fbpx

Mensagem de benção

Mensagem de benção

Nesta mensagem de bênção vamos analisar um termo muito utilizado por Jesus, bem-aventurado. No entanto, vamos ter como referência o livro de Salmos. Esta mensagem é ideal para você que deseja compartilhar com amigos, familiares e irmãos de sua igreja. Um texto simples e objetivo que nos faz refletir sobre a bondade de Deus, e como é importante manter os padrões cristãos para não acabarmos absorvendo os costumes do mundo, como mentira, falar mal ou escarnecer. Assim como Jesus nos ensinou no sermão da montanha, Mateus 5, o salmista também nos traz recomendações para termos uma vida repleta de alegria verdadeira. 

Sabemos que a Palavra de Deus é como um manual de instruções para uma vida plena. Mais que isso, é a indicação do caminho para a vida eterna. Quando lemos e meditamos em seus ensinamentos podemos compreender como nos mantermos próximos a Ele o tempo todo. Vamos começar essa mensagem de bênção lendo os primeiros versículos de Salmos. 

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:1,2 

Curiosamente, a primeira palavra que lemos no livro dos Salmos é bem-aventurado. Um adjetivo que cabe a nós, leitores. Poderíamos começar com palavras como louvor, honra ou glória, palavras de referência ao Eterno. O livro dos salmos, tão conhecido pelos louvores a Deus, começa, de certa forma, inesperadamente, com o termo bem-aventurados. 

Aliás, o termo hebraico usado é “esher”, que é, de certa forma, difícil de traduzir, principalmente porque está no plural. Os principais tradutores concordam em considerar o termo com o sentido de “muito felizes, abençoados ou bem-aventurados”.  

Você se sente bem-aventurado? 

No entanto, por mais que nos esforcemos para manter nossa fé em pé, nem sempre é fácil nos sentirmos assim. Temos um inimigo de nossas almas que deseja nos ver frustrados, derrubados, derrotados. Precisamos nos lembrar que o sangue de Cristo nos trouxe nova vida e para nos sentirmos sob esta bênção precisamos entender que existe uma implicação, uma mudança em nossa maneira de viver. Assim como Jesus relaciona suas bem aventuranças com algumas “atitudes”, como ter fome de justiça ou ser humilde, o salmista traz uma relação de ações do bem-aventurado. 

Basicamente, o que o salmista nos ensina é que não devemos nos comportar, nos associar ou agir conforme os pecadores, escarnecedores ou ímpios, por exemplo. O autor nos traz essa mensagem de bênção como uma introdução aos versos e capítulos seguintes, aos demais salmos. 

Em Provérbios também lemos orientações parecidas, como por exemplo: 

Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus. Provérbios 4:14 

Não devemos andar conforme os caminhos dos maus, ou seja, andar, falar, viver conforme seus costumes. Podemos exemplificar alguns costumes mencionados nos primeiros versículos do livro dos salmos, ou seja, não seguir seus conselhos. Quais seriam esses conselhos? Aqueles que não seguem os padrões bíblicos. Por exemplo, conselhos de vingança, de adultério, de ódio, de ganância, de orgulho, de impaciência, de furor, de mentira etc. 

O conselho dos ímpios 

Para deixar sua mensagem de bênção completa, o salmista lista, diversas vezes, o comportamento dos ímpios. Vamos ver como ele relata isso no capítulo 10. 

Em sua arrogância o ímpio persegue o pobre, que é apanhado em suas tramas. Ele se gaba de sua própria cobiça e, em sua ganância, amaldiçoa e insulta o Senhor. Em sua presunção o ímpio não o busca; não há lugar para Deus em nenhum dos seus planos. Os seus caminhos prosperam sempre; tão acima da sua compreensão estão as tuas leis que ele faz pouco caso de todos os seus adversários, pensando consigo mesmo: “Nada me abalará! Desgraça alguma me atingirá, nem a mim nem aos meus descendentes”. Sua boca está cheia de maldições, mentiras e ameaças; violência e maldade estão em sua língua. Fica à espreita perto dos povoados; em emboscadas mata os inocentes, procurando às escondidas as suas vítimas. Fica à espreita como o leão escondido; fica à espreita para apanhar o necessitado; apanha o necessitado e o arrasta para a sua rede. Agachado, fica de tocaia; as suas vítimas caem em seu poder. Pensa consigo mesmo: “Deus se esqueceu; escondeu o rosto e nunca verá isto”. Salmos 10:2-11 

Contra esse comportamento, podemos ler que existem dois conselhos práticos, que estão em Salmo 1:2 – Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 

Temos prazer na lei do Senhor, por isso, naturalmente, meditamos em sua Palavra dia e noite. O autor deste salmo nos aconselha a meditar nos ensinamentos de Deus o dia inteiro, não há outra maneira de percebermos sua perfeição e amor. Quando lemos seus ensinamentos, ficamos sedentos por ler mais e mais. Por isso, quando começamos uma rotina de devocionais e leitura bíblica, temos prazer nessa rotina e mudamos nossas práticas. 

Quando lemos uma mensagem de bênção, como essa do salmista, na bíblia, temos sede de praticar sua justiça e seu amor ao próximo, não aguardando uma recompensa, mas por puro prazer em refletir a misericórdia que recebemos. 

A confiança em Deus, a vontade de seguir seus padrões sacia nossa sede, renova nossas expectativas. No capítulo 2 de Salmos lemos a resposta dos que esperam no Senhor, lemos sobre o envio de seu filho, o Messias, Jesus. Recomendamos que leia o Salmo 2 em sua bíblia. Vamos reproduzir apenas os últimos versículos para concluir esta mensagem de bênção. 

Adorem ao Senhor com temor; exultem com tremor. Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam! Salmos 2:11,12 

O Senhor garante que os que se refugiam no seu filho são felizes. Para complementar seu estudo sobre essa mensagem de bênção recomendamos que leia também. 

  • Atos 4:24 a 26 e Atos 13:29 a 34 
  • Hebreus 1:5 e 6 
  • Apocalipse 2:26 e 27 

Se você busca uma vida completa, se refugie em Deus. 

Para aprofundar sua reflexão sobre esta mensagem de bênção, recomendamos que você leia também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Mensagem de benção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *