fbpx

Exemplos de perseverança na Bíblia 

Exemplos de perseverança na Bíblia 

Você já ficou frustrado por não conseguir realizar alguns planos? Estes exemplos de perseverança na Bíblia vão te ajudar a encarar momentos de incerteza e tristeza. Muitas vezes, nos enganamos achando que, pelo fato de ser cristão, nunca teremos momentos de dor e de choro e quando estes momentos chegam, questionamos nossa fé e não conseguimos encarar os problemas. A frustração é um problema que faz muitos cristãos abandonarem a fé e até se tornarem ateus. Tudo começa porque não nos preparamos para enfrentar situações contrárias aos nossos planejamentos e aos nossos sonhos. Nestes momentos precisamos entender que a vontade de Deus é sempre o melhor, mesmo que não possamos compreender os porquês. 

Talvez, você já tenha passado pela seguinte situação. Você se planejou muito para um objetivo. Orou, se preparou, conseguiu iniciar os primeiros passos de seu sonho, mas, de repente, tudo acaba. Podemos citar exemplos como um negócio que não prosperou, um desemprego em momento inesperado e até a perda de um ente querido, como um filho. Oramos, consagramos tudo isso a Deus e recebemos palavras de ânimo e alegria. De repente, parece que tudo vai por água abaixo e não sabemos como lidar com a situação. Neste texto vamos ver com algumas situações, apesar de serem frustrantes, ainda assim, não saíram do controle do Senhor. 

A pregação em Nazaré 

Quando lemos sobre a pregação de Jesus em Nazaré, Mateus 13 versículo 53 em diante, lemos que em sua própria terra, Ele não fez muitos milagres, por causa da incredulidade daquelas pessoas. Certamente, os discípulos criaram muitas expectativas sobre o que poderia acontecer. No final de Mateus 13, é relatado que Jesus não fez muitos milagres naquele lugar devido à falta de fé daquelas pessoas. 

Por isso ficaram desiludidos com ele. Mas Jesus disse: Um profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra e na sua casa. Jesus não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé. Mateus 13:57 e 58 

Não seria muito melhor, pensando com a nossa lógica, se Jesus tivesse feito muitos milagres ali. Mas não foi o que aconteceu. Teoricamente, os milagres, para ajudar as pessoas, não têm por que não acontecerem. Jesus, certamente, gostaria de fazer muitos milagres; os discípulos gostariam de ver muitos milagres, mas algo impediu seus planos, a incredulidade do povo. Não queremos realizar um estudo teológico aqui sobre os milagres não realizados, mas como deve ter sido frustrante para os discípulos não verem milagres. Eles estavam, relativamente, a pouco tempo com Jesus e deveriam estar sedentos por novos sinais e maravilhas, mas aquele dia foi frustrante. Apesar disso, continuaram seguindo Jesus. 

A pregação de Jesus em Nazaré é um exemplo de perseverança na Bíblia porque nos mostra os seguidores de Jesus em um dia de poucos milagres. Deve ter sido frustrante. Quando caminhamos com Cristo, queremos ver milagres todos os dias, queremos ver sinais grandiosos e testemunhar acontecimentos sobrenaturais. Quando isso acontece ficamos frustrados. 

Aqueles discípulos poderiam ter desistido, eles poderiam achar que Jesus era um “embuste”, mas continuaram seguindo-o adiante. Se você se frustrar, não deixe que uma história de frustração tire sua esperança por outras histórias vitoriosas. Se, naquele dia em Nazaré, algum discípulo tivesse desistido de seguir Jesus, não teria visto e vivido tantos outros milagres. 

Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. Salmos 42:11 

Quando estiver abatido e sem esperança, lembre-se de manter sua esperança em dias futuros e que, lá na frente, sua fé vai ser recompensada com outros momentos incríveis. 

Expectativas sobre o messias 

Por falar sobre a frustração em torno de Jesus, podemos citar inúmeras expectativas que os judeus tinham, e até hoje têm, sobre a vinda do messias. Ele deveria reinar em Israel para sempre, a paz na Terra deveria reinar para sempre e assim por diante. Aparentemente, nenhuma dessas profecias foi cumprida por Jesus, frustrando até mesmo alguns de seus seguidores naquela época. 

Em Atos 1:6 lemos que os próprios discípulos de Jesus o questionaram sobre a vinda do reino de Deus sobre Israel. A resposta de Jesus deve ter sido frustrante para eles.  

Imagine a frustração dos seguidores de Cristo ao verem naquela cruz. Vale lembrar que apesar dos inúmeros avisos, os próprios seguidores de Cristo não haviam compreendido sobre a ressurreição, por isso, a morte de Jesus não foi vista como momentânea. Ninguém pensou “calma, ele vai ressuscitar”. Todos ficaram decepcionados com o fim de Jesus na cruz, contrariando todas as expectativas de seus discípulos. 

Muitas vezes, queremos um final grandioso para nossos planos e sonhos. Quando isso não acontece ficamos frustrados. Por isso, a morte de Jesus na cruz serve de constante lembrete de perseverança na Bíblia. 

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. Filipenses 4:6 a 8 

Neste trecho aprendemos a manter nosso coração e nossa mente no que trás esperança, em especial, na vida eterna. Se nossas expectativas são frustradas nesta vida, devemos manter nossa esperança no que é eterno. Esse versículo é um exemplo de perseverança na Bíblia. 

Ezequiel 

Outro exemplo interessante de perseverança na Bíblia é o do profeta Ezequiel que foi chamado para pregar a palavra de Deus, sem esperar grande retorno de seu povo. Ao ser chamado para pregar o arrependimento em Israel, ele já foi alertado a não se preocupar com os resultados. 

E, quer aquela nação rebelde ouça, quer deixe de ouvir, saberá que um profeta esteve no meio dela. Ezequiel 2:5 

Portanto, não deixes as frustrações tirarem sua fé. Lembre-se que Deus não nos permite nenhuma provação que não possamos suportar. 

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 1 Coríntios 10:13 

Quando achar que seu problema é maior que tudo na vida, e que ninguém pode te ajudar, lembre-se deste princípio e tenha forças para encarar os desafios e recomeçar. Isso não significa que você não possa ficar triste, desanimado, ou de luto, mas busque ânimo e forças para superar, a cada dia, sua dor, seu sofrimento. Ore, busque em Deus forças, pois se depender de nossas próprias forças, não conseguimos superar muitos obstáculos. Saiba reconhecer sua fraqueza e tenha um plano a médio e longo prazo para superar sua dor. Não deixe que resultados negativos tirem a sua fé. 

Se você quer citar outros exemplos de perseverança na Bíblia, deixe um comentário para que outros leitores possam ser edificados. 

Para complementar este estudo sobre perseverança na Bíblia, temos outros textos que podem te ajudar. Por exemplo: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Exemplos de perseverança na Bíblia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *