fbpx

Todos precisamos descansar no Senhor

Todos precisamos descansar no Senhor

Quando se pensa em descansar no Senhor, não estamos falando em cruzar os braços e esperar que tudo caia do céu. Precisamos confiar em Deus e ter a esperança de que Ele tem o melhor para nossas vidas. Neste texto vamos falar um pouco sobre a importância de tirar um período para descansar em Deus, e como devemos aguardar pelo seu agir, sem ansiedade ou medo. Separamos essa reflexão em duas partes para que nosso raciocínio sobre o descanso que o Senhor nos dá seja completo. 

BAIXE ESTE ESTUDO SOBRE DESCANSAR NO SENHOR EM PDF CLICANDO AQUI

Em primeiro lugar, devemos perceber que as Escrituras nos trazem alguns ensinamentos interessantes sobre o descanso físico. Todos nós precisamos descansar periodicamente. Desde a criação, vemos isso. O próprio Senhor descansou no sétimo dia. Sabemos, obviamente, que isso não é um relato literal, pois o Criador não descansa, ou não precisa descansar, mas ele “descansou” da própria criação e deixou esse padrão para o ser humano, trabalhar por seis dias e descansar no sétimo. Jesus nos ensinou que o sábado foi criado para este propósito, pois o homem não foi criado para servir o sábado, mas o dia do descanso é que foi criado para o homem. Na agricultura também existe este princípio. A terra, de tempos em tempos, deve ter o seu descanso, para que seus nutrientes se renovem, embora atualmente muitos agricultores de larga escala não respeitem isso, criando grandes áreas de solo infértil, abandonados, ou, no mínimo, comprometido. 

Portanto, o que vemos, e esses são pequenos exemplos, que Deus, em sua sabedoria, desde a criação, estabeleceu a necessidade do descanso, como uma defesa de nosso próprio corpo, no entanto, estamos mudando isso. A vida moderna e suas exigências estão querendo transformar o homem em uma máquina, que não pode parar. Os chefes exigem trabalhos nos finais de semana e em horários estendidos, a indústria precisa criar produtos e quem coloca um freio nisso, logo é cortado do quadro de funcionários. Mesmo o autônomo ou empreendedor se acostuma a atender seus clientes fora de horário, sob o risco de perdê-los.  

Até o descanso foi transformado pela carne em algo ruim, algo que não podemos fazer. Portanto, o cristão que pensa em descansar no Senhor, quase sempre, não está acostumado a fazer isso, descansar ou esperar. Vivem em um época em que tudo precisa ser feito com rapidez ,”pra ontem”. Não deixe que as exigências mundanas corrompam seu direito de descansar, esperar. A sua mente e o seu corpo precisam descansar no Senhor.  

Ansiedade 

Temos dificuldades em descansar no Senhor porque vivemos em função de intermináveis lista de tarefas. No trabalho, em casa, na igreja, na faculdade, na academia. Começamos a assumir diversos compromissos e, quando menos percebemos, nossos dias estão corridos. Não temos tempo para nada e ainda, para piorar, estamos sempre atrasados. Essa cobrança da vida moderna acaba com nossa agenda. Focamos nos cobrando para ser a melhor mãe, como aquelas que seguimos no Instagram, a melhor funcionária, para sonhar com a promoção, a melhor em tudo. Mas, no fim, nos frustramos porque ninguém consegue ser o melhor em tudo, por isso, temos que adotar prioridades. 

Descansar no Senhor não significa ficar parado esperando as coisas caírem no nosso colo, mas entender que Ele é justo e fiel para sondar nossos corações e guiar nossa vida como for melhor para ele. Para isso, talvez você precise parar de se comparar com as pessoas de suas redes sociais, entender que às vezes é melhor ganhar menos para ter mais tempo para sua família ou parar com a academia e focar em se alimentar melhor, por exemplo. Ore, entregue a Deus seus sonhos, seus projetos, seus medos e suas aflições. Deixe que Ele te mostre o momento de plantar e o momento de esperar a colheita. Reorganize sua rotina, tire dela o que não é essencial e confie em Deus. 

Esperança 

Muitas vezes, nossa ansiedade e nossos medos vêm de coisas das quais não temos controle. Este é o momento de descansar no Senhor. Se você está desempregado, foi diagnosticado com alguma doença, perdeu alguém querido, não importa a situação, perceba que suas ações têm um limite. Descansar no Senhor é um reconhecimento de nossos limites. Nossa esperança não pode estar atrelada a um vereador, um chefe, um parente, um curso, um diploma. Por mais que essas coisas sejam boas e possam, sim, abrir algumas possibilidades, tudo está nas mãos de Deus. Tenho certeza que você pode lembrar de alguma situação em que confiou em alguém, ou até em você mesmo, mais que se frustrou e as coisas não saíram como esperado. 

Somente Jesus pode nos garantir que nosso momento de angústia passe, nos trazendo de volta o sorriso no rosto. Confiar e descansar no Senhor não significa que tudo o que desejamos vai acontecer, mas entender que nada foge de seu controle. Devemos manter nossa fé, nossa alegria e nosso amor independente de qualquer situação. Nossa esperança está na vida eterna, e não apenas nessa, como diz a Bíblia. 

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 1 Coríntios 15:19 

Descanse em Deus, leve refrigério para sua alma, paz, um momento de tranquilidade, para retirar de seus ombros o peso de toda cobrança de outras pessoas, para encontrar em você mesmo forças para continuar fazendo o seu melhor para Deus e para o próximo. Sem essa pausa, seus sentimentos entram em colapso e tudo o que você pode não enxergar o que é óbvio, o que está perto de ti. 

BAIXE ESTE ESTUDO SOBRE DESCANSAR NO SENHOR EM PDF CLICANDO AQUI

Para complementar sua leitura sobre descansar no Senhor, recomendamos que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *