fbpx

A história da torre de Babel  

A história da torre de Babel  

A história da torre de Babel pode nos ensinar muitas coisas práticas para nossa vida. Como cristãos, essa é uma narrativa que engloba diversas características de nossa sociedade moderna, por isso, conhecer a história da torre de babel é tão importante, tanto para crianças, como para adultos. Neste modelo, fizemos um resumo para quem é professor da escola bíblica dominical infantil, mas seu aprendizado pode ser absorvido por todos. Recomendamos que você leia o texto completo, antes ou depois de ler este resumo. A história da torre de Babel é narrada logo após a história sobre a arca de Noé. É um relato breve, mas muito curioso. 

Antes de começar a história da torre de Babel, vale destacar algumas curiosidades históricas, que corroboram para o relato bíblico. Segundo a Bíblia, a torre foi construída próxima à planície de Sinar, região onde ficar o atual Iraque. Nesta área, arqueólogos encontraram os zigurates, estruturas altas, parecidas com pirâmides, que serviam para adorar deuses. O curioso é que o formato quadrangular, não redonda, seria mesmo a melhor forma para construir uma torre alta, naquela época. Quando falamos em torre, imaginamos uma construção circular, mas devido às dificuldades dessa arquitetura, é bem provável que a torre de Babel tenha sido nos mesmos moldes destes zigurates. Como a torre de Babel não foi concluída, nunca a acharemos, mas na própria Babilônia existiram réplicas dessas obras. Talvez, essa seja a evidência bíblica mais antiga que encontraremos, pois todo o resto deve ter sido destruído durante o dilúvio. 

Texto: Gênesis 11 

Objetivo: ensinar sobre a importância da unidade, no lar e na igreja 

Introdução 

A história da torre de Babel aconteceu alguns anos após o dilúvio da época de Noé. Quando a família de Noé saiu da arca, a ordem de Deus foi para que o povo se espalhasse por toda a Terra, no entanto, os homens resistiram a este comando e queriam ficar juntos, como um só grande povo. Não sabemos ao certo quem comandou esta empreitada, mas de acordo com a mitologia da Babilônia e o relato bíblico, de Gênesis 10, é bem provável que Ninrode, mencionado como o primeiro homem de renome da antiguidade, tenha participado desta empreitada. Os homens queriam formar uma grande cidade, onde pudessem viver juntos para sempre. 

Como a história da torre de Babel é curta, o professor pode optar por contar essa curiosidade, ou sobre os zigurates, para complementar a aula. 

A história 

Além de quererem morar juntos, o povo decidiu que construiria uma grande torre, uma estrutura que chegasse ao céu. Isso faria deles homens inesquecíveis, que seriam adorados como deuses. Além disso, a construção faria que todos os povos vivessem próximo a esta obra, assim, dificilmente, os homens se espalhariam pelo mundo. Ao ver essa idéia, o Senhor se irou, pois estavam descumprindo seu propósito. Assim, ao ver que os homens planejavam construir essa grande torre, Deus resolveu acabar com os planos desses homens de uma forma bem criativa, Ele decidiu que iria distribuir línguas diversas entre as pessoas, assim elas não conseguiriam dar andamento ao projeto. Assim, os homens começaram a falar diversos idiomas e não conseguiam se comunicar. 

Os trabalhadores não conseguiam se entender, então resolveram parar a obra. Depois, os povos decidiram se unir com quem falava o mesmo idioma e se espalharam pelo mundo, como deveriam ter feito desde o começo. 

Conclusão 

A torre nunca foi terminada porque não houve unidade entre os trabalhadores. Provavelmente, alguns queriam fazer de um jeito, outros tinham outras idéias, mas não conseguiam se entender e decidiram abandonar o grande projeto. O principal ensino que tiramos deste relato é que o orgulho humano nunca se igualará ao poder de Deus. Aqueles homens queriam ser grandes e inesquecíveis, mas não conseguiram cumprir o propósito de seus corações porque não estavam agindo conforme a vontade de Deus. Hoje, muitas pessoas querem se tornar grandes, famosos e ter autoridade, mas nada disso impressiona o coração de Deus. Devemos ter um coração humilde para sermos obedientes a Deus. 

Aplicação 

Algo importante a se destacar na história da torre de Babel é importância da unidade, da comunicação. Em nossa vida cristã, precisamos viver em unidade, com nossa família e com nossa igreja. Precisamos ter os mesmo objetivos, combater os mesmo problemas, nos dedicarmos aos mesmos planos. Se alguém na família estiver doente, por exemplo, todos devem se compadecer e ajudar esta pessoa a se recuperar. Se alguém está passando por algum problema, devemos nos importar em ajudar, e não viver como pessoas individualistas no mesmo lar. Não podemos ter projetos diferentes, regras diferentes ou conceitos morais diferentes. Em um lar, precisamos “falar a mesma língua”, ou seja, lutar pelos objetivos em comum. 

Um ponto importante para isso é entender que não podemos ter segredos, não podemos fazer coisas escondidas, sem que o resto da família saiba. Se pecamos, se quebramos algo, se algo aconteceu na escola, se algum amigo te mostrou um vídeo ou uma imagem que você não gostou, você precisa conversar com os seus pais sobre isso. Quando estiver triste ou preocupado, converse sempre com seus pais, pois eles vão te ajudar a enfrentar seus medos e aflições. 

Na igreja também precisamos ter unidade, por isso existem diferentes igrejas, mas como o mesmo propósito, exaltar o nome de Jesus. Em nossa igreja, precisamos participar, ajudar e nos envolver com os trabalhos desenvolvidos, pois somos um corpo, uma unidade. 

Para complementar sua aula sobre a história da torre de Babel, recomendamos que leia também, os seguintes modelos de aula. 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *