fbpx

Jovens da Bíblia que fizeram grandes coisas 

Jovens da Bíblia que fizeram grandes coisas 

Neste estudo sobre alguns jovens da Bíblia, vamos ver como decisões ousadas podem acarretar em grandes bênçãos, não apenas pessoal, mas para muitas pessoas. Este texto pode ser vir de esboço para uma pregação para jovens, para famílias ou até mesmo um culto comum, pois a atitude destes jovens serve de exemplo para todas as gerações. Com o passar do tempo, muitas vezes o cristão esfria sua fé e deixa de crer em medidas corajosas. Quando somos mais jovens, na idade e na fé, temos um pouco mais de ousadia em sua fé genuína. Talvez, o que falte para que muitos de nós voltemos ao primeiro amor pelo nosso Senhor é a coragem e a sabedoria destes jovens. 

Neste texto separamos a vida de três jovens da Bíblia para você estudar e fazer alguns esboços de pregações, estudos e palestras. Esperamos que este levantamento ajude você a realizar um bom trabalho com os jovens de sua igreja e também que o próprio leitor se identifique com esses jovens da Bíblia em aspectos que podemos praticar em nossa rotina. 

Davi 

Possivelmente, quando falamos em jovens da Bíblia, o rei Davi é a primeira pessoa de quem nos lembremos. O que ele passou em sua mocidade serve de exemplo para nós em muitos aspectos de nossa vida. 

Coroado rei aos 33 anos, Davi foi ungido pelo sacerdote Samuel muito antes dessa idade. Seu compromisso com Deus o levou a um lugar de destaque. Mais do que ser coroado rei, Davi recebeu a honra de ser um predecessor da linhagem do Messias. Vale ressaltar que muitas vezes Jesus era chamado de Filho de Davi, como referência ao seu lado messiânico. Alguns estudiosos indicam que Davi tinha cerca de 17 anos quando derrotou Golias. 

Quando falamos de Davi, logo nos lembramos de sua batalha contra Golias. No entanto, não devemos nos esquecer que ele já estava sendo treinado para grandes batalhas muito antes deste duelo. Ele já havia enfrentado ursos e leões. Apesar do anonimato, até então, Davi fazia sua tarefa com empenho. Quando precisou usar suas habilidades desconhecidas, foi hábil. 

Muitas vezes, queremos um reconhecimento imediato. Queremos “uma oportunidade” para cantar no louvor, pregar e fazer outras tarefas na igreja ou no trabalho, mas não temos a paciência de esperar. Davi esperou pelo seu tempo e não tentou “ajudar Deus”, agilizando o processo, como fez Abraão. Quando teve a oportunidade de matar Saul, preferiu poupar a vida de quem lhe perseguia. Você é humilde suficiente para fazer bem suas tarefas, com empenho, mesmo que ninguém te reconheça? Jesus nos ensinou a, acima de tudo, ter alegria em sermos salvos e não nas coisas que fazemos. 

Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus. Lucas 10:20 

Para o jovem, vale a lição de nos empenhar em fazer bem nossa tarefa, nos aprofundarmos em nossos estudos e profissão. Não importa se seremos reconhecidos imediatamente ou não. Quando uma porta for aberta, precisamos estar preparados. Talvez, se Davi já começasse a reinar desde cedo, seu coração se corrompesse com mais facilidade. Não sabemos, assim você também não sabe se o reconhecimento pode te corromper. 

Se você pretende fazer um esboço de pregação sobre a vida de Davi, recomendamos que leia os seguintes trechos bíblicos. 

  • 1 Samuel capítulos 16 a 21. Época que Davi foi ungido até período que precisou se esconder de Saul. 
  • 2 Samuel 1 a 10 – Reinado de Davi. 
  • 2 Samuel 11 e 12 – O pecado de Davi 

Com Davi aprendemos: 

  • Como lidar com inveja e perseguição de outras pessoas 
  • Ser amigo fiel, como ele foi de Jônatas 
  • Ser misericordiosos, como Davi foi com Mefibosete 
  • Não podemos esconder nossos pecados 

Para fazer um estudo completo sobre a vida de Davi, os jovens podem refletir sobre os seguintes aspectos da vida de Davi. 

  • Quais as qualidades e talentos de Davi que você admira? 
  • Quais lições Davi aprendeu, que te inspiram? 
  • Por que Davi não construiu o templo a Deus, que tanto queria? 

Jovem com seu lanche 

Uma das importantes referências de jovens da Bíblia está no Novo Testamento. Em João 6 lemos sobre um dos milagres mais conhecidos de Jesus, a multiplicação de pães e peixes, alimentando uma multidão de 5 mil pessoas. Um fato curioso é que Jesus já sabia o que fazer. 

Fez essa pergunta apenas para pô-lo à prova, pois já tinha em mente o que ia fazer. João 6:6 

Provavelmente, os discípulos saíram perguntando quem tinha algo para comer. Imagine aquele jovem naquela situação. Ele guardando seu lanche pessoal, para comer logo mais, e alguém passa pedindo comida. O jovem poderia ter se omitido, mentido ou corrido. Lemos que todos estavam com fome, logo imaginamos o próprio jovem também já devia estar planejando comer seu lanche em breve. Enquanto Jesus ainda falava com Filipe, eis eu André surge com este jovem. 

Com muita boa vontade, o jovem apenas entregou o que tinha para Jesus. O que aconteceu depois disso todos nós sabemos. Aqueles cinco pães e dois peixinhos alimentaram a multidão. 

Com este jovem anônimo aprendemos. 

  • Estar disposto a ser usado por Deus 
  • Saber compartilhar 
  • Confiar em Deus 
  • Não ser egoísta 

Ao ler o trecho completo sobre este jovem da bíblia, medite sobre as seguintes perguntas. 

  • Por que será que o jovem se dispôs a compartilhar o que tinha? 
  • Como podemos levar para Cristo, hoje, o que temos? 
  • Muitas vezes achamos pouco o que temos, mas isso é o suficiente para Deus nos usar. O que você acha que tem pouco, mas que pode ser compartilhado? Fé, bom ânimo, recursos? 

José 

Um dos jovens da Bíblia que muito nos inspira é José. Tudo o que passou com seus irmãos, o que suportou e a reviravolta em sua vida nos servem de inspiração. Vendido com escravo, pelos próprios irmãos, aos 17 anos, José permaneceu nesta condição por 13 anos. Ainda jovem, aos 30 anos iniciou seu trabalho como governador no Egito. 

Vítima da inveja de seus irmãos, podemos tirar grandes lições da vida de José. Uma das lições é a de lidar com os problemas dentro de nossa própria casa. Muitos jovens, quando decidem iniciar uma vida cristã, sendo o único em sua família, passam a enfrentar problemas semelhantes em seu próprio lar. Irmãos, e até pais, tiram sarro, provocam e criticam a nova vida. Tiram sarro da bíblia, não querem que o jovem “dê dinheiro par ao pastor”, ficam provocando com brincadeiras de cunho sexual e assim por diante. José nos ensina a manter nossa postura calma e não tratar com a mesma agressividade as provocações que sofremos, na família, nos estudos ou no trabalho. 

Lendo sobre José podemos ver que ele manteve sua postura fiel, quando foi tentado pela esposa de Potifar. Estudiosos sugerem que a mulher talvez não tivesse boa fama, pois a acusação que José recebeu, normalmente, era tratada com a pena de morte. Independente disso, vemos que José tomou uma atitude séria e comprometida, justamente numa área que os jovens são tão atacados, a área sexual. Hoje em dia, com internet, seriados, filmes e até jogos tão repletos de sensualidade, o assunto é relevante para a vida do jovem cristão. Não bastar ensinar o que é pecado ou não, o que pode ou não pode. O jovem cristão precisa de estímulos para lutar contra a sensualidade. Quando falamos sobre o jovens da bíblia, José nos traz esta rica experiência de fugir da tentação de forma tão ousada e decidida. 

José fugiu, mesmo sendo acusado pelo que não fez. Devemos fugir do pecado de forma convicta, mas muitos jovens sentem vergonha de dizer aos seus amigos da escola, faculdade ou trabalho, que não veem pornografia, que não querem sair pra beber, que não querem ficar olhando para as mulheres que passam. Por isso, é importante saber que precisamos ser convictos de nossa fé, para entender que é melhor ficar sem amigos, do que estar rodeados de pessoas que querem o nosso mal. 

Mais tarde, José enfrentou um problema muito semelhante ao que alguns outros jovens da bíblia passaram. Ele saiu da condição de prisioneiro para governador de forma repentina. Isso poderia ter mexido com seu ego, com seu orgulho. Mais uma vez ele se manteve com a postar que sabia que agradava seu Senhor. Quando reviu seus irmãos, que o venderam, não sentiu a necessidade de se vingar ou de mostrar como ele se tornara mais importante que todos os outros. Ele apenas abriu o seu coração e abençoou aqueles que o perseguiram. Assim como Jesus nos ensinou milhares de anos depois. 

Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem. Mateus 5:43,44 

Para conhecer um pouco melhor a vida de José leia os seguintes trechos bíblicos. 

  • Gênesis 29 e 30 – Sua família e seus irmãos 
  • Gênesis 37 – Relação com seus irmãos e seu pai Jacó 
  • Gênesis 39 e 40 – Vida de escravo e prisioneiro 
  • Gênesis 41 – Libertação 
  • Gênesis 42 a 50 – Perdão aos seus irmãos 

Com José aprendemos 

  • Perdoar 
  • Resistir às tentações 
  • Confiar em Deus mesmo nas injustiças 

Após o estudo completo sobre a vida de José reflita sobre os seguintes aspectos. 

  • Que tipos de problemas um pai, ou mãe, pode ter ao demonstrar preferências por este ou aquele filho? 
  • Como podemos lidar quando outras pessoas ganham o destaque que gostaríamos? 
  • Como José pagou o mal com o bem? 
  • Como José lidou com a tentação? Ele fugiu ou lutou? O que aprendemos com isso? 
  • As dificuldades que José passou o ajudaram em seu futuro? Como? 
  • O que aprendemos com o reencontro de José com seus irmãos? 

Ester 

Engana-se quem pensa que os jovens da Bíblia que se destacaram eram apenas reis e governadores. Ester era uma órfã judia que viveu no império Persa, na época governada por Xerxes, no período em que os judeus regressavam para Canaã aos poucos, após o exílio na Babilônia. Ela se tornou rainha após um concurso de beleza realizado prelo rei. Mais do que sua beleza, Ester se destacou por sua ousadia e por saber se sacrificar por seu povo. Graças a Ester, o povo hebreu foi livrado do massacre planejado por Hamã. Daí, foi instituído a festividade do Purim no calendário judaico. 

Ester enfrentou o medo, sendo uma rainha de um povo muito mais fraco e menor que seus dominantes persas. Ela precisou de coragem para enfrentar uma determinação real. Lendo Ester 4, vemos que ela nem sabia como agir e demonstrou que não sabia por onde começar, mas, sob orientação de Mardoqueu (Mordecai, em algumas traduções) ela tomou uma sábia decisão, resolveu recorrer ao sobrenatural de Deus. 

“Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei”. Ester 4:16 

Uma declaração ousada. O fim da história conta que Hamã, que deseja o fim dos hebreus, foi enforcado em sua própria forca, que mandara construir para os heberus. 

Muitas vezes, temos medo por sermos “insignificantes”. Não sabemos como reagir aos problemas e dificuldades da vida. A rainha Ester nos ensinou que podemos crer em Deus e em sua bondade para reverter as situações de perseguição e medo. 

Para conhecer melhor a vida de Ester, leia seu livro. 

  • Ester 1 – Como Ester foi eleita rainha 
  • Ester 3 a 7 – a conspiração de Hamã 
  • Ester 8 e 9 – Libertação dos judeus e decreto do Purim 

Ao estuar a vida de Ester, dentre so jovens da Bíblia, aprendemos. 

  • Deus mostrar seu poder em grandes momentos de aflição 
  • O mau colhe o mau 
  • Nossa fé deve ser maior que o apego às riquezas e facilidades da vida 

O livro de Ester é fácil de ler. Após um estudo sobre o livro de Ester, você pode levantar um debate com as seguintes questões: 

  • Onde está o nome de Deus no livro de Ester? 
  • O rei sabia que Ester era judia? 

Outros jovens da bíblia 

Se quiser dar outros exemplos em seu estudo, lembre-se do jovem com cinco pães e dois peixinhos, ou o rei Ezequias, que reinou a partir dos 25 anos. Esperamos que estes exemplos de jovens da Bíblia possam ajudar você a elaborar um bom estudo. Para acrescentar sugestões ou dar sua opinião, deixe um comentário abaixo. 

Outros estudos bíblicos para jovens que você pode gostar: 

Também temos textos com dicas para quem lidera jovens. Veja alguns exemplos: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *