fbpx

A história de Sansão e Dalila

A história de Sansão e Dalila

Ao ler a história de Sansão e Dalila aprendemos como é importante levar a sério nossa aliança com Deus. Neste modelo de aula, vamos ver como os erros de Sansão custaram sua própria vida, além de causarem a ele uma vida dolorosa e triste. Se, desde o começo, Sansão tivesse seguido os planos do Eterno para ele, certamente, teria uma vida mais próspera. Ao invés de seguir os planos de Deus, Sansão decidiu fazer tudo o que queria, foi para uma região que não deveria, Gaza, teve relações com prostitutas e casou-se com uma mulher estrangeira, que não mantinha os costumes dos judeus. Como se não bastasse, ainda revelou seu segredo a Dalila, que chamou os filisteus para prender Sansão. 

Texto bíblico: Juízes 16 

Objetivo: Ensinar às crianças que devemos levar a sério nossa aliança com Deus. 

Para ver as atividades para imprimir desta aula CLIQUE AQUI

Introdução 

Hoje nós vamos aprender uma lição sobre um homem que era muito forte, mas não era muito esperto, que se casou com uma mulher má intencionada. Vamos aprender a história de Sansão e Dalila. Há muitos anos, o povo de Israel não era governado por reis. Juízes espalhados pela nação julgavam os casos e os sacerdotes ajudavam a nação a seguir corretamente os ensinamentos das leis de Moisés. Certa vez, um homem chamado Sansão foi nomeado para ser juiz. Naquela época, os filisteus dominavam Israel. Um dia, um anjo apareceu a uma mulher e lhe avisou que ela teria um filho que ajudaria Israel a se livrar dos filisteus, pois seria um homem muito forte. Assim, mais tarde, essa mulher teve um filho, e batizou-o de Sansão. No entanto, Sansão não poderia cortar o cabelo, caso contrário, ele perderia as forças. 

A história 

Sansão, além de juiz, sempre era chamado para lutar contra os filisteus, por ser muito forte. Com isso, o povo de Israel foi se libertando dos filisteus, aos poucos. Certo dia, Sansão saiu de sua cidade e foi até uma cidade conhecida como Gaza, chegando lá, os filisteus ficaram sabendo que ele estava lá. Naquela época as grandes cidades, como Gaza ou Jerusalém, por exemplo, eram cercadas por muros e tinham portões, igual alguns filmes que mostram os castelos medievais. Então, ao saberem que Sansão estava dentro de Gaza, os filisteus falaram – vamos trancar os portões e deixar Sansão aqui dentro e armaram uma emboscada para matarem ele, mas Sansão era tão forte que saiu dali arrancando a porta e passando pelos soldados filisteus,que não conseguiram vencê-lo. 

Enquanto ainda estava na região, Sansão viu uma mulher muito bonita, chamada Dalila. Ele se apaixonou por ela e se casou com ela. No entanto, ela era filisteia e os filisteus tiveram uma ideia para tentarem derrotar Sansão. Eles chamaram Dalila para conversar e lhe prometeram pagar uma grande quantidade de dinheiro para ela contar o segredo da força de Sansão. Ela aceitou, na hora. 

Aqui, podemos ver um grande erro de Sansão. Ele saiu do meio de seu povo para fazer coisas erradas em outro país. Neste ponto, a história de Sansão e Dalila nos ensina que devemos nos manter junto ao povo de Deus para evitar que participemos de coisas erradas e para não fazermos amizades com pessoas que não têm compromisso com Deus. 

Em nossas vidas vamos conhecer muitas pessoas que não creem em Deus, ou que até acreditam, mas fazem muitas coisas erradas. Não devemos ser influenciados por essas pessoas, a ponto de fazer coisas erradas, que sabemos que é pecado, só para manter a amizade com essas pessoas. 

Então, um dia, Dalila estava a sós com Sansão e pediu para ele contar o segredo de sua força. No entanto, ele mentiu dizendo que se amarrassem ele com cordas de arco (essas cordas de arco e flecha) novas e molhadas, ele ficaria fraco. Dalila fez um teste quando Sansão estava dormindo, amarrou-o, como ele disse que não poderia e começou a gritar – Sansão, os filisteus estão vindo. Ele acordou e arrebentou as cordas facilmente. Dalila, então, ficou triste e disse – por que você me enganou me diga a verdade. Depois disso, Sansão ainda enganou Dalila mais duas vezes. Todas as vezes, Dalila tentou deixar Sansão fraco, mas não conseguiu porque Sansão sempre enganava ela. Até que um dia, Sansão falou a verdade e contou que se cortasse o cabelo dele, ele ficaria fraco. Enquanto estava dormindo, Dalila cortou o cabelo de Sansão. Então ela percebeu que desta vez Sansão havia falado a verdade. Dalila, então, chamou os guardas filisteus, que conseguiram pegar Sansão. Os filisteus furaram os olhos de Sansão e o levaram para uma prisão. Na prisão, Sansão tinha que trabalhar moendo trigos. 

Outra questão importante que aprendemos com a história de Sansão e Dalila é que nossas promessas com Deus devem ser levadas a sério. Sansão não se importou com a promessa com Deus e contou para Dalila sua fraqueza. Ele ficou mais preocupado em agradar Dalila do que agradar a Deus. Quando oramos e fazemos alguma aliança com Deus, devemos ser prudentes, cumprir a promessa e não precisamos ficar contando para todos sobre nossa aliança. É mais importante manter nossa aliança com Deus do que agradar as pessoas.  

Muitas vezes, quando queremos fazer amizades, fazemos coisas que sabemos que é errado só para nos tornarmos amigos dessas pessoas. Não podemos abrir mão de fazer o que é correto só para agradar os outros. 

Com o tempo, o cabelo de Sansão foi crescendo e ele foi ganhando força. Depois de um tempo, os filisteus fizeram uma festa para o deus deles, Dagom, e tiveram a ideia de pegarem Sansão para ficarem caçoando dele no meio da festa. Então, os filisteus pegaram Sansão na prisão e ficaram tirando sarro dele. Eles fizeram uma festa no principal templo da cidade. Haviam mais de três mil pessoas na festa. Os filisteus cantavam  O nosso deus entregou nas nossas mãos o inimigo que destruía a nossa terra e matava muitos dos nossos. 

No meio da festa, Sansão teve uma ideia e pediu para ficar encostado nas colunas do templo. Quando ele sentiu que estava nas colunas do tempo, ele orou a Deus e pediu forças pela última vez, então ele começou a puxar as colunas do templo, que caíram, derrubando o templo inteiro. 

Conclusão 

Quando templo caiu, muitas pessoas morreram, inclusive Sansão. Neste dia Sansão matou mais gente do que durante toda sua vida. 

Quando a mãe de Sansão ficou grávida, ela já havia feito um pacto com Deus de que seu filho seria servo do Senhor. No entanto, Sansão fez muitas escolhas erradas e deixou de ter uma vida de vitórias e conquistas para ficar preso e cego. Tudo isso porque desejou fazer as coisas como bem queria, sem ouvir os conselhos de seus pais, de outros juízes e dos sacerdotes hebreus. 

Outra lição que aprendemos com a história de Sansão e Dalila é que quando decidimos deixar a vida com Deus, nos tornamos cegos e prisioneiros do pecado. Não deixe os caminhos de Deus, ou o pecado vai se tornar comum na sua vida e você não conseguirá enxergar claramente o que é certo e errado. 

Oração 

Se você deseja, hoje, fazer uma aliança com Deus, o primeiro passo é aceitar Jesus como seu salvador. Se você ainda não aceitou Jesus como eu salvador, você pode fazer isso agora. 

Se você já aceitou Jesus como salvador, mas deseja manter essa aliança para sempre e quer forçar para lutar contra o pecado, então, você pode orar comigo. 

Se você gostou dessa história de Sansão e Dalila, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *