fbpx

Estudo bíblico para casais – 6 segredos que ninguém te contou

Estudo bíblico para casais – 6 segredos que ninguém te contou

Este estudo bíblico para casais aborda seis pontos importantes que todo casal deveria saber até mesmo antes de casar. Se você é líder de casais de sua igreja, pense em levar este estudo até mesmo para outros ministérios como o de jovens ou adolescentes, pois serve de preparação para aqueles que querem casar um dia. Aqui falamos de alguns pontos que fazem parte da rotina do casal, mas que ninguém explica, pais, sogros, internet e nem a própria igreja. Analisando e compreendendo estes seis pontos, fica mais fácil de manter a unidade do casal. Esperamos que este estudo sirva para você refletir no seu relacionamento e que possa compartilhar com a equipe de casais de sua igreja. 

Se você está casado há alguns anos deve ter percebido que passou por situações que ninguém te preparou, como por exemplo, focar os aspectos positivos, ou que haverá um tempo de transição de vida de solteiro para casado. Neste estudo vamos levantar seis pontos importantes que o casal precisa conhecer para administrar bem o casamento. Para quem é recém casado, este texto pode servir de preparo para os próximos anos de vida. Para quem já é casado há anos, este texto vai nos fazer refletir em como podemos melhorar nossa rotina para que o relacionamento não fique desgastado. São práticas simples, que exigem autoconhecimento e sinceridade para mudar nossa própria forma de agir. 

1- É preciso um tempo de transição 

Vamos começar este estudo bíblico para casal falando do tempo de transição. Quando saímos de uma vida de solteiro para casado, as coisas mudam bastante. As coisas não se ajustam automaticamente. Não importa se morávamos com os pais ou sozinhos. A rotina de casado é bem diferente. Pequenas diferenças na forma de pensar e fazer as coisas podem gerar algum atrito. Além disso, não importa o quanto conhecemos uma pessoa quando somos noivos. Só quando casamos é que a conhecemos de verdade, no dia a dia. Quando você se casa, aí sim você vai ver como a outra pessoa se comporta quando se irrita, quando precisa concertar alguma coisa em casa, quando o dinheiro “está curto”, o que o cônjuge pensa sobre financiar um carro ou uma casa. Enfim, quando casamos precisamos definir muitas coisas que não eram necessárias fazer em dupla antes.  

A Bíblia nos ensina que não se põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo fermenta e se o odre (um tipo de embalagem de couro) for velho, se rompe. Quando casamos, precisamos mudar também nossa mentalidade. Precisamos renovar nossa mente e entender que agora moramos com alguém que devemos demonstrar respeito e apreço. 

Jogar futebol todo domingo, querer sair todo final de semana, receber visita com frequência, não gostar de cozinhar, não gostar de limpar a casa, jogar vídeo game e outras coisas do tipo precisam ser revistos após o casamento. Ambos precisam conversar sobre esses pequenos hábitos para se ajustarem, e precisam abrir mão de algumas preferências em prol do casamento. 

2- Manter individualidade 

O segundo ponto deste estudo bíblico para casal está relacionado diretamente com o primeiro. Apesar de ser fundamental mudar nossa rotina em favor do casamento, precisamos estar dispostos a respeitar a individualidade do outro. Não é porque eu gosto de lavar roupa de manhã que meu cônjuge precisa fazer isso também, por exemplo. A forma de passar roupa, de guardar sua própria roupa, as preferências por comida ou como cozinhar, por exemplo, podem ser respeitadas. Por isso, é muito importante o diálogo entre os casais. Para que ambos se conheçam, conheça as preferências do outro, justamente, para fazerem os ajustes, mencionado no item anterior. Muitos casamentos entram em crise porque um quer anular a personalidade do outro. O casal precisa saber o que deixa o parceiro magoado ou entristecido e o que o deixa feliz para que possam ter sua rotina de forma a agradar um ao outro, respeitando a individualidade. 

3- Foque no positivo 

Com o passar do tempo, começamos a enxergar apenas os aspectos negativos e os pontos de divergência em nosso parceiro, e isso vai desgastando o relacionamento, criando atritos e gerando indiferença com o passar do tempo. O casal precisa se respeitar. É preciso que ambos se admirem. Marido e mulher precisam focar o que é agradável e admirável na outra pessoa e precisam falar sobre isso. Se o marido gosta como a mulher se empenha nas tarefas domésticas, precisa sempre elogiar esta iniciativa. Se a esposa admira como o marido a ajuda em casa, precisa sempre destacar isso e elogiá-lo por isso. Mais do que troca de carinhos, essa declaração faz bem para a própria pessoa que faz o elogio. 

Provérbios 27:15 diz que a mulher rixosa é como uma goteira, perturbadora. O casal precisa evitar as rixas e manter o hábito de elogios e favores. 

Se você é um líder de casal que vai levar esta palavra para sua igreja, você pode mencionar um exemplo pessoal de coisas que você admira em sua esposa, ou seu marido. 

4- Seus pensamentos não podem ser lidos 

Pode parecer óbvio, mas muitas questões em casal não são resolvidas porque o diálogo cessa. Quando estamos chateados, ou magoados, a tendência é não querer conversar, mas isso não repara o problema. Se você é casado há anos sabe que toda vez que o diálogo cessou, o problema não acabou. Por mais óbvio que possa parecer, você precisa deixar claro o que você não gostou, o que desaprova, o que te chateia. Mas cuidado! Você precisa saber explicar os motivos. Só dizer que você está chateado raramente resolve o problema, você precisa se abrir dizer como você se sente, expor seus sentimentos e emoções, explicar que tal atitude te faz sentir-se desrespeitado, ou que você se sente como se sua casa não fosse sua. Depois, vocês precisam chegar a um acordo, a outra pessoa também vai dar os motivos dela e você precisam concluir a situação com um acordo para que o problema não volte a se repetir. 

5- Haverá conflitos 

Certamente alguns conflitos ocorrerão no seu casamento. Claro que não queremos que isso aconteça com ninguém, e nem conosco mesmo, não é verdade? Mas pode ter certeza que os conflitos vão aparecer, e podem ser grandes ou pequenos. Quando casamos achamos que nunca mais haverá conflitos em casa, que seremos respeitosos, humildes e sempre teremos bom senso, mas no dia a dia as coisas mudam um pouco. O problema não é que os conflitos surjam, mas como lidar com isso. Se nos prepararmos para o casamento sabendo que alguns conflitos vão surgir, podemos nos planejarmos para saber como resolver os problemas. Se o casal entender que os conflitos vão mesmo acontecer, ele pode já estudar como poderá resolver cada situação. Por isso, a conversa e a vontade de abençoar a outra vida são tão importantes. 

6- Casamento é uma bênção 

Por fim, não tem como deixar de falar neste estudo bíblico para casal da bênção que o casamento é para todos. Mais do que uma oportunidade para vivermos o resto de nossas vidas com alguém que amamos e admiramos, o casamento nos faz amadurecer como pessoas. Traçamos novas metas, criamos novos planos, nossa responsabilidade em lutar pela nossa família aumenta. Certamente, o plano de Deus para o casamento é que todos possam usufruir da oportunidade de sentir-se amado e, principalmente, amar alguém. O casamento é a melhor oportunidade para praticarmos o amor ao próximo diariamente, abrindo mão de muitas vontades nossas e tendo prazer em servir alguém. 

Esperamos que estudo bíblico para casal possa ajudar você e sua igreja a restaurarem casamentos e fortalecer aqueles que já possuem um relacionamento abençoado. 

Em nosso site temos dezenas de estudos bíblicos para casais com diversos temas, como finanças, crise e sexualidade. Eis alguns exemplos de textos que você vai gostar. 

 
Compartilhe

3 comentários sobre “Estudo bíblico para casais – 6 segredos que ninguém te contou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *