fbpx

O confronto entre Saul e Davi

O confronto entre Saul e Davi

Neste esboço de aula para escola dominical, vamos estudar sobre Saul e Davi. Depois que Davi venceu Golias, o povo passou a gostar muito dele, deixando o rei Saul com inveja. Nesta aula aprendemos a reconhecer a inveja para que não caiamos neste pecado. É muito fácil dizer que não temos inveja, mas pequenas situações em nossa rotina podem nos levar a este sentimento. Explicar o que é inveja é fundamental para que os alunos entendam que existe uma diferença quando, por exemplo, queremos algo igual ao de outra pessoa, porque nos será útil, e quando não queremos que a outra pessoa tenha aquilo. 

BAIXAR ESTA AULA SOBRE O CONFRONTO DE SAUL E DAVI EM PDF

Introdução 

Na aula passada aprendemos sobre o combate de Davi e Golias. Naquele tempo, Saul era rei em Israel. Ele tinha oferecido alguns prêmios para quem conseguisse matar Golias, ele daria sua filha mais velha em casamento e isenção de impostos pelo resto da vida. O único que teve coragem de enfrentar o gigante foi Davi, que era apenas um pastor, nem era soldado. Após a vitória de Davi sobre Golias, o exército dos israelitas derrotou o exército dos filisteus. Depois deste dia, Saul e Davi ficaram próximos, pois Davi passou a trabalhar para Saul, no exército. No entanto, o povo gostou muito de Davi e começou a celebrar, cantando músicas que falavam bem de Davi. Ao ouvir aquilo, Saul ficou com inveja, ele não gostou. 

A história 

Saul ficou com tanta raiva que tentou matar Davi, com uma lança, mas não conseguiu, Davi escapou duas vezes. Depois disso, ainda rebaixou o cargo de Davi e expulsou ele do palácio. Mesmo sendo rebaixado, tudo o que Davi fazia dava certo e as pessoas gostavam muito de Davi. Em toda a nação de Israel as pessoas gostavam dele porque era uma pessoa simpática e humilde. A inveja de Saul só foi aumentando. Quando Golias ameaçava o povo de Israel, Saul disse que daria sua filha mais velha como esposa de quem vencesse o gigante. Apesar disso, ele deixou sua filha mais velha casar com outra pessoa. Naquela época, casar com a filha do rei era uma honra, pois a pessoa teria muito status, dinheiro e responsabilidades. Sua outra filha, chamada Mical era apaixonada por Davi, então, Saul pensou: “Vou dar Mical para casar com Davi, mas primeiro vou dar uma missão bem difícil para ele. Aí, Davi vai morrer e meus problemas acabam”. 

Saul e Davi foram conversar. O rei disse para o jovem que se ele quisesse casar com Mical, teria que vencer cem filisteus. Ele falou isso porque sabia que os filisteus eram um povo guerreiro e Davi iria para a guerra e morreria. Mas Davi foi e conseguiu vencer duzentos filisteus. Quando chegou com a notícias, Saul ficou com ainda mais raiva e inveja de Davi. Saul percebeu que o próprio Senhor abençoava tudo o que Davi fazia. Toda vez que havia um grande conflito, principalmente contra os filisteus, Saul chamava Davi para liderar o exército, e Davi sempre vencia. Cada vez mais o povo amava Davi. 

Depois disso, Saul teve mais um plano para matar Davi, mas o filho do rei, chamado Jonatas, era muito amigo de Davi e ajudou Davi a fugir de Saul.  

O rei Saul foi participar de uma festa muito importante. Ele esperava que Davi fosse também, pois os principais comandantes do exército iriam. Não participar seria uma desonra. Saul iria aproveitar a oportunidade para matar Davi, mas Davi não foi. A festa durava vários dias. No segundo dia, Saul perguntou para Jonatas se ele tinha visto Davi, e Jonatas disse que Davi estava com sua família em Belém. Saul ficou com raiva, e até tentou matar seu próprio filho Jonatas, que conseguiu fugir. 

Depois disso, Jonatas foi avisar Davi que realmente Saul estava disposto a matar Davi e que não seria bom o jovem voltar a se reencontrar com Saul. Assim Saul e Davi se separaram. Davi tinha que viver fugindo de Saul 

Conclusão 

Saul poderia ter sido um grande rei em Israel, ele foi o primeiro rei da nação israelita, mas virou uma pessoa soberba, vaidosa, achando que todos, inclusive Davi e seu filho Jonatas, queriam tirar ele do trono. Tudo isso começou porque teve inveja de Davi. Saul passou o resto da vida tentando matar da Davi e não conseguiu. Em compensação, Davi virou o maior rei da história de Israel. 

Aplicação 

Na aula de hoje, sobre Saul e Davi, vimos que Saul ficou com inveja do rapaz. Você sabe o que é inveja? Por exemplo, eu compro um vídeo game novo e você acha legal e quer comprar também. Isso é inveja? Não! Quando achamos algo bom e queremos também, não é inveja. Agora, se você quiser ter um melhor, só pra mostrar que você é melhor, ou então ficar torcendo para o meu vídeo game quebrar, aí você está com inveja. A inveja é quando ficamos com raiva porque alguém tem algo bom ou legal, que não temos. Saul ficou com raiva porque as pessoas gostavam de Davi. Podemos ter inveja de alguém porque ele, ou ela, tira notas boas na escola, ou porque essa pessoa sempre recebe elogios, ou porque joga futebol melhor que a gente, ou porque mora em uma casa maior. Não tenha inveja das pessoas, não fique com raiva de quem tem as coisas melhores que você, ou porque recebe mais elogios. 

Quando você ver alguém recebendo elogios, elogie também. Você pode aprender muito com essa pessoa também. Não tem nada demais quando admiramos uma pessoa. Veja o que a Bíblia diz sobre a inveja: 

O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. Provérbios 14:30 

Alegre-se com a vitória dos outros e não fique se comparando com ninguém, com certeza, deus tem ótimos planos para você também. Vamos orar para que Deus nos ajude a vencer a inveja. 

Para complementar sua aula sobre Saul e Davi, leia também: 

Em nosso site, temos dezenas de modelos de aulas bíblicas. Veja alguns exemplos: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *