fbpx

3 dicas para ter mais compromisso com Deus nos dias atuais 

3 dicas para ter mais compromisso com Deus nos dias atuais 

Você deseja ter mais compromisso com Deus, mas acha que, com sua rotina cheia, é difícil? Então este texto vai te ajudar a pensar como podemos desfrutar de uma vida com mais intimidade com Deus, mesmo com tantos afazeres. Parece que, nos dias atuais, ter um momento para orar, ler a bíblia e adorar a Deus sem ter que pensar no tempo é quase impossível. Queremos ter uma rotina de vida cristã e muitas vezes até conseguimos iniciar algum hábito novo, mas em pouco tempo, novas situações acabam mudando tudo. Parece quase impossível dizer que nossa rotina semanal atual será a mesma no próximo ano. 

Pensando em como temos essa dificuldade de encaixar nossa fé em um dia-a-dia tão cheio, queremos que você reflita um pouco sobre os ensinamentos que a bíblia nos dá sobre como podemos ter mais compromisso com Deus independente da era que vivemos, da cultura e sociedade a qual estamos inserindo. Certamente, o contexto atual é bem diferente da época me que o Novo Testamento foi escrito. Mais diferente ainda, se compararmos com a época das primeiras escrituras sagradas, ou seja, cinco a seis mil anos atrás. Ainda assim, os princípios deixados na bíblia nos ajudam a ter mais compromisso com Deus. 

Vamos tomar como base para este estudo de louvor e adoração, o seguinte ensinamento de Paulo. 

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1 

1 – Sacrifício vivo 

A primeira orientação de Paulo neste trecho é que apresentemos um sacrifício vivo ao nosso Deus, ou seja, devemos viver conforme a sua vontade. Para fazermos isso, não precisamos de tempo, não precisamos de dias de folga, basta o desejo de agradar a Deus e podemos fazer isso a qualquer hora e em qualquer local. Se você quer firmar um compromisso com Deus, em primeiro lugar, pense na sua vida como um sacrifício vivo. O que você faz, fala ou pensa é agradável a Deus? Tudo o que você faz ou pensa está agradando ao seu Criador? São questões simples, mas que têm grandes efeitos em nossa rotina. 

Ao pegar um ônibus, ao ir no mercado, ao fazer um exame médico ou enquanto trabalha você pode agradar a Deus, se apresentando como um sacrifício. A palavra sacrifício pode nos trazer muitos significados, mas para este contexto queremos explorar o sacrifício no sentido de priorizarmos a vontade de outro alguém – Deus – sobre a nossa. Em nossa rotina, ficamos irritados, queremos nos dar bem, aprendemos a “defender meus direitos”, satisfazer nossa carne. Mas quando colocamos Deus em primeiro lugar, buscamos fazer o que lhe agrada primeiro. Devemos fazer o “sacrifício” de abrir mão de algumas vontades e desejos para agradar nosso Senhor. 

Podemos ter vontade de um relacionamento sem ser casado (ou pior, de adultério), queremos falar mal do patrão e dos colegas de trabalho (às vezes, até “com razão”), queremos que todos em casa façam as coisas como nós queremos. Estes são alguns exemplos de nossa vontade da carne. Buscar compromisso com Deus como sacrifício vivo requer abrir mão de fazer apenas o que nos satisfaz. E fazer isso não requer tempo, basta o desejo de viver corretamente. 

Se você tem uma rotina corrida, acha que não tem tempo para ler a bíblia como gostaria, jejuar ou orar, comece buscando agradar a Deus em suas atitudes diárias e você verá que, com o tempo, você vai encontrar mais tempo para essas coisas. 

2- Santo 

Buscar a santidade é, possivelmente, a maneira mais clara que demonstramos nossa gratidão a Deus. Sabemos que somos salvos pela graça, ou seja, buscar a santidade não é uma questão de buscar a salvação, mas sim, de demonstrar a Deus que temos o desejo de demonstrar que somos gratos e queremos viver conforme seu querer. 

Busque uma vida santa, separada. A palavra “santo” tem origem grega e significa separado. Ou seja, ter uma vida separada daqueles que não seguem nossa fé. Nosso parâmetro deve ser Jesus. Agora vamos pensar em como podemos buscar uma vida “mais santa”, mesmo em dias corridos. 

Ainda que você não tenha tempo para servir a Deus como gostaria, você pode se manter separado de muitas coisas que não lhe agregam nada em sua vida cristã, como por exemplo, novela, redes sociais, games, esportes etc. Nenhuma dessas coisas é pecado em si, mas, muitas vezes, tiram de nós um precioso tempo que poderíamos usar para buscar santidade e servir nossa família. 

Pense em sua rotina e quanto tempo você usa para se distrair, se entreter. Agora pense se você não consegue separar um pouco deste tempo para orar e ler a bíblia, ou até mesmo livros cristãos. Você pode continuar acompanhando esportes, praticando alguma atividade que goste (costura, teatro, pintura, games ou filmes, por exemplo), mas pense em mudar um pouco sua prioridade. Se você deseja compromisso com Deus, você precisa organizar seu tempo para buscar a santidade. 

3- Agradável 

Por fim, um termo que abre um grande leque de exploração, ser agradável. Para complementar o conceito de agradável, vamos explorar também o final do versículo, que diz “como culto racional”, ou seja lógico. As palavras lógico e racional não costumam estar associados à fé e sobrenatural, mas Paulo nos traz essa revelação, que é muito importante para mantermos nosso compromisso com Deus. Devemos ser agradáveis, de forma racional, lógica.  

Nossa forma de demonstrar louvor e adoração a Deus é buscarmos uma vida que lhe seja agradável em tudo o que fazemos. Acredito que o melhor versículo que nos ensina como sermos agradáveis a Deus está em Filipenses. 

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8 

Aqui aprendemos a buscar o que é bom, honesto, puro amável. Para ter mais compromisso com Deus, planeje seu dia com coisas que sejam puras, agradáveis e virtuosas. Por exemplo, ao invés de passar uma hora vendo um seriado no Netflix, passe uma hora lendo. Nem precisa ser a bíblia, pode ser um livro sobre sua profissão, sobre família, sobre curiosidades da história, geografia, biologia. Um livro sobre um assunto que você vá aprender algo de bom para sua vida. Ao invés de ver um filme de duas horas, use este tempo com sua família, preparando uma refeição saborosa, indo a um passeio. Voltamos a ressaltar que você pode, sim, ver filmes e seriados, mas priorize em seu tempo, em seu dia, o que é agradável à sua família, o que é digno de boa fama. 

Busque o que é bom, que lhe ajuda a ser uma pessoa melhor, um profissional melhor, um ser humano melhor, um cristão melhor. Esse desejo de ser alguém agradável a Deus e às pessoas alegra o coração do Pai. 

Esperamos que você consiga colocar em práticas essas três dicas para ter um compromisso com Deus em sua rotina. Torne sua vida e períodos constantes de louvor e adoração ao Eterno. Se você gostaria de acrescentar alguma coisa, deixe nos comentários. 

Para aprimorar seu estudo, temos outros textos que você também vai gostar. 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *