fbpx

Como ser um bom líder de jovens cristãos em 5 passos 

Como ser um bom líder de jovens cristãos em 5 passos 

Criamos uma lista de cinco passos para ajudar você que está se empenhando em saber como ser um bom líder de jovens. Se você está à frente de uma equipe de jovens ou adolescentes de uma igreja e não sabe como iniciar esta obra, elaboramos este texto que vai te ajudar a iniciar e desenvolver o trabalho com esta turma. Em muitas igrejas, a liderança é colocada sem um preparo prévio. Por mais que se coloque pessoas com experiência na igreja, algumas vezes a inexperiência de lidar com jovens acabam criando algumas decepções quando os obstáculos surgem. Com um pouco de leitura e dedicação todo cristão pode ser capacitado a lidar com o desafio de liderar os jovens. 

1- Planejar 

O primeiro item de nossa lista é o planejamento. Não tem como ser um bom líder de jovens sem planejamento. Assim que você tomar a liderança do grupo, precisa sentar e saber alguns detalhes como o período que você terá para trabalhar, quando será iniciado o trabalho e até quando ele deve acontecer. Em geral, os líderes são nomeados para, pelo menos, um ano de serviço. Se este for o seu caso, você tem uma boa margem para se planejar. 

A primeira coisa a fazer é pegar um calendário e se preparar para as datas especiais. Pense em quais datas você pretende fazer um trabalho especial com os jovens. Pode ser uma reunião diferente, uma apresentação, uma excursão ou um retiro. Converse com o pastor de sua igreja e veja quais eventos os jovens terão que se apresentar. Em geral, os jovens costumam fazer apresentações no Natal, aniversário da igreja, às vezes, Dia dos Pais e Dia das mães, além de datas internas como aniversário do pastor. Além disso, algumas datas, como carnaval, e outros feriados prolongados, são boas para uma programação diferenciada. Só tente não exagerar. Se todo mês houver um evento especial, você não fará outra coisa o ano todo, o que pode prejudicar os estudos bíblicos. 

Separe alguns dias, pelo menos uma semana, para estudar o calendário que você terá pela frente. Se puder fazer isso por um mês, mais ou menos, melhor ainda. Se for fazer retiro, pense em uma data que os estudantes possam participar sem precisarem faltar na escola ou universidade. Com um calendário definido, você terá uma visão clara de como poderá desenvolver suas reuniões e estudos. 

2- Estudar 

Dentro de uma igreja, é evidente que o líder precisa estudar e conhecer a Bíblia. Mais que isso, é muito importante o líder conhecer a história da própria igreja e sua linha teológica e comportamental. O líder precisa saber explicar porque em uma igreja permite cortar o cabelo e outra não, porque em uma igreja pode usar saia e em outras não, e assim por diante. Precisa saber explicar no que a igreja acredita, como plano da salvação, trindade etc. Mais que conhecimento bíblico, o bom líder precisa ter uma aproximação de sua igreja. No entanto, tome cuidado para não ser ofensivo, ou agressivo, com outras igrejas e outras denominações. Nunca coloque igreja contra igreja. Novos convertidos podem tomar isso como uma “brecha” para serem críticos a outras denominações. 

Se puder, leia ao menos um livro cristão sobre, ou para, jovens, antes de iniciar os trabalhos. Depois, tente se organizar para ler um novo livro a cada três ou quatro meses. Busque por assuntos que edifiquem você também. Um exemplo, você pode ler, primeiro, um livro sobre os jovens, depois um livro para crescimento espiritual, depois, mais um livro sobre jovens e depois um livro sobre devocionais, por exemplo. A leitura constante de livros, além da Bíblia, vai te proporcional um rico material, com conteúdo e conhecimento, para trabalhar com os jovens. 

3- Comunicar 

Outro ponto importante na liderança é saber se comunicar com os jovens. Alguns líderes, na tentativa de “se aproximar” dos jovens acabam forçando uma linguagem e uma postura “jovial” que só atrapalha. Seja natural. Com o tempo você vai ter seu próprio jeito de ensinar, pregar e liderar. Alguns líderes são mais “engraçados”, outros são mais “responsáveis”, outros são mais simpáticos. Não tente imitar ninguém. Seja você. Claro que você pode estudar, ver pregações e palestrar de outros pregadores e de outros líderes, para se inspirar e elaborar seus sermões para jovens, mas não seja uma cópia de alguém. Saber se comunicar é saber ser você mesmo e saber ser claro em suas palavras. Algumas pessoas, ao tentarem descobrir como ser um bom líder de jovens, cometem o erro de forçarem um “personagem” que não são. 

Nas primeiras reuniões, talvez, você fique um pouco sem jeito, mas não se preocupe. Lembre-se que os jovens não sabem o quão nervoso, ou inseguro, você está. Talvez, ao final das primeiras reuniões você não se sinta “satisfeito”. Vai ficar pensando nas coisas que esqueceu de falar, ou nas vezes que “se perdeu”, mas muitas vezes, essa sensação é só nossa. Os jovens não sabem o que você esqueceu. Para eles, você disse tudo o que queria, portanto não se cobre muito nos primeiros dias. Apenas mantenha o foco em se expressar. 

A cada reunião faça um esboço com os principais tópicos e versículos. Evite ficar lendo, mas tenha um guia para saber quais tópicos deseja abordar e quais os pontos que você acha que não pode passar batido. 

4- Agregar 

Ao se empenhar em saber como ser um bom líder de jovens, pense em agregar, ou seja, não seja centralizador. Se for preciso, peça que mais alguém te ajude. Além disso, os próprios jovens e adolescentes podem ser muito úteis em seu planejamento. Ao definir a programação e as apresentações, deixe que o grupo participe das escolhas. A participação na organização das coisas faz que as pessoas se sintam participantes da equipe e não apenas espectadores. 

Se o seu grupo é de adolescentes, tente fazer ao menos uma reunião com seus pais e responsáveis no ano. Se apresente a eles, explique seu planejamento e mostre-se à disposição para ajudar os pais. O objetivo do encontro é elogiar os membros e não apontar falhas e críticas. Tente levantar um ponto positivo de cada adolescente. Assim, você e as famílias estarão trabalhando juntas. 

5- Influenciar 

Por fim, seja você uma influência positiva. Evite reclamar das coisas, de outras igrejas, do serviço, do governo. Seja calmo e pacificador. Seja sempre otimista e sorridente. Não seja julgador, mostrando seu desapreço por tatuagens piercings ou roupas. Você pode fazer estudos sobre comportamento, mas jamais “exija” que um indivíduo mude. Jamais coloque alguém em situação constrangedora. Se, por exemplo, entre os jovens há alguém com piercing, evite o assunto, não condene alguém que Cristo morreu para salvar. Quanto mais simpático e sorridente você for, mais os jovens vão se sentir acolhidos pelo grupo e vão querer voltar. 

Esperamos que estes cinco passos ajudem você, que quer entender como ser um bom líder de jovens cristãos, a criar uma equipe forte e saudável, na Palavra e na fé. 

Se você tem outras dicas ou dúvidas, deixe seu comentário. Em nosso site temos dezenas de estudos e dicas que podem te ajudar a saber como ser um bom líder. Se você gostou do texto, salve o site em seus favoritos e volte sempre. Eis alguns exemplos de outros textos que podem te ajudar. 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *