fbpx

Reflexão sobre 1 Samuel 1 – É hora de voltar a comer

Reflexão sobre 1 Samuel 1 – É hora de voltar a comer

Em 1 Samuel 1 lemos sobre a aflição de Ana. Com este texto podemos entender como enfrentar nossas aflições diárias, sejam no trabalho, na faculdade ou em casa. Devemos ter o entendimento de que nossa tribulação produz em nós o compromisso de reconhecer que precisamos de Deus em nossa vida. Quando a situação está triste, temos a tendência de abandonar a fé, quando deveríamos, justamente, fazer o oposto, assumir um compromisso com Deus de dedicar nossa vida a Ele. Ana entendeu que seu filho, caso tivesse um, precisaria ser consagrado a Deus. O pacto que ela fez foi o suficiente para que o Senhor a ajudasse a vencer a aflição que sofria por não ter filhos. 

Começando a leitura de 1 Samuel 1, vemos que Penina tinha filhos, no plural, enquanto Ana não tinha nenhum. Por causa disso, Penina aborrecia Ana. Elcana, marido delas, no entanto, demonstrava maior apreço a Ana, oferecendo sempre sacrifícios em maior quantidade em favor de Ana. Quando Ana demonstrou tristeza, por não ter filhos, Elcana tentou consolá-la, explicando que ele era bondoso com ela. Elcana chega a questionar se ele não era melhor do que dez filhos. Na tentativa de consolar Ana, Elcana não se atentou ao sofrimento que era, para a mulher, não ter filhos. Naquela sociedade, ser estéril não era apenas uma decepção pessoal, era visto como um sinal de maldição de abandono do Senhor. 

BAIXAR ESTA REFLEXÃO SOBRE 1 SAMUEL 1 EM PDF

O que te faz chorar 

Há anos Ana tinha esse vazio dentro dela, a falta de um filho era agravado pela provocação que sofria. Não bastasse a desilusão em si, ela ainda tinha que conviver com esta situação de humilhação. Não é raro nos encontrarmos em situação semelhante, quando enfrentamos problemas pessoais e ainda temos que enfrentar o desprezo de outras pessoas, que não acreditam em nós, que não nos dão crédito no que fazemos, que não entendem nossos sonhos, projetos e nossas lutas. Na tentativa de ajudar Ana, seu marido, Elcana não percebe o que a esterilidade significava para Ana. 

Podemos verificar, lendo 1 Samuel 1, que Elcana poderia ter feito o que Ana fez, ter clamado a Deus, ter assumido a responsabilidade de ajudar Ana a sair daquela situação, buscando e clamando a Deus pela solução do problema. Em algumas situações, isso também acontece conosco. Parece que as pessoas não entendem o que nossas lutas significam.  

Não deixe que a indiferença das pessoas te faça parar. Ana buscou Deus para conseguir uma resposta. Ore, busque a Palavra de Deus, consagre-se e ouça o que Deus tem para te falar. Lendo 1 Samuel 1, percebemos que Ana fez um pacto com Deus para superar aquela adversidade. Ela consagrou seu filho ao Senhor. Alinhe seus sonhos com os planos de Deus, consagre seus planos a Ele. Se você procura um novo emprego, sonha com um negócio, quer iniciar, ou expandir, uma família, ou tem qualquer outro plano pessoal, veja como essas coisas possam engrandecer o nome de Jesus. O pacto de Ana não era visando apenas suprir sua carência, mas para que uma vida fosse usada por Deus. Seu filho, Samuel foi um profeta que fez grande diferença na história de Israel.  

A partir de 1 Samuel 1, lemos como Samuel foi usado por Deus. Coloque seus sonhos nas mãos de Deus, pois ele vai alinhar o que tem de melhor para sua vida. Ana estava aflita por um filho, seu sofrimento parecia não ter fim. Não pense que seu sofrimento não tem fim, pois o Senhor tem tudo sob controle para que sua alegria seja completa. Quando os planos de Deus se cumprem, o inimigo é envergonhado e o nome do Eterno glorificado. 

É hora de comer 

Não fique triste com a indiferença dos outros em relação a sua vida e aos seus problemas. Espere e confie apenas em Deus. É hora de comer! Ou seja, é hora de acabar com o choro e iniciar a gestação de um sonho. Não deixe que a sua fé se enfraqueça por que seus sonhos não foram realizados, ainda. Mantenha sua fé, coloque um sorriso no rosto e glorifique a Deus.  

Lembro de quando precisava de uma mudança no meu trabalho e estava aflito. O Senhor mandou que eu não me deixasse vencer pelo mal, mas que fizesse o meu melhor, sem desanimar, sem esperar reconhecimento das pessoas, ou recompensas. Quando nos sentimos menosprezados não sentimos vontade de nos esforçarmos, queremos ser indiferentes também ao que ocorre a nossa volta. Não é isso que devemos fazer. 

Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. Romanos 12:21 

Ana voltou a comer após aquela oração. Para nossa rotina atual, isso significa que devemos voltar a amar as pessoas, respeitar, ser cordiais, não devemos deixar que as trevas apaguem nossa luz pois o nome de Jesus precisa ser exaltado independentemente do que ocorre em nossas emoções e sentimento. É isso o que aprendemos em 1 Samuel 1. A esperança de Ana se concretizou quando ela tomou a iniciativa de fazer um pacto com Deus, uma aliança, não um “contrato”, mas uma aliança de fé e confiança. Coloque sua esperança em Deus e em seu poder, para que seu choro chegue ao fim, é hora de celebrar o que está por vir. Leia 1 Samuel 1 com cuidado e repare que Ana perseverou em sua oração. Igualmente, persevere em sua rotina com Deus, em seu tempo de intimidade com o Altíssimo. Ouça sua voz, busque comunhão com o Espírito Santo e tenha prazer em sua presença; 

Ao ouvir a voz de Deus, Ana voltou a comer e seu semblante mudou, como lemos em 1 Samuel 1:18. Ao completar essa leitura, renove suas forças, mude seu semblante e mantenha um coração alegre no Senhor. 

BAIXAR ESTA REFLEXÃO SOBRE 1 SAMUEL 1 EM PDF

Para complementar seu estudo sobre 1 Samuel 1, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *