fbpx

Estudo sobre Joás – A queda de um promissor rei 

Estudo sobre Joás – A queda de um promissor rei 

Neste estudo sobre o rei Joás, vamos aprender que devemos preservar nosso potencial em Deus e não deixar que o tempo nos torne inimigos da Palavra. Este esboço de pregação é uma ótima opção para quem deseja montar um sermão, ou um estudo bíblico, sobre a importância de mantermos nossa fé, resistindo aos fatores externos e influências de outras pessoas. 

Se você é líder de jovens ou adolescentes cristãos, então, você pode explorar esse estudo sobre Joás para sua reunião de equipe. Para compreender melhor a vida do rei Joás, então, você deve ler 2 Crônicas 24 por inteiro. Espero que este estudo te ajude a elaborar um bom sermão. 

Nos dias atuais, os jovens sofrem muitas influências externas: redes sociais, amigos da escola, faculdade, trabalho, filmes e política, por exemplo. Com isso, a maioria dos jovens evangélicos abandonam a fé antes dos 30 anos, principalmente quando entram na faculdade.  

Além das influências de outras pessoas, outros motivos que levam os jovens cristãos a abandonarem a igreja, de acordo com pesquisa do instituto Barna, são: não enxergar a relevância da igreja na sociedade, não saber qual o fundamento da fé em sua vida prática ou convivência com líderes soberbos e sem conhecimento de assuntos distintos, entre outras razões. 

Portanto, frente a esse cenário, acredito que seja fundamental ensinarmos aos jovens como devemos manter nossa fé mesmo sendo tão negativamente influenciados. Para isso, a história do rei Joás é perfeita. Vamos conferir, portanto, alguns pontos importantes sobre a vida do rei Joás. 

O rei Joás não tinha posicionamento 

A história de Joás começa, na verdade, em 2 Crônicas 23, quando o sacerdote Joiada unge o menino que, aos sete anos, passou a governar sobre Israel. Tudo parecia bem. Joiada direcionou o rapaz, porém, a morte de Joiada foi um golpe na vida dos israelitas. 

E envelheceu Joiada e morreu farto de dias; era da idade de cento e trinta anos quando morreu. 2Crônicas 24:15 

Depois desse fato, o rei Joás se tornou irreconhecível. 

Porém, depois da morte de Joiada, vieram os príncipes de Judá e prostraram-se perante o rei; e o rei os ouviu. E deixaram a Casa do Senhor , Deus de seus pais, e serviram às imagens do bosque e aos ídolos; então, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém por causa desta sua culpa. 2 Crônicas 24:17-18 

O primeiro erro de Joás foi não se posicionar. Enquanto Joiada era vivo ele seguia suas ordens, mas depois da morte do sacerdote, passou a agir conforme instruções de outras pessoas. Seria um tipo de “Maria vai com as outras”. Até sua morte o rei foi inconsequente. O que nos leva a perguntar: 

  • Ele era mal e só se comportou corretamente por causa de Joiada? 
  • Ou ele era bom, mas não soube confrontar os príncipes de Judá? 

Qualquer que seja a opção, ele não foi nem quente nem frio, como diz em Apocalipse. Ele foi morno. Metade da vida viveu obediente à Palavra e a outra metade viveu em pecado deliberadamente. 

Você precisa tomar uma decisão. Sua fé é quente ou morna? Saiba que se for morna, você só está perdendo seu tempo na igreja. Se você quer experiências pessoais com Deus, você precisa de uma fé quente. 

Para manter a fé quente, você precisa ter experiências com Deus. Isso vem através da leitura da Bíblia, rotina de oração e participação dos ministérios da igreja. 

Fique alerta aos sinais 

Outro ponto importante neste estudo sobre Joás é que devemos ficar alerta ao nosso próprio declínio. Ninguém cai em pecado “do nada”. Ninguém se desvia da igreja de um dia para o outro. Podemos ler, na história de Joás, que ele ignorou os avisos de Deus. 

Porém enviou profetas entre eles, para os fazer tornar ao Senhor, os quais protestaram contra eles; mas eles não deram ouvidos. 2Crônicas 24:19 

Em seguida, o filho de Joiada, Zacarias, alertou os príncipes e o próprio rei Joás, mas ninguém lhe ouviu. Eles continuaram agindo como bem queriam. 

Cuidado para não agir da mesma forma. Sem ouvir conselhos, sem querer que ninguém “se intrometa” em sua forma de pensar. Cuidado para não começar a tomar atitudes como: 

  • Acusar os outros “fariseus”; 
  • Criticar erros de sua igreja, para justificar conflitos que você está enfrentando; 
  • Relativizar ensinamentos dizendo coisas como: “naquela época era diferente”, “isso é cultural”, “a interpretação está errada”; 
  • Criticar pastores e líderes de “cabecinha”, “sem cultura” ou “ignorantes” 

Quando começamos a ficar na defensiva, justificando nossas atitudes, o sinal vermelho deve ser ligado. 

Muitas pessoas acham que terem suas opiniões imutáveis é sinal de maturidade, porém, você se torna maduro quando sabe que está em constante aprendizado. Nossa vida cristã é um constante aprendizado. 

Fique atento aos sinais de alerta para não cair no erro de Joás, que preferiu ignorar a advertência para seguir seus próprios desejos. 

Seja consistente com a Palavra 

Por fim, outro aspecto importante em nosso estudo sobre Joás é que o melhor remédio para não cair no erro do rei Joás é ter a Palavra como nosso guia. Hoje em dia, com tantos sites e blogs, preferimos buscar na internet por interpretações que nos agrade do que seguir as instruções de nosso pastor.  

Porém, o que devemos fazer é pegar uma Bíblia e estudar com o intuito de ser transformados pela Palavra e não para encontrar argumentos que justifique nossas falhas. 

O rei Joás decidiu apagar qualquer tipo de lembrança que tinha de Joiada, o sacerdote que o ungiu rei e lhe direcionou quando ele ainda era uma criança. 

Assim, o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera; porém matou-lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O Senhor o verá e o requererá. 2Crônicas 24:22 

O que era pecado no tempo de Jesus continua sendo pecado hoje: 

  • Homossexualidade 
  • Adultério 
  • Roubo 
  • Desobediência 

Não tente romantizar o pecado, “atualizar a Bíblia” ou politizar as Escrituras Sagradas. Mantenha o foco no ensinamento bíblico, sem viés ideológico, político ou filosófico. 

Para viver os planos de Deus, você precisa ser consistente com a Palavra. Ao fim de sua vida o rei Joás nem foi sepultado junto aos outros reis. Que isso sirva para você refletir que quando você se desvia da Bíblia, o seu fim não é junto aos outros escolhidos. 

Este estudo sobre Joás nos ensina que precisamos manter nossa fé segundo as Escrituras. Portanto, tome essas atitudes diariamente: 

  • Posicione-se contra o pecado 
  • Fique alerta aos sinais de perigo 
  • Seja consistente com a Bíblia 

Complemente seu estudo 

Se você é líder de casais, adquira o meu e-book Kindle com 40 esboços de pregações para jovens

Outro livro interessante é O absurdo da Incredulidade. Um excelente livro para você edificar sua fé com argumentos e lógica. 

O livro A Igreja também traz uma abordagem importante para fundamentar nossa fé.  

Todos esses livros estão incluídos no plano Kindle Ilimitado, da Amazon. Se você é assinante, pode lê-lo de graça. Se você ainda não é assinante, clique aqui para conhecer as vantagens. 

Confira outros estudos em nosso site, que podem te ajudar a complementar esse estudo sobre Joás: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *