fbpx

Estudo de Atos 10  

Estudo de Atos 10  

O estudo bíblico de Atos 10 nos revela muitas curiosidades bíblicas e muitos fatos históricos importantes na formação da igreja cristã. Quem deseja saber como começou a religião cristã precisa ler atentamente o livro de Atos dos Apóstolos. A realização de uma análise sobre o capítulo 10 do livro de Atos nos traz novas informações preciosas sobre a igreja primitiva, em especial na relação inicial entre judeus e cristãos na época que se deu a origem da igreja cristã. 

O surgimento do cristianismo pode ser melhor compreendido ao realizarmos um estudo bíblico sobre Atos. Como vimos até aqui – capítulos de 1 a 9 – os cristãos sofriam perseguições e represarias e precisaram, inclusive, sair de Jerusalém para que a nova fé não acabasse ‘abafada’ por ali. 

Em Atos 10 podemos ler a história de uma importante figura bíblica, Cornélio, centurião da coorte que se chamava Italiana. Este homem buscava servir a Deus de todo o seu coração e teve uma visão, segundo o livro de Atos, quando se era a ‘hora nona’, por volta das 15h, quando os judeus que habitavam em Jerusalém realizavam suas orações diárias. A pós a visão, precisou ir para Jope, que fica a 48 km ao Sul de Cesaréia. Cornélio era comandante da coorte italiana. Ele era um semiprosélito, que cria e seguia os ensinamentos judaicos, no entanto, não era circuncidado. Semiprosélito era uma espécie de novo convertido. 



O título de ‘centurião’ era dado a um oficial subalterno que comandava um grupo de cem homens. 

Nos versículos 9 e 10 lemos que o autor menciona a hora sexta – por volta de meio-dia – quando os romanos costumavam realizar suas refeições, de acordo com a maioria dos estudos bíblicos. 

Entre os versículos 9 e 16 lemos sobre a visão de Pedro que revela muito sobre a nova aliança entre Deus e os homens. Pedro viu muitos quadrúpedes e o Criador ordenou que Pedro os comesse. No entanto, a maioria daqueles animais era considerada imunda, os judeus não eram permitidos de comerem aqueles animais. Como podemos ler na sequência, o que podemos observar é que essa visão relata que as leis, tão idolatradas pelos religiosos da época, não poderiam ser mais importantes que a liberdade que Deus estava providenciando aos homens através do messias, Jesus. O estudo bíblico de Atos 10 revela, portanto, uma importante transição nos conceitos religiosos da época. Deixar de cumprir leis que eram consideradas sagradas como observar alguns alimentos, guardar o sábado e a circuncisão era algo inconcebível para a maioria dos judeus naquela época, como é até hoje. Ao pregarem uma fé, uma nova doutrina, que não seguia estes conceitos era heresia aos olhos da maioria dos líderes religiosos da época. O próprio Pedro ficou perplexo com o que via. 

No versículo 14 lemos sobre coisa comum e imunda, uma referência à lei mosaica, que proibia o consumo de alguns animais – Levíticos 11. Neste versículo, podemos ver que Deus está ensinando a Pedro sobre a personalidade das pessoas. 

Para entender melhor algumas tradições da época, seria interessante um estudo bíblico sobre Levítico. Recomendo uma leitura de Levítico 11 até o versículo 47. 

Em Atos 10:23 lemos que Pedro estava acompanhado por alguns irmãos, em Atos 11:12 é revelado que eram seis pessoas com Pedro nesta ocasião. No versículo seguinte podemos ver uma atitude de fé de Cornélio, que chamou outras pessoas para acompanharem a pregação de Pedro. 

Seguindo o estudo bíblico sobre Atos vamos para os versículos 25 e 26, que relata que Cornélio chegou a se prostrar perante Pedro, ao perceber que estava em frente a um cristão exemplar. No entanto, Pedro repreende o centurião. Uma importante evidência de que os discípulos não devem ser adorados. Ainda hoje não devemos adorar os apóstolos ou ‘santos’ porque não estão acima de Deus, devem ser admirados como qualquer outra pessoa importante, mas não são dignos de adoração. 

No versículo 28 podemos ver como Cornélio foi uma figura importante para o crescimento do cristianismo, pois naquela época a nova fé, cristã, ainda era muito ligada ao judaísmo e alguns se perguntavam se era possível judeus e gentios se assentarem na mesma roda para participarem de uma vida religiosa em comum. 

Outra curiosidade bíblica pode ser lida em Atos 10, nos versículos 29 e 30. Lemos sobre o jejum que Cornélio fazia. O estudo bíblico é importante para entendermos que era comum os judeus jejuarem por até quatro dias. 

Ao dizer que Deus não faz acepção de pessoas, Atos 10:34, Pedro está baseado em ensinamentos do próprio Antigo Testamento – Deuteronômio 10:17 e 2 Crônicas 19:7.  

Nos versículos finais de Atos dos Apóstolos 10 podemos ler que Pedro menciona a descida do Espírito Santo sobre os gentios, o que deixa claro mais uma vez uma mudança na aliança entre Deus e a humanidade. Se antes, a aliança era com um povo, agora a nova aliança é entre Deus e todos os povos, independente de suas origens. A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes mostra que o plano do Eterno agora incluía os gentios, povos não judeus. No versículo 44 é revelado que o Espírito Santo caiu sobre todos, os gentios convertidos receberam o batismo no Espírito antes mesmo de serem batizados na água, como podemos ver no versículo 48. O falar em línguas atestou a autenticidade do Espírito mesmo sem a imposição de mãos. Este fato serviu também para mostrar aos judeus que o Criador estava aceitando aqueles gentios como seus eleitos, assim como os judeus. A crença em Cristo nos torna igualmente herdeiros de Deus, sejamos judeus ou gentios. 

Em seguia lemos que Pedro batizava a todos, um importante ato de fé até os dias atuais. A maioria das igrejas cristãs realiza o batismo como evidência de que uma pessoa está decidida a seguir uma vida cristã. 

Este estudo bíblico sobre o livro de Atos 10 nos faz entender muitos costumes e doutrinas presentes até os dias atuais, como o próprio batismo. Também podemos ler sobre a mudança de conceitos antigos e de que como a nova aliança nos trouxe a possibilidade de seguirmos uma fé sem ter que nos prender às leis da antiga aliança, entre Deus e Israel. 

Leia também:

 

 
Compartilhe

5 comentários sobre “Estudo de Atos 10  

  1. maravilhoso !!! Parabéns !!!
    Tudo para a honra e gloria de nosso senhor Jesus Cristo. continue com este incrível trabalho.

     
  2. Deus, o Senhor de toda a criação, tudo faz como Lhe agrada. Tem caminhos e pensamentos diferentes dos nossos. A nós cabe, tão somente, submetermos a Sua sabia e soberana vontade…
    A Ele seja o DOMÍNIO, a FORÇA e a ADORAÇÃO eternamente. Amém!!!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *