fbpx

Esboço de pregação sobre vitória no deserto

Esboço de pregação sobre vitória no deserto

Neste esboço de pregação sobre vitória no deserto vamos ver que também é muito importante manter em nossa memória tudo o que o Senhor fez por nós. Quando o povo de Israel saiu do Egito, logo começou a murmurar. Hoje nós vamos ver um pouco o que representa o deserto, como devemos nos comportar nele e como ouvir a voz de Deus para que possamos, de fato, alcançar a vitória. Se você está lendo este texto para estudo pessoal, aproveite depois para ler o texto de Êxodo 15, para entender o contexto de nossa reflexão. Se você vai fazer um esboço de pregação sobre vitória no deserto, anote os tópicos e tente sempre colocar experiências pessoais sobre situações que te fizeram aprender sobre o assunto exposto. 

Ao ler Êxodo 15, lemos a primeira referência de louvor na Bíblia, que é o cântico de Moisés, após a saída do Egito e a travessia do Mar Vermelho.  

Vamos tomar como base para este esboço de pregação sobre vitória no deserto, o seguinte trecho bíblico. 

Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água. Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou. E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara. Êxodo 15:22-26 

Agora vamos dividir o nosso estudo em partes. 

Por que estou no deserto? 

Cada um de nós pode atravessar um deserto diferente na vida, alguns passam por problemas de ansiedade, outros de depressão, outros problemas com filhos, ou ainda de saúde, emprego, financeiro etc. Se analisarmos nossa vida, sempre existe uma área que gostaríamos que melhorasse. Às vezes, os problemas parecem se acumular, mas precisamos entender que o deserto é um processo natural. Não entramos no deserto porque estamos em pecado, ou por que o Senhor está se desagradando de nós. Pelo contrário, o deserto é período que nos ensina muitas coisas. Devemos lembrar que além de Israel, o próprio Jesus passou pelo deserto. 

Neste tempo de incertezas, dores e desafios, precisamos manter a cabeça calma e sermos gratos a Deus. Quando estamos passando por dificuldades, nossas emoções ficam conturbadas e a tendência é começar a reclamar da situação, com isso abrimos a mente e coração para a ingratidão. 

Reparem que o povo de Israel, quando saiu do Egito louvou a Deus e logo em seguida foi levado a um lugar de águas amargas. Muitas vezes somos levados ao lugar de águas amargas para que nossa fé seja confirmada, para que possamos mostrar que somos fiel, em especial ao inimigo de nossas almas, que nos quer ver derrotados. 

Assim como aconteceu com Jó, muitas vezes o inimigo tem permissão para agir em nossas vidas. O Senhor permite para que possamos testificar nossa fé. 

Entenda que o momento do deserto é para que possamos aprender a planejar, refletir e nos organizar. Se você está usando este texto como esboço de pregação sobre vitória no deserto, você pode mencionar um exemplo pessoal de uma luta que passou justamente logo após um momento de luta e louvor. O povo de Israel chegou às águas amargas após um momento de muito louvor, mas ao enfrentarem um novo desafio, voltaram a murmurar. 

Ingratidão e dúvidas 

Assim como o povo de Israel, podemos reclamar e murmurar quando enfrentamos um momento de dificuldade logo após outro. O mais interessante é ressaltar que eles haviam acabado de louvar a Deus pela travessia. O louvor é fundamental na vida do cristão. Como mencionamos, o louvor de Moisés, e Miriã, é o primeiro relato de adoração deste tipo, através da música, na Bíblia. Hoje, precisamos compreender que o louvor não é apenas para cantarmos após uma vitória, mas precisamos viver a adoração, constantemente. 

Não deixe que a ingratidão e as dúvidas tirem o louvor dos teus lábios. Não permita que as águas amargas tirem o seu louvor. O povo israelita havia passado por um momento sem igual em sua história, muito pior que as águas amargas, mas eles não conseguiram lembrar disso. Olharam apenas para a situação de forma simples, pensando que aquela situação seria insuportável. Você consegue imaginar a alegria daquele povo quando eles viram o oásis, mas logo a alegria virou decepção, quando descobriram que as águas eram amargas. Muitas vezes, em nossas vidas, criamos expectativas em cima de uma situação e mais pra frente nos decepcionamos. Não permita que seus sonhos e desejos pessoais, suas expectativas, se tornem o principal objeto de sua fé, pois se você descobrir que as águas são amargas, sua frustração te fará murmurar e negar a mão de Deus. Um emprego, uma casa, um relacionamento. Muitas pessoas colocam suas expectativas de vida e alegria nessas coisas, mas quando são frustrados, culpam o Criador ou matam a própria fé, por causa da insatisfação. 

Não crie expectativas no que não podemos ter certeza. Podemos passar por decepções que vão desafiar nossa fé. Se você está preparando um esboço de pregação sobre vitória no deserto, cite uma situação pessoal na qual você se decepcionou e sua fé ficou abalada e ressalte como foi importante se apegar a Deus para não desistir da fé. 

Deus nos sara 

Por fim, podemos terminar este esboço de pregação sobre vitória no deserto ressaltando a promessa final do Senhor, um dos trechos bíblicos mais conhecidos. 

E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara. Êxodo 15:26 

Diante do deserto devemos manter nossas convicções, nossa fé. Muitas vezes, quando enfrentamos problemas, queremos achar atalhos para resolver o problema. Alguma coisa para economizar na conta de luz ou água, pensamos em coisas erradas para ganhar um dinheiro a mais, pensamos em coisas erradas para conseguir uma ajuda ou mentimos para sair de uma situação, por exemplo. Quando estamos aflitos, em muitos casos, queremos resolver as coisas do nosso jeito. Precisamos ouvir a voz de Deus. Essa é a hora de ter calma, refletir sobre os mandamentos e a vontade de Deus, para conseguirmos fazer o que é certo. 

Releia o começo do nosso trecho selecionado. 

O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei. Êxodo 15:2 

Pense neste versículo, como um incentivo para louvar a Deus mesmo nas circunstâncias de incerteza. Louve a Deus não apenas após a vitória, mas antes da batalha. Não se enfraqueça com as desilusões e com as “águas amargas” da vida. Persista em sua adoração e em seu louvor. 

Termine seu esboço de pregação sobre vitória no deserto com um exemplo pessoal de uma situação na qual você conseguiu louvar a Deus diante de uma dificuldade, e depois obteve a vitória, louvando a Deus novamente, após vencer o obstáculo. 

Se você tem mais dicas e opinião sobre vitória no deserto, deixe seu comentário. 

Você pode complementar seu esboço de pregação sobre vitória no deserto, lendo os seguintes textos: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *