fbpx

Como ser cheio do Espírito Santo

Como ser cheio do Espírito Santo

Conforme caminhamos na fé cristã, queremos novas experiências e viver em uma nova atmosfera. Queremos saber como ser cheio do Espírito Santo. Paulo, ao escrever aos efésios, nos dá a dica de não nos enchermos de vinho, mas do Espírito, mas como podemos fazer isso? Caminhando por outras cartas de Paulo e pelas palavras de Jesus, podemos juntar as peças deste quebra-cabeças, que não tem nada de misterioso. É simples e intuitivo. Nesta reflexão sobre como ser cheio do Espírito Santo, vamos ver como dar pequenos passos em direção a uma vida transformada e transformadora. Aliás, basta seguir lendo o texto de Efésio, que temos algumas dicas valiosas. 

Para começar, vamos tomar como base o seguinte texto.  

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Efésios 5:18,19. 

Em primeiro lugar, devemos revelar que, de acordo com estudiosos, o vinho da época de Paulo era mais fraco que o de hoje, o que significa que para ficar bêbado, a pessoa precisava beber bastante. Transformando isso para o termo “enchei-vos do Espírito”, nos leva a entender que não basta “poucas doses” de busca por sua presença para sermos cheios dele, pelo contrário, precisamos fazer uma busca constante. 

O que o vinho representa 

Além de sua interpretação ao pé da letra, literal, podemos ler esta passagem trocando o vinho por muitas outras palavras. A comparação de Paulo nos alerta para que o homem não seja movido por busca pelo prazer e alegria própria. Muitos estudiosos indicam que o vinho, na Bíblia, sempre traz esta relação com alegria e festa. Podemos entender que Paulo está nos dizendo que não devemos nos encher daquilo que satisfaz apenas nossa carne, mas do que alimenta o Espírito. Pensando desta forma, podemos fazer uma brincadeira interessante, que vai nos ajudar a entender como ser cheio do Espírito Santo; vamos trocar a palavra “vinho” por outras como novela, filmes, seriados, vídeo games, futebol e outras formas de lazer que tanto gostamos. 

Calma! Não estou dizendo você não possa ter seu momento de lazer, ou que não possa fazer nenhuma dessas coisas porque “são pecados”. Nada disso! Quero mostrar que se queremos ser cheios da presença de Deus, precisamos nos esvaziar de muitas coisas, devemos saber administrar nosso tempo e priorizar o que desejamos. Se queremos mesmo ser cheios do Espírito, precisamos dedicar tempo a isso; e para dedicar tempo a isso, temos que “retirar tempo” de outras coisas, afinal, o tempo é o mesmo, não podemos acrescenta-lo em nossa rotina. 

Pense quanto tempo, em sua semana, você gasta em cada coisa, filmes, jogos, esportes, lazer. Depois, tente se reorganizar, afim de separar mais tempo para buscar o Senhor, através da leitura da Palavra, igreja, oração e outras atividades deste tipo. 

Louvor e amor 

Lendo a sequência de Efésios, temos duas dicas importantes de como ser cheio do Espírito Santo. 

Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Efésios 5:19. 

Paulo nos diz que devemos adorar e louvar ao Senhor. Quando fazemos isso, fechamos as portas para as reclamações, injúrias e outros sentimentos desagradáveis. Devemos louvar a Deus o tempo todo, não apenas quando tudo vai bem, mas o tempo todo. Por isso, Paulo, quando ensina como ser cheio do Espírito Santo, ensina que devemos cantar salmos e hinos ao Senhor o tempo todo. Portanto, para começar a se encher da presença de Deus, tenha um coração grato e louve mais a Deus pela sua vida. Evite murmurações, comparações com outras vidas, insatisfação e murmuração. 

No versículo 20, Paulo fala de servir uns aos outros. 

Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Efésios 5:20. 

A partir deste versículo, Paulo escreve sobre casamento, explicando que as mulheres devem servir ao marido, e os maridos devem servir suas esposas. Paulo conclui seu raciocínio sobre ser cheio do Espírito explicando que devemos servir aos irmãos, ou seja, amar o próximo, como Jesus nos ensinou. Quando somos gratos a Deus pela nossa vida, abrimos o coração para servir aos outros. Quando estamos insatisfeitos, não temos vontade de servir aos outros, queremos ser servidos apenas. Por isso, uma coisa leva a outra, para ter vontade e iniciativa de servir ao próximo, você precisa te rum coração grato. Por isso, para ser cheio do Espírito, você precisa, primeiro, ter um coração grato a Deus, segundo agir em favor dos outros, amando o próximo. 

Repare que Paulo compara o fato de ser cheio do Espírito com o vinho, algo de beber, da mesma forma que Jesus ensinou. 

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. João 7:37-39. 

Jesus ensinou que quando nos enchermos dele, ou seja, buscamos sua pessoa constantemente, através de louvores, oração e leitura da Palavra, Ele nos encheria com o Espírito Santo. 

Como beber do Espírito 

Ao escrever aos Colossenses, Paulo também fala de mantermos nossa mente nas coisas do alto, e não nas terrenas. Ele nos dá mais uma preciosa informação sobre como ser cheio do Espírito Santo. 

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Colossenses 3:1,2 

Repare, que as observações são simples, mas que, muitas vezes, caem no esquecimento. Nossa vida corrida e nossos compromissos, muitas vezes nos impedem de buscarmos a Deus como gostaríamos. Por isso, é muito importante saber organizar nosso tempo, fazer um planejamento correto de nossas ações, para que possamos, verdadeiramente, buscar a Deus com eficiência. 

Toda vez que pensar em como ser cheio do Espírito Santo, lembre-se de como os médicos nos orientam a beber água. Assim como precisamos de muita água durante o dia, “beba” muito de Cristo diariamente, com louvores, servindo ao próximo, amando, perdoando, orando. 

Em nosso site temos centenas de outros textos que você pode gostar. Eis alguns exemplos. 

Outros textos de destaque:

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *