fbpx

Prepara-se para ser um “influencer” espiritual. Sê forte e corajoso 

Prepara-se para ser um “influencer” espiritual. Sê forte e corajoso 

Neste estudo sobre Josué 1:9, vamos aprender que a ordem que Deus deu a Josué, “sê forte e corajoso”, foi fundamental para que ele conquistasse a terra prometida. Nós, atualmente, também precisamos ser fortes e corajosos para cumprir os planos de Deus. Acredito que este pode ser um bom estudo para jovens e adolescentes, para que permaneçam firmes na fé. 

Se você quer ler este texto e montar um esboço de pregação sobre Josué 1:9, que diz “sê forte e corajoso”, então, recomendo que você leia o capítulo por inteiro. 

Hoje em dia, muitos jovens querem ser “influencer”, um influenciador digital. Porém, não basta termos muitos seguidores, “likes” e engajamento. O jovem cristão precisa ser preparado para liderar positivamente a sociedade 

Sê forte e corajoso. Você substituirá um líder 

Muitas vezes, olhamos para os absurdos que acontecem na sociedade atual e achamos que não somos capazes de mudar essa realidade. Imoralidade, injustiça, corrupção e muitas outras heresias. Para mudar isso, você precisa ouvir bem Deus te dizendo “sê forte e corajoso”. 

Tudo isso, envolvendo setores que influenciam muito a vida das pessoas, como política, sistema judiciário, educação, ciência e entretenimento, por exemplo. Por isso, mais do que um influencer, precisamos que nossos jovens se engajem em trabalhar em áreas que possam agir ativamente na sociedade. 

Assim como as muralhas de Jericó pareciam invencíveis, parece impossível chegarmos ao patamar de sermos um grande político, juiz, cientista, ou produtores de filmes, por exemplo. Por isso, precisamos saber bem quais são os objetivos de Deus para nossa vida, para que possamos derrubar algumas muralhas e chegar a lugares onde possamos agir em favor do Reino de Deus. 

Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. Josué 1:9 

Lembre-se da ordem que Deus deu a Josué – sê forte e corajoso – e trace metas e objetivos para ser um cristão influente na sociedade, e não apenas um influencer digital. Para isso, precisamos focar dois detalhes da história de Josué. 

Não se desvie  

A primeira ordem que devemos ter em mente é que não devemos nos desviar da Palavra de Deus. 

Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Josué 1:7 

Um grande pastor, chamado Ravi Zacharias, certa vez visitou o Museu Bunyan (dedicado ao autor do livro O Peregrino) e ficou espantado com o fato de que a vendedora de bilhetes do museu nunca tinha lido o livro. 

Da mesma forma, muitas pessoas estão no louvor, nas portas da igreja, no ministério infantil e até pregando, sem nunca terem lido a Bíblia por completo e sem planos para fazer isso um dia. 

Isso mostra nossa fraqueza. Além da ordem – sê forte e corajoso – Deus disse a Josué para que ele não se desviasse da Palavra. Sem ler a Palavra, meditar nela, você fica mais vulnerável a se desviar dela. 

Para atingir o objetivo de Deus em sua vida, não se desvie da Palavra, nem antes de chegar à terra prometida e nem depois. 

Não aparte sua boca 

Outra ordem dada em Josué 1, além de – sê forte e corajoso – foi de falarmos sobre o que está nas Escrituras. 

Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Josué 1:8 

Muitas vezes, nos sentimos desconfortáveis para falar da Bíblia, achamos que não devemos falar da Bíblia na escola, no trabalho ou na política, mas a verdade é que, em tudo o que fizermos, precisamos ter a Bíblia como guia. Caso contrário, tudo se torna relativo. Por isso, a sociedade está tão confusa. Cada um tem sua verdade, seu padrão moral.  

Aprendemos, através de filmes, desenhos e seriados, que podemos trair se estamos infelizes no casamento, roubar quando estamos com fome, podemos acusar os outros de intolerantes quando não aceitam o meu comportamento ou que não tem nada de mais em uma criança pular carnaval ou participar de uma festa do Dia das Bruxas. 

Para lutar contra essas tendências, você precisa se posicionar. Muitas vezes, ao se posicionar contra a opinião pública vai gerar conflitos ou confrontos. Por isso, muitos cristãos preferem, simplesmente, calar-se ou aceitar algumas heresias. Puramente, para não entrarem em conflitos com ninguém. 

Exatamente, por isso, precisamos nos lembrar da ordem – sê forte e corajoso – para termos força e coragem para falar das verdades bíblicas, mesmo que sejam contrárias à opinião pública. 

Esteja no centro da vontade de Deus 

Portanto, para alcançar os objetivos de Deus para a sua vida, lembre-se de que, além de seguir a ordem – sê forte e corajoso – você precisa 

  • Não se desviar da Palavra 
  • Não parar de falar sobre as Escrituras 

Substituir Moisés não seria fácil. Quantos e quantos milagres Deus fez através de Moisés, não é verdade? Porém, por 40 anos, Moisés ficou no deserto e não entrou na terra prometida. Josué, em poucas semanas liderando o povo entrou na terra prometida. 

Isso me faz pensar que nem sempre ter uma vida cheia de milagres significa estar no centro da vontade de Deus. Ainda que você não veja muitos milagres em sua vida, permaneça no lugar que Deus quer que você esteja. Sê forte e corajoso. 

Aprofunde seu estudo 

Se você quer se aprofundar no tema – sê forte e corajoso – indico a leitura do livro Se tu forte e corajosa, voltado ao público feminino que deseja se inspirar na leitura de Provérbios 31 para se aperfeiçoarem como mulheres de Deus. 

Se você prefere um estudo mais teológico, pode ler o livro O cerco de Jericó, que traz um estudo bem elaborado dos capítulos 2 a 6 de Josué. 

Outro material bom para complementar seus estudos é a Bíblia de Estudo Integrada

Leia também nossos estudos voltados aos jovens e adolescentes: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *