fbpx

Dinâmicas para jovens evangélicos

Dinâmicas para jovens evangélicos

Essas dinâmicas para jovens evangélicos podem ser feitas para iniciar uma reunião, aprofundar um estudo ou para descontrair o ambiente. Todo líder de adolescentes e jovens cristãos podem anotar essas ideias para praticarem em suas reuniões. Você não precisa fazer uma brincadeira, ou um quebra-gelo, a cada reunião, mas pode se planejar para realizar essas dinâmicas, por exemplo, uma vez por mês, assim você consegue variar um pouco a metodologia de suas reuniões. Essas brincadeiras podem ser adaptadas conforme a necessidade de seu grupo. Não é preciso ser rígido nas regras ou na forma de desenvolvimento. Mantenha um foco para sua reunião e pense que tipo de quebra-gelo você pode fazer. 

É sempre bom lembrar que se você for realizar alguma dessas dinâmicas para jovens evangélicos em seu grupo, você também pode adaptar e pensar em como a brincadeira pode ser praticada em seu grupo. Às vezes, grupos pequenos ou grandes demais podem exigir adaptações. Via de regra, essas brincadeiras deixam o ambiente descontraído e permite que os participantes se sintam mais próximos uns dos outros. No entanto, tenha sabedoria para não forçar ninguém a participar contra sua própria vontade e evite possíveis constrangimentos, principalmente quando houver alguém novo no grupo. Muitas vezes, no anseio de querer “enturmar” alguém, acabamos forçando a barra e assustamos a pessoa, que não retorna mais. 

BAIXE ESSAS DINÂMICAS PARA JOVENS EVANGÉLICOS EM PDF AQUI

Quebra-gelo 

Vamos iniciar nossa lista de dinâmicas para jovens evangélicos com algumas brincadeiras simples, que servem, basicamente, para que os participantes se conheçam e se enturmem. 

  • Cartas iguais 

O objetivo é formar grupos para conversarem entre si, para se conhecerem melhor ou discutir um assunto. Nessa dinâmica, o líder faz cartões com palavras ou imagens diversas, com um tema, como por exemplo, animal, cidades ou cores. O líder distribui esses cartões aleatoriamente entre os adolescentes. Pessoas que pegarem cartas iguais formam um grupo. Se o líder quiser que cada grupo tenha quatro pessoas, por exemplo, ao desenhar os cartões, ele deve fazer quatro cartas de cada – por exemplo, quatro azuis, quatro amarelos, quatro pretas etc. 

Esse quebra-gelo pode ser feito no início de uma reunião, ou após uma aula. Antes de os grupos conversarem, o líder pode dar algumas instruções, como por exemplo. 

  • Falem sobre sua escola, seu trabalho, a quanto tempo está na igreja 
  • Conversem sobre a aula de hoje. O que você aprendeu? Você já passou por alguma situação parecida com a aula de hoje? Como você acha que a aula de hoje pode ser aplicada à sua vida? 

Essa brincadeira ter inúmeras variações, como número de pessoas por grupo, assunto a ser conversado, tempo que o grupo ficará reunido. Use sua criatividade. 

  • Roda viva 

Assim como o nome já sugere, baseado em clássico programa da Tv Cultura, a brincadeira tem o intuito de “entrevistar” alguém. Você pode selecionar um entrevistado e quatro ou cinco entrevistadores. Se quiser, pode selecionar apenas o entrevistado e deixar que todos possam fazer perguntas. 

Antes de iniciar a brincadeira, dê instruções sobre o que pode ser perguntado e quanto tempo o entrevistado ficará na roda viva. 

  • Bola da verdade 

Uma brincadeira simples que pode ter infinitas variações. Pegue um objeto, em nosso exemplo, vamos usar uma bola. Os participantes devem sentar em círculo. Quem estiver com a bola deve se apresentar. Depois, joga a bola para alguém, aleatório, para continuar a dinâmica. Nessa brincadeira, os assuntos podem ser variados, como nos exemplos das dinâmicas para jovens evangélicos acima. Os participantes podem falar de um assunto específico, sobre a aula passada, ou podem se apresentar de diferentes maneiras, como por exemplo. 

  • O participante fala seu nome e uma característica sua que comece com a mesma letra de seu nome 
  • O participante fala seu nome e algum programa, site ou canal no Youtube que goste, que comece com a mesma letra de seu nome 

Use a criatividade e deixe que os próprios jovens deem sugestões do que pode ser discutido na conversa. 

Normalmente, o quebra-gelo é uma brincadeira mais simples e rápida, com um objetivo mais geral. 

Dinâmicas com objetivo 

Listamos também mais três dinâmicas para jovens evangélicos que podem ser usadas quando sua aula tiver um objetivo de aprendizado. Selecionamos assuntos mais comuns para que você utilize a melhor opção para sua reunião. 

Quem sou eu? 

Essa atividade pode ser feita com diversas finalidades, mas a mais recomendada é quando o assunto for o amor de Deus e mostrar como ele nos vê bem diferente de como nos vemos. Se você quer de dinâmicas sobre o amor de Deus, essa brincadeira pode ser útil para você. 

Dê papel e caneta, ou lápis, aos participantes e diga que eles devem se desenhar. Talvez, alguns fiquem com receio, mas explique que o objetivo não é fazer um desenho perfeito, apenas um desenho no qual a pessoa se sinta representado. 

Depois que todos tiverem desenhado, você pode optar por cada um ir à frente apresentar seu desenho, ou você pode pegar todos e misturar, para depois ver se os participantes acertam de quem é o desenho.  

Durante a brincadeira ressalte que os desenhos não são iguais às pessoas, são bem diferentes. Use isso para ensinar que Deus nos vê de uma forma muito diferente. Cada um se imagina de um jeito, mas o Senhor nos vê com olhos de compaixão e amor. 

Venda impossível 

Se você gosta de dinâmicas divertidas, essa brincadeira é recomendada para você. Os participantes devem escrever, em um pedaço de papel, produtos ou serviços que não gostariam de ganhar como presente. Quanto mais inusitado melhor. Depois, pegue os papéis e embaralhe-os. Chame alguém para ser o vendedor e um outro para ser o cliente. O vendedor deve sortear um papel. Ele deve então, tentar vender o produto ao cliente. O objetivo é criar um impasse. Um quer vender um presente “ruim” e o outro não tem interesse em comprá-lo. A ideia é que o vendedor se esforce e crie argumentos para convencer o cliente a comprar. Peça que os compradores não sejam tão rígidos. Em um determinado momento, depois de muita conversa, o produto pode ser comprado. 

Com essa dinâmica você vai estimular os participantes a criarem um diálogo, apresentar proposta de soluções, vão aprender a entrar em conflito. Toda essa experiência é muito importante para o cristão, pois assim poderemos melhorar nosso diálogo sobre nossa fé, vamos entender o ponto de vista das outras pessoas e aprendemos a lidar com o negativo, com pessoas que não querem nos ouvir. 

Deus é por nós 

Essa brincadeira pode ser usada quando você quiser que os participantes reflitam sobre o amor de Deus e cuidado que Ele tem por nós. Vamos concluir essa lista de dinâmicas para jovens evangélicos com uma brincadeira simples, que pode ser usada em reuniões de célula e até equipe de casais. O líder eleva um rolo de papel higiênico e pede que cada um tire um pedaço, de três a seis “tiras”, por exemplo. Quem quiser pode até tirar um pedaço maior, mas evite que alguém tire só uma tira. 

O líder vai chamando os jovens à frente. Cada participante pega o pedaço e começa a picotar nas linhas pontilhadas. A cada pedaço picotado deve contar um testemunho, algo bom que Deus fez por ela. Por isso, seria bom que as pessoas peguem pedaços grandes, para poderem compartilhar muitas bênçãos de Deus. 

Em um grupo de jovens, essa brincadeira também pode ser adaptada com outros propósitos, como por exemplo, a cada pedaço picotado podem falar uma história da bíblia que goste, um personagem bíblico favorito, um atributo seu. 

Esperamos que essas dinâmicas para jovens evangélicos ajudem você a desenvolver suas reuniões. Se quiser compartilhar e sugerir outras brincadeiras, deixe nos comentários, para que outros leitores aprendam. 

BAIXE ESSAS DINÂMICAS PARA JOVENS EVANGÉLICOS EM PDF AQUI

Leia também: 

 
Compartilhe

4 comentários sobre “Dinâmicas para jovens evangélicos

  1. Amei muito bom mesmo. Aproveitando a oportunidade peço ajuda na igreja que participo cuido das crianças é um igreja simples e bem humilde quase não temos recursos estou com uma turma de dez crianças de sete e três anos no auge da energia nada do que faço consigo prender a atenção deles me ajudem com idéias

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *