fbpx

Ansiedade na bíblia

Ansiedade na bíblia

Esta palavra sobre ansiedade na bíblia é simples, de fácil leitura e muito boa. Com referências bíblicas e informações da Organização Mundial da Saúde, temos uma base sólida para enfrentar a questão. Não podemos deixar que este problema se instale nas igrejas, na vida dos cristãos. Evidente que todos nós passamos por momentos de ansiedade, incertezas e até medo, mas não podemos deixar que esses períodos sejam duradouros. Precisamos nos levantar e pedir a Deus que nos ajude a passar por essa situação. E o louvor é uma poderosa arma para combater a ansiedade. Vamos estudar juntos essa palavra, e ver como é tratada a ansiedade na bíblia. 

Se você ainda acha que o Brasil é o país da alegria e bom humor, está na hora de rever seus conceitos. Em pesquisa realizada em 2017, a Organização mundial da Saúde (OMS) constatou o Brasil como o país com a maior taxa de ansiedade do mundo, com cerca de 9,3% da população passando por este problema. Além disso, de acordo com o professor de psiquiatria da USP, Fernando Asbahr, cerca de 10% das crianças e adolescentes brasileiros sofrerão algum transtorno de ansiedade.  Essa informação foi publicada no site da Revista Galileu, em janeiro de 2018. O Professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS, Giovanni Abrahão Salum Júnior relata que os fatores sociais, como desigualdade social e insegurança, contribuem para o quadro de ansiedade e depressão.  

Enquanto a depressão, normalmente, é associada a fatores pessoais, a ansiedade tem uma relação maior com fatores externos. Neste texto vamos ver como a ansiedade na bíblia é tratada. Algumas dicas e trechos bíblicos podem nos ajudar a combater este mal, que leva muitas pessoas a um sentimento inseguro, que pode piorar e virar quadros de saúde piores. Com apoio de versículos, podemos encarar o problema de uma nova perspectiva e perceber que Deus se importa com este problema tanto quanto se preocupa com outas questões. 

Marta e Maria 

Quando falamos de preocupações com a rotina, um dos exemplos clássicos é o das irmãs Marta e Maria – Lucas 10. Quando falamos de ansiedade na bíblia logo lembramos desta história. Jesus chegou na casa delas, e enquanto Maria se preocupou em ficar aos pés de Jesus, Marta se preocupou em arrumar a casa, organizar e preparar o que fazia todo dia. A Palavra de Deus nos ensina a lançar sobre nosso Senhor nossa ansiedade. 

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. 1 Pedro 5:7,8 

Aqui aprendemos a confiar em Deus, justamente para que possamos nos manter sóbrios. A ansiedade vai tomando conta de nós, até chegar um ponto que não agimos mais com sobriedade. Começamos a achar que tudo vai dar errado, que nada pode ser feito. Focamos tanto o problema que não olhamos para frente, para o futuro, não conseguimos enxergar que muitos problemas de nossas vidas são temporários. Aos poucos, a ansiedade vai nos deprimindo e trazendo um peso desnecessário a nós. Quando estamos ansiosos precisamos nos apegar ao que nos traz esperança, confiança. 

O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima. Provérbios 12:25 

O louvor é forma que temos de encontrar uma palavra bondosa. Se estamos nos sentindo abatidos, preocupados, uma das melhores maneiras de começar a reverter o quadro é ouvindo e cantando louvores. Por isso, quando falamos de ansiedade na bíblia, falamos também de louvar ao Senhor. 

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.  Filipenses 4:6-7  

Fé e ansiedade 

Como já dito, a ansiedade é uma situação que todos nós passamos. Desemprego, insegurança, casamento, filhos, adolescência, trabalho novo. Em nossa rotina, não dá pra dizer que estamos livres da ansiedade. É natural passarmos por momentos nos quais nos sentimos frágeis, sem poder fazer algo para mudar a situação. Precisamos delimitar o que está ao nosso alcance, e o que não está. Se estamos desempregados, precisamos entregar currículos, procurar cursos de capacitação, conversar com pessoas, estudar para um concurso, fazer algo para vender, procurar uma fonte de renda temporária e assim por diante. Enfim, muitas coisas estão ao nosso alcance, mas muitas não estão, por isso, precisamos saber separar o que podemos fazer e o que depende das circunstâncias. 

Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes. 2Timóteo 1:7  

A coragem é justamente o resultado da fé. Se algo de ruim, inesperado, nos acontece, devemos encontrar na fé em Deus nossa força para encarar os problemas de frente. Não adianta fugir, fingir que nada nos acontece. Reconhecer que há um problema e enfrentá-lo é a melhor maneira de vencer a batalha. Ninguém vence uma batalha que não lutou. 

Um versículo muito importante sobre ansiedade na bíblia está no livro de Romanos. 

Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. Romanos 8:28 

Sabendo que Deus nos dá espírito de ousadia e que todas as coisas cooperam para o bem dos que ama a Deus, podemos começar a descansar e entender que muitas vezes, uma situação nos traz certo livramento. Claro que quando estamos ansiosos, não conseguimos enxergar isso, mas devemos crer e louvar. O profeta Isaías também passou por incertezas no início de seu ministério, mas confiou em Deus. 

Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti. Confiem sempre no Senhor, pois ele é o nosso eterno abrigo. Isaías 26:3-4 

Por começar seu ministério em um período muito turbulento da história de Israel, Isaías pode ser visto como um exemplo de alguém que passou por momentos de ansiedade na bíblia. No entanto, também lemos em seu livro inúmeras recomendações para lidar com a ansiedade. Não é por acaso que Isaías também revela tantas coisas sobre o messias. Recomendamos que leia o capítulo inteiro de Isaías 43. Separamos alguns versículos interessantes para este estudo sobre ansiedade na bíblia. 

  • Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Isaías 43:1 
  • Não tenha medo, pois eu estou com você, do oriente trarei seus filhos e do ocidente ajuntarei você. Isaías 43:5 
  • “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Isaías 43:18,19 

Outra passagem muito conhecida sobre ansiedade na bíblia é o ensinamento de Jesus sobre não nos preocuparmos com o dia de amanhã. 

Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. Mateus 6:34  

Portanto, se você está se sentindo ansioso, ou conhece alguém que passa por essa dificuldade, tome alguns passos simples para reverter a situação 

  1. Analise o que está ao seu alcance Veja o que não depende de você 
  2. Planeje o que você pode fazer 
  3. Planeje como fazer e quando fazer 
  4. Confie, espere e ore 
  5. Louve a Deus 

Por fim, não deixe de ouvir louvores, adore a Deus, e deixe seu coração aberto para aceitar os caminhos do Senhor. 

Leia outros textos interessantes em nosso site. Eis alguns exemplos: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *