fbpx

Texto para os maridos – Como tratar sua esposa

Texto para os maridos – Como tratar sua esposa

Neste esboço de pregação vamos aos homens como tratar sua esposa de acordo com os princípios cristãos. Esta palavra pode ser elaborada para um culto dos homens, dos maridos, de casais ou seminários e congressos cristãos. Aqui, vamos apontar algumas características que o homem cristão deve lapidar para que honre sua esposa, como Cristo amou a esposa. Até mesmo um líder de jovens, ou de adolescentes, pode utilizar este esboço para ensinar aos solteiros, desde já a amar e cuidar de sua mulher. Quando vivemos em um lar bem estruturado, onde marido e esposa se respeitam, podemos buscar ao Senhor em harmonia e com mais foco, em unidade, por isso a família deve se empenhar em manter um ambiente saudável.



Assim que Adão e Eva foram criados, o Senhor já tinha um plano em mente, a criação da família. Através dessa união estável, o homem (raça humana) pode compreender um pouco melhor o amor e a unidade de Deus. A relação entre homem e Deus ganha um paralelo com o casamento de forma muito clara no novo Testamento. Em diversas parábolas, Cristo utiliza as figuras de noiva e noivo para se referir às figuras de igreja e Senhor, respectivamente. E esta relação tem como elo a fidelidade, a união de pensamentos; em outras palavras a aliança. Aqui também podemos compreender que a vinda de Jesus nos trouxe uma nova, e mais profunda, compreensão sobre o que é ter uma aliança.

Aliança e fidelidade

A aliança que temos com Jesus deve refletir na aliança que temos com nosso cônjuge. Se nos esforçamos para agradar, pedimos perdão, reconhecemos nossos erros e nos esforçamos fisicamente para servir ao Altíssimo, também (nós, maridos) devemos nos esforçar, pedir perdão e reconhecer nossos erros para agradar nossa esposa. Muitos homens adotam a expressão “cabeça do lar” como desculpa, pretexto, para serem autoritários. Se queremos refletir como um homem deve tratar sua esposa, essa figura de linguagem é a melhor ferramenta.

Não temos todos o mesmo Pai? Não fomos todos criados pelo mesmo Deus? Por que será então que quebramos a aliança dos nossos antepassados sendo infiéis uns com os outros? Malaquias 2:10

No trecho acima, mais uma vez, a relação de aliança entre o Eterno e sua criação é bem clara. A melhor forma de começarmos a falar sobre como um homem deve tratar sua esposa é falando de fidelidade. Em 1 Timóteo 3, lemos que o bispo (líder religioso) deve ser marido de uma só mulher. Aqui lemos sobre a fidelidade conjugal. Assim como nós devemos adorar e ser fiel a um único Senhor, o marido deve ser fiel a uma única mulher, sua esposa. Quando lemos que o Criador tem ciúmes de nós, ou que considera a idolatria como uma forma de adultério (1 Juízes 2:17 e 1 Crônicas 5:25), podemos pensar na forma contrária, o adultério é uma forma de idolatria (a quem não se deve). Se o seu objetivo é elaborar uma pregação sobre como um homem deve tratar sua esposa, você pode complementar o tópico aliança com os textos abaixo:

(…) Quando elas se prostituírem, seguindo aos seus deuses, poderão levar os seus filhos a se prostituírem também. Êxodo 34:16

Outro texto que você pode explorar é o seguinte:

Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade. Salmos 86:15

Se você vai pregar, você pode falar sobre ser compassivo e misericordioso, ser rico em amor e fidelidade. Essas são algumas características que o homem deve ter em relação a sua mulher, sua esposa.

Necessidades emocionais

Depois de falarmos um pouco sobre as questões de fidelidade, podemos abordar a necessidade emocional. Normalmente quando falamos de necessidades, principalmente sexuais, relacionamos somente às necessidades dos homens, pois é natural entendermos que o homem tem mais desejo sexual que a mulher. No entanto, existe o outro lado da moeda, os deveres conjugais do marido para com sua esposa não são apenas da relação em si, mas da segurança pessoal. Se, por um lado, o homem tem a necessidade da relação sexual, a mulher (embora tenha sim sua necessidade, ainda que em menor intensidade que o homem) precisa saber que está sendo amada, respeitada. Como uma mulher poderia se sentir atraído pelo marido sabendo que ele procura sua satisfação sexual em pornografia?

Portanto, quando a bíblia nos fala de deveres conjugais, não está se referindo apenas aos desejos sexuais, mas sim a tudo o que envolve a relação marido-mulher, inclusive as necessidades emocionais que a mulher precisa.

O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio. 1 Coríntios 7:3-5

Repare que é mútuo a relação do corpo. Paulo orienta que o corpo da mulher é do homem e vice-versa. Em seguida, a orientação é não se recusarem um ao outro. Aqui, o homem sempre aprende que a “mulher não deve recusar o marido para as relações sexuais”, mas existe uma recíproca, o marido não deve recusar a satisfazer às necessidades conjugais da mulher, que não são apenas sexuais, mas emocionais também. Se queremos saber como um homem deve tratar sua esposa, precisamos pensar sempre nas emoções, na segurança, na fidelidade. A mulher precisa de uma relação segura e confiável com seu marido.

Ainda que queiramos interpretar o texto acima – 1 Coríntios 7:3 a 5 – como referência clara de relação sexual, ainda assim, existe uma reciprocidade e o homem deve buscar agradar a esposa. Os maridos devem perguntar e conversar com sua mulher sobre como elas se sentem valorizadas e desejadas para a relação. “Como um homem pode estimular sexualmente uma mulher?” Esta é uma pergunta que todo homem deve fazer à sua esposa. Repare que a resposta da mulher não terá muitas referências de “posições ou métodos de relação sexual”, mas sim referências de romantismo e momentos agradáveis.

Outro versículo muito bom para falar sobre isso está em 1 Pedro.

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. 1 Pedro 3:7

Presente nas tarefas domésticas

Por fim, podemos terminar este esboço de pregação, falando sobre a presença do homem no lar, cumprindo seu papel de pai e de marido. Como vimos antes, o homem deve cumprir seu papel conjugal. Uma boa leitura para tratar o assunto de forma completa é o texto de 1 Timóteo 3, quando Paulo fala sobre os deveres do bispo. Podemos reparar que ele trata o homem por completo, desde seus compromissos religiosos aos domésticos. Neste trecho, fala-se de filhos, hospitalidade e governar bem sua casa. Se você quer montar sua pregação, ou palestra, para homens, leia em sua bíblia o trecho que segue de 1 Timóteo 3:1 a 13.

Depois, você pode falar um pouco item por item, para desenvolver sua pregação. Talvez, os itens que você poderá explorar melhor são:

  • Marido de uma só mulher – Aqui você pode falar do dever de ser fiel
  • Respeitável – Ser boa pessoa na sociedade, no trabalho e no lar
  • Apto a ensinar – Ou seja, disposto a aprender também, pois quem não quer aprender não sabe ensinar. Os homens devem buscar estudo, qualificação profissional e desejo de aprender o que é útil
  • Não apegado ao vinho e nem violento – aqui você pode abordar também a agressão emocional, agressão em palavras, em humilhação
  • Não apegado ao dinheiro – Um bom tópico para falar em equilíbrio entre trabalho e família.
  • Governar bem a própria casa – Este tópico é bem abrangente e abre um leque para você falar sobre diversos assuntos como educação dos filhos, manutenção da casa, responsabilidade financeira, harmonia do lar, bem estar da família, saúde de todos (falar de boa alimentação).
  • Tendo os filhos sujeitos a ele – acompanhar os filhos na escola, ser presente nas questões educacionais e disciplinares dos filhos

Como pudemos ver, para saber como um homem deve tratar sua esposa os maridos precisam se enxergar como um todo e como responsável por seu lar, não apenas trabalhando, mas educando os filhos, governando o lar, ou seja, limpando, concertando as coisas, não deixando falta o que é essencial, não ser omisso, não ser ausente.

Conclusão

O homem precisa fazer parte ativa da família e não querer puxar para si o título de “cabeça do lar” sem ser presente, sem ser ativo no lar. O marido precisa assumir seu papel de pai, marido, segurança, suprindo as necessidades emocionais e físicas das mulheres. Se você quer saber como um homem deve tratar sua esposa, lembre-se de nossa grande referência – Jesus; e como ele amou sua igreja, se entregando por ela. O homem deve se entregar por seu cônjuge, por seu lar e lutar por sua família.

Leia também:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *