Jesus. Tiago foi o primeiro dos doze discípulos a ser martirizado. Aqui também possui uma curiosidade bíblica. João não é mais mencionado na Bíblia após a morte de Tiago. João foi mencionado pela última vez na Bíblia em Atos 12:2. 

Podemos ler em Atos 12 sobre a prisão de Pedro sob quatro escoltas de quatro soldados cada, isso significa que os soldados se revezavam, de quatro em quatro, para vigiar Pedro. Estudiosos explicam que dois soldados ficavam acorrentados juntos a Pedro e dois ficavam de guarda. A festa dos pães asmos mencionada é a Páscoa. 

Em Atos 12 acontece uma das histórias bíblicas mais importantes, a libertação de Pedro da cadeia por meio da oração. Aqui vemos uma grande lição para os cristãos que se sentem injustiçados ou perseguidos pelo simples fato de ser cristão. Outro fato importante que deve ser mencionado neste estudo bíblico sobre Atos dos apóstolos é que os que estavam libertos oravam sem cessar. Isso mostra o poder e importância de nossas orações. 

Uma importante lição de fé pode ser observada no versículo seis, que menciona que Pedro dormia, pois estava tranquilo. Sua fé estava na promessa de Jesus de que ele viveria até uma idade avançada, João 21:18. Em Atos 12:11 lemos que Pedro foi liberto. Esta passagem pode parecer simples, mas mostra que os planos de Deus são insondáveis, pois Pedro foi liberto pelas mesmas pessoas que mataram Tiago. 

No versículo seguinte está escrito que seguiu à casa de Maria. Alguns historiadores bíblicos acreditam que esta foi a última Páscoa celebrada, e ali passou a servir de ponto de encontro dos cristãos em Jerusalém. 

O termo “é o seu anjo”, em Atos 12:15, pode ser uma referência aos anjos da guarda, como em Gênesis 48:16, Daniel 10:20 e 21, Mateus 18:10 e Hebreus 1:14. 

Vale ressaltar como os cristãos que oravam ficaram perplexos ao ver Deus responder suas orações (versículos 13 a 16), fato comum ainda hoje. Muitas vezes oramos, mas sem confiar que Deus ouvirá e atenderá nosso clamor. 

Continuando o estudo bíblico de Atos 12. Podemos ler no versículo 17 a menção de Tiago. Este Tiago era irmão de Jesus, conforme pode ser confirmado em Atos 15:13 – Atos 21:18 – Marcos 6:3. Ao escrever “Tiago e aos irmãos” o termo “irmãos” refere-se aos demais líderes da igreja cristã, da igreja primitiva. 

As cidades de Tiro e Sidom, versículo 20, eram cidades adjacentes à Galiléia, governada por Herodes. Uma curiosidade histórica de Tiro e Sidom é que estas cidades eram importadores de cereais, quando produzidos em grande escala na Galiléia, 1 Reis 5:9. 

A morte de Herodes, Atos 12:20 a 23 pode parecer exagero, mas o historiador judeu Josefo explica que Herodes adoeceu subitamente durante seu discurso e morreu depois de cinco dias de sofrimento, por volta de 44 dC, confrimando o relato bíblico. 

Por fim, o João Marcos mencionado no último versículo deste capítulo é o autor do evangelho de Marcos. 

A partir do capítulo 13, o estudo bíblico sobre o livro de Atos dos apóstolos foca a pregação do evangelho em todo o mundo e as viagens de Paulo. 

Leia também:




 
Compartilhe

4 comentários sobre “Estudo de Atos 12 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *