fbpx

Estudo sobre Salmo 2

Estudo sobre Salmo 2

O salmo 2 nos traz algumas referências claras sobre o Messias, assim como nos alerta sobre nosso relacionamento com o Senhor. Neste breve estudo sobre o salmo 2 vamos ver como é importante confiar na justiça de Deus e em seus caminhos. Mesmo que pareça que o mundo seja injusto e que os ímpios desfrutam de alegrias, enquanto os que buscam a justiça de Deus parecem estar esquecidos. A relação com o Messias e sua rejeição é clara neste salmo. Para você compreender melhor alguns pontos aqui, recomendo que, após este estudo, você faça uma leitura do salmo 2. Se estiver no computador, ou com uma Bíblia por perto, pode ir lendo conforme o estudo nesta bíblia online.

O salmo 2 fala de um rei escolhido por Deus, portanto, podemos achar que trata-se apenas do rei Davi em si, no entanto, podemos perceber que existe uma conotação de eternidade. No versículo oito, por exemplo, lemos “o mundo inteiro será seu”. Sabemos que nenhum rei da terra teria esta prepotência. Apenas o rei eterno pode reinar sobre todas as nações. Isso nos leva a pensar sobre a verdadeira justiça de Deus, que é eterna. O mundo rejeita a justiça de Deus porque prefere viver sua própria justiça, seu próprio meio de viver e pensar. Por isso, devemos tomar cuidado para não absorver essa forma de pensamento. 

O mundo não quer o rei Jesus

Os primeiros versículos deste salmo mostram que o mundo já rejeitou o reinado de Deus. 

Por que as nações pagãs planejam revoltas? Por que os povos fazem planos tão tolos? Os seus reis se preparam, e os seus governantes fazem planos contra Deus, o Senhor , e o rei que ele escolheu. Esses rebeldes dizem: “Vamos nos livrar do domínio deles; acabemos com o poder que eles têm sobre nós.” Salmos 2:1-3 

Começamos este estudo do salmo 2 destacando este trecho, que mostra que o homem rejeitou a salvação. Pois, lemos uma profecia sobre o Messias, que foi rejeitado por todos e essa rejeição começou em Adão e segue até hoje. 

Queremos viver em um mundo justo aos nossos olhos, onde nada de ruim aconteça, principalmente aos servos do Senhor, no entanto, desde a queda do homem, o mundo é decaído e não podemos esperar essa “justiça”, a não ser que Deus intervenha, por sua misericórdia. Por isso, quando falamos do amor de Deus para as pessoas, elas não querem saber, preferem continuar em seus enganos. Neste trecho, lemos que o homem tem essa vontade de ser “livre” de Deus, pois não quer ser confrontado pelos pecados.  

O rei já reina 

Na sequência, lemos que, na verdade, o rei escolhido já reina. 

Do seu trono lá no céu o Senhor ri e zomba deles. (…) Ele diz: “Já coloquei o meu rei no trono lá em Sião, o meu monte santo.” Salmos 2:4 e 6  

Continuamos este estudo sobre o salmo 2 com esta passagem que mostra que, independentemente da rejeição, o Senhor reina. Rejeitar Jesus não o tira de seu trono. O coração duro do homem não impede que Deus seja o rei sobre todas as coisas. A rejeição de alguém por Jesus não impede que ele reine e reinará para todo o sempre. 

Não importa se as pessoas não acreditam na Bíblia, tiram sarro da sua fé, ou não se realmente querem seguir Jesus com seriedade, ele reina e continuará reinando eternamente. A justiça eterna de Deus está decretada, cabe a nós reconhecer esta graça para termos o desejo de participar deste reino. 

O mundo sem o rei Jesus está condenado 

O terceiro ponto que quero destacar neste estudo do salmo 2 é que o mundo sem Jesus não tem como dar certo, não há justiça, equilíbrio, paz ou segurança. 

Com uma barra de ferro, você as quebrará e as fará em pedaços como se fossem potes de barro.” Peça, e eu lhe darei todas as nações; o mundo inteiro será seu. Salmos 2:8-9  

Não podemos esperar que o mundo seja justo por si mesmo. Não podemos colocar nossa esperança de justiça em partidos políticos, pessoas, e nem mesmo em líderes espirituais, pois somos todos falhos e nosso senso de justiça é enganoso, por isso lemos em Isaías 64:6 que nossa justiça é como um trapo de imundícia. 

Cabe a nós, cristãos, reconhecer que não podemos colocar nossa fé em homens. Precisamos ter em mente que dependemos apenas das misericórdias do Senhor. Concluímos este estudo sobre o salmo 2 destacando como o salmista conclui seu pensamento. 

Adorem o Senhor com temor. Tremam e se ajoelhem diante dele; se não, ele ficará irado logo, e vocês morrerão. Felizes são aqueles que buscam a proteção de Deus! Salmos 2:11-12  

Aqui, um alerta sobre o Messias é feito. Quem não busca a proteção do ungido está condenado, mas quem se refugia nele será salvo. 

Além da profecia sobre o Messias, vimos, neste estudo sobre o salmo 2. que estas verdades devem ser aplicadas em nossas vidas, para confiarmos em Deus e no seu ungido apenas. 

Para complementar seu estudo sobre o salmo 2, você pode ler também. 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *