fbpx

Palavra para casal evangélico – Não cometa esses erros no seu relacionamento

Palavra para casal evangélico – Não cometa esses erros no seu relacionamento

Nesta palavra para casal evangélico vamos ver como algumas atitudes podem ir minando o relacionamento, gerando tristeza e rompendo a aliança do casal. Precisamos nos vigiar e tomar cuidado para que pequenas atitudes não virem grandes problemas no casamento. Em nossa rotina, muitas vezes, começamos a ter atitudes que não são benéficas para o casamento, mas achamos que não tem nada de mais; um desentendimento, um relaxamento natural, uma mentirinha. Quando colocamos nossos sentimentos e nossa vontade acima da vontade de nosso cônjuge começamos a agir de forma errada e egoísta, trazendo prejuízos para o nosso casamento, mas quando nos importamos com o outro, conseguimos enxergar que precisamos cuidar de nossas atitudes. 

Ao prepara essa palavra para casal evangélico, você pode usar como tema a sexualidade no casamento, como podemos manter a sexualidade saudável. O Senhor, desde o princípio, criou homem e mulher para que tivessem um relacionamento íntimo, de amor, comunhão e mutualidade, mas, com o pecado entrando em nossas vidas, os conceitos sobre casamento mudaram e nossa percepção de certo e errado também. No começo, por exemplo, Deus criou um homem e uma mulher, mas o ser humano transformou a poligamia, como podemos ver no Antigo Testamento, algo normal. Da mesma forma, a união deveria ser estável e eterna, mas, como Jesus mesmo explicou, o coração corrupto do homem precisou gerar o divórcio e as regras para que um casamento pudesse ser desfeito. 

 

O relacionamento entre homem e mulher deveria ser estável e bem coordenada, mas por causa do pecado em nosso coração, isso não é o que acontece em grande parte dos relacionamentos. Se o casal não segue os conceitos bíblicos, pior ainda. neste esboço de palavra para casal evangélico vamos destacar quatro atitudes que a Bíblia condena, e como devemos nos manter alerta para que não caiamos por tão pouca coisa. Existem pequenas coisas que podem abalar o casamento. Vejamos algumas delas. 

Mentira 

Pode parecer óbvio, a mentira ainda precisa ser vencida em nossa rotina de casais. Pequenas mentiras podem minar o nosso casamento. Não estou me referindo a grandes mentiras, mas algumas pequenas “informações errôneas” e ocultação da verdade. Precisamos ser francos no relacionamento e manter uma atitude de diálogo aberto, com responsabilidade e honestidade.  

Que o “sim” de vocês seja sim, e o “não”, não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno. Mateus 5:37  

Não podemos deixar que influências de sogra, mãe, irmão e até mesmo de filhos tire a sinceridade do casal. Muitas vezes, para agradar os de fora, nos desentendemos com nosso cônjuge. O marido combina algo com a esposa, por exemplo, mas quando alguém de fora os convida para outra coisa, ele não mantém o acordo. A esposa diz ao marido que no final de semana vai a tal lugar, mas já começa a pensar como frustrar estes planos porque não está com vontade de ir. Precisamos nos vigiar para não deixar que pequenas “combinados quebrados” não virem uma grande pedra de tropeço no casamento. Outro versículo importante que você pode mencionar em sua palavra para casal evangélico é: 

Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Efésios 4:25 

A mentira aqui não é apenas a falta da verdade, mas a falta em cumprir os compromissos de casa e honrar o marido, ou a esposa.  

Individualidade 

A individualidade é outro aspecto importante nesta palavra para casal evangélico. O casal não pode viver escondendo, ou evitando assuntos. É necessário que marido e mulher estejam dispostos a viver sem segredos, mas não é isso o que vemos em muitos casamentos. O marido não sabe quanto a esposa gasta com sapatos, a esposa não sabe quanto o marido gasta com games ou com artigos esportivos. Cada um age por sim. Não sabem quanto o outro ganha e nem sabem o quanto gasta. Vivem como dois indivíduos sem relação em comum. 

Em Hebreus 12 lemos, entre os versículos 14 e 17, uma exortação para a unidade e a paz. Vamos destacar o seguinte trecho. 

Tomem cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus. Cuidado, para que ninguém se torne como uma planta amarga que cresce e prejudica muita gente com o seu veneno. Hebreus 12:15 

Não podemos deixar que a indiferença e o egoísmo cresçam como planta amarga em nosso casamento. 

Se você vai levar esta palavra para casal evangélico para sua igreja, você pode dar exemplos de casais que você conhece que vivem como duas pessoas individuais. 

Palavras amargas 

Outro aspecto a ser evitado no casamento são as palavras amargas, as respostas cínicas, os debates sem fundamento. Pequenas palavras ditas com rispidez geram um mal no relacionamento, que começa a se corroer por causa da falta de cuidado com o que dizemos e a forma que dizemos. 

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15:1 

Quando não tomamos cuidados com nossas palavras, estamos abrindo brechas para futuras contendas. Ainda que nosso cônjuge não diga nada na hora, certamente a palavra ríspida causa um ferimento. Portanto, seja cauteloso ao falar, mesmo quando estiver discordando de algo. Seja respeitoso. Lembre-se que nossa boca fala do que está cheio o nosso coração, e palavras grosseiras revelam nosso caráter pecador. 

Ao elaborar essa palavra para casai evangélico, tente dar um exemplo pessoal de quando foi ríspido com seu cônjuge, ou vice versa. Deixando claro que depois houve perdão e reconciliação. 

Agressões verbais 

Aqui estamos tratando de um assunto delicado, pois a agressão verbal não deve ocorrer em nenhum sentido, tanto da mulher contra o homem, como, principalmente, do homem contra mulher. As agressões ocorrem quando uma contenda chega ao seu nível mais alto, até que uma pessoa não consegue se controlar e começa a xingar e ofender a outra. 

Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, Efésios 4:26 

A ira precisa ser controlada, não podemos falar o que pensamos no calor de uma contenda. O casal cristão precisa saber o momento certo de se calar, para evitar que a confusão piore, para que os ânimos se acalmem. O desrespeito não pode ter espaço algum no casamento. 

Em sua palavra para casal evangélico, você pode citar alguns exemplos de como agredimos verbalmente alguém, pois não são apenas xingamentos, mas chamando de burra, feia, ignorante, relaxado e assim por diante. 

Essas são apenas quatro exemplos de atitudes que não podemos tolerar em nosso relacionamento conjugal.  

Para complementar sua palavra para casal evangélico, recomendamos que leia também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Palavra para casal evangélico – Não cometa esses erros no seu relacionamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *