fbpx

A travessia do Mar Vermelho

A travessia do Mar Vermelho

Nesta aula bíblica para crianças vamos aprender sobre a travessia do Mar Vermelho. Este esboço de aula é ideal para quem ministra no departamento infantil da igreja cristã, ou para o líder que deseja criar uma série de aulas bíblicas. As lições sobre a vida de Moisés são muito boas para quem gosta de criar uma série de aulas que tenham continuidade. Esta é um dos relatos bíblicos mais conhecidos, e ensinar às crianças corretamente sobre a travessia do Mar Vermelho é uma ótima maneira de fortalecer a fé das crianças. Com esta lição podemos incentivar as crianças a enfrentarem os medos da vida e terem um coração grato por tudo de bom que temos. 

Texto base: Êxodo 13:17 a Êxodo 15:21 

Objetivo: Ensinar as crianças que nada foge do controle do Senhor, mesmo quando parece que tudo está dando errado. 

Atividades sobre esta aula CLIQUE AQUI

Introdução 

Na aula passada vimos que o povo de Israel finalmente conseguiu sair do Egito. Depois de dez pragas que os egípcios enfrentaram, finalmente, o faraó liberou o povo hebreu para deixarem sua terra. Mas será que os hebreus foram embora tranquilos? Lembram que eles eram escravos no Egito? Eles eram milhares de escravos, que ajudavam a manter o Egito como um país próspero. Será que os egípcios iam deixar os escravos irem embora assim, com tanta facilidade? Na aula de hoje vamos ver o que aconteceu depois que os hebreus arrumaram suas coisas e começaram a sair do Egito. 

A história 

Quando os hebreus saíram do Egito eles estavam sendo guiados para uma terra que ainda não conheciam, mas Deus já sabia para onde eles iriam. No entanto, eles poderiam ir por dois caminhos, pelo norte, ou pelo sul. Se eles fossem pelo norte teriam que guerrear contra um povo poderoso, conhecido como os filisteus. Então, o Senhor orientou Moisés que levasse o povo pelo sul, por onde deveriam passar pelo Mar Vermelho. No deserto, naquela época, não havia luz nem nada. Para eles não se perderem, o Criador guiava o povo com uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite, assim, eles não se perdiam no deserto. 

Como o povo foi pelo sul ao invés de ir pelo norte, que era um caminho mais fácil, quando alguns egípcios ficaram sabendo disso pensaram “eles estão perdidos no deserto” e foram avisar o faraó. Então, os egípcios acharam que seria fácil encurralar e acabar com os hebreus, pois eles não saberiam para onde fugir. O faraó então decidiu reunir todo seu exército e ir atrás dos hebreus, que já estavam bem distantes. 

Ao saberem que o faraó estava indo atrás deles, os hebreus começaram a ficar com medo e começaram a reclamar com Moisés. “Será que seu Deus nos tirou do Egito para morrermos no deserto?”. Como eles foram escravos por 400 anos, eles nem podiam batalhar, pois não tinham soldados, acostumados a guerras e nem tinham estratégias de batalhas. 

Então, Moisés foi orar a Deus, que lhe orientou. “Diga ao povo que marchem” E depois falou para que Moisés estendesse a mão sobre o Mar Vermelho, para que o mar se abrisse e os hebreus pudessem fazer a travessia do Mar Vermelho. Moisés foi até o local onde o povo faria a travessia do Mar Vermelho e estendeu as mãos; quando ele fez isso, um forte vento começou a soprar e os mar começou a se abrir no meio. Depois isso, o povo conseguiu passar pelo meio daquele mar em terra seca, eles fizeram a travessia do Mar Vermelho. 

Você já pensou como eles atravessaram o mar aberto? As águas estavam separadas como duas paredes. Será que os hebreus ficaram com medo das águas voltarem ao normal? Acho que eles tinham mais medo do exército do Egito do que fazer a travessia do Mar Vermelho. 

Então eles começaram a correr e atravessar. De repente, vocês não sabem que estava pertinho deles. O faraó e seu exército. Eles estavam muito rápidos, com cavalos e carroças. Os egípcios eram muito mais velozes que os hebreus. Quando os hebreus estavam terminando de atravessar o Mar Vermelho, os egípcios já estavam começando a fazer a travessia do Mar Vermelho também. Eles aproveitaram que as águas estavam separadas e foram atrás dos hebreus. Só que vocês não sabem o que aconteceu. Os cavalos e as carroças dos egípcios começaram a ficar presos na lama. Eles começaram a ter dificuldades para continuarem. Alguns desceram do cavalo, outros tiveram que sair das carroças. Eles perceberam que não iriam conseguir atravessa daquele jeito. Enquanto isso, os hebreus corriam para terminar a travessia do Mar Vermelho. 

Quando o faraó e seu exército já estavam no meio da passagem, Moisés, do outro lado, estendeu as mãos sobre o mar novamente. Quando ele fez isso, as águas começaram a voltar ao normal. Os egípcios ficaram apavorados. Cada um correu para um lado e ficavam se trombando. Não deu tempo de atravessarem e nem de voltarem para o Egito, as águas voltaram ao normal e o faraó e seu exército foi derrotado pelo mar. 

Conclusão 

Do outro lado, salvos e tranquilos, os hebreus comemoraram muito fizeram festa e até cantaram. Depois de celebrarem a vitória, eles continuaram pelo deserto em busca de uma terra para morarem. Mas será que foi fácil achar um lugar para morarem. Na próxima aula vamos ver o que aconteceu depois que os hebreus fizeram a travessia do Mar Vermelho e continuaram caminhando pelo deserto em busca da terra prometida. 

Oração 

Na aula de hoje vimos que muitas vezes passamos por dificuldades na vida. Deus está do nosso lado e quer nos ajudar a vencer o medo e as batalhas. Em primeiro lugar, para isso, precisamos aceitar Jesus como nosso salvador, pois Jesus morreu pelos nossos pecados e ele tem poder para perdoar nossos pecados. Quando temos Jesus como nosso salvador, ele vai nos guiar, assim como a coluna que os hebreus viam enquanto fugiam do Egito. Se você já aceitou Jesus como salvador e quer orar para sempre ter coragem para enfrentar os problemas na vida, vamos orar para que Deus nos ajude a atravessar os problemas que enfrentarmos na vida. 

Para ver as atividades sobre esta aula, CLIQUE AQUI

Esta aula faz parte da sequência de modelos de aula sobre Moisés e o êxodo. Para seguir seus estudos, leia também:  

 
Compartilhe

2 comentários sobre “A travessia do Mar Vermelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *