fbpx

A história de Gideão para EBD Infantil

A história de Gideão para EBD Infantil

A história de Gideão é muito importante para o adulto, por isso, este modelo de aula para crianças nos traz muitos ensinamentos para os professores também. Este modelo de aula sobre Juízes 6, nos fala sobre um dos personagens bíblicos mais emblemáticos. Por muito tempo Gideão passou como um personagem bíblico sem muita importância, mas nos últimos anos, esta figura tem se tornado objeto de estudo muito procurado entre os cristãos. Com esta palavra aprendemos a converter nosso medo e nossa incredulidade em coragem e fé para combater os inimigos mais intimidadores. Com ousadia, podemos crer em Deus para transformar nossos momentos de medo em vitórias e conquistas importantes para nossas vidas. 

  • Texto bíblico: Juízes capítulo 6 a 8  
  • Objetivo: na história de Gideão aprendemos que devemos confiar em Deus para vencer batalhas difíceis. 
  • Atividades para esta aula AQUI
Aqui no site, também tenho outro modelo de aula sobre Gideão, falando especificamente das qualidades que os meninos deve ter. Para ler o outro modelo de aula, clique aqui

Introdução 

Na aula de hoje vamos aprender sobre um juiz de Israel. Depois que os hebreus entraram na Terra Prometida, eles não nomearam um rei ou um príncipe. Eles eram governados por diversos juízes. Cada um atuava em uma região. Um dos juízes mais conhecidos daquela época foi Gideão. Ele enfrentou um problema muito grande, mas confiou em Deus para superar o que parecia impossível. 

Naquela época Israel ainda não tinha um exército forte e nem preparo para lutar contra povos mais fortes, mas Deus cuidava deles e eles conseguiam sobreviver na terra que foi prometida muitos anos antes para Abraão, e que foi conquistada por Josué depois que os hebreus saíram do Egito. Às vezes, o povo seguia os ensinamentos de Moisés, que ensinavam os israelitas a serem fiel a Deus, mas em outras épocas o povo decidia seguir outros deuses e deixavam de lado o único Senhor; adoravam os deuses estrangeiros. 

 

Entre os israelitas, naquela época alguns outros povos moravam ali e começaram a se tornar muito numerosos. Um desses povos eram os midianitas. Os midianitas eram um povo muito numerosos e sempre que eles lutavam contra os israelitas, eles venciam, então eles aproveitavam para pegar tudo o que queriam, como gado, ovelhas, água, plantações e riquezas. O povo de Israel era oprimido pelos midianitas, mas eles nem pensavam em guerrear, pois sempre que havia um conflito eles perdiam. Então, para eles era melhor viver oprimido do que morrerem. Os israelitas já estavam se acostumando a viver assim. Eles tinham que fazer algumas coisas escondidas e quando tinham um gado ou ovelha, por exemplo, também tinham que esconder, pois se os midianitas vissem, pegavam para eles. 

A história 

Um dia, o próprio Anjo do Senhor apareceu para Gideão, que morava no campo. Então o Anjo disse a Gideão que ele conseguiria vencer os midianitas. No começo, Gideão ficou com medo. Primeiro, ele não sabia se aquele anjo era de Deus mesmo. Depois, ele achou que não seria capaz de reunir um exército que pudesse derrotar os midianitas. Um dia, o Senhor explicou a Gideão o que ele deveria fazer. Gideão teria que derrubar os altares dos deuses dos midianitas, Baal e Aserá. Então, certa vez, de noite, Gideão tomou coragem e fez isso. Foi até a cidade que tinha esses deuses e os derrubou. De manhã, os midianitas ficaram furiosos e começaram e ir atrás de quem teria feito aquilo. Os midianitas descobriram que havia sido Gideão, então, foram até a casa dele e disseram para seu pai – traga seu filho aqui porque vamos matá-lo, pois ele derrubou o altar de Baal. Então seu pai respondeu – ué, Baal não é deus? Então que ele se defenda. Ao ouvir aquilo os midianitas ficaram furiosos e resolveram que iram acabar com a família e a cidade onde morava Gideão. Os midianitas falaram que iriam arrumar o exército para acabar com a cidade de Gideão. Então, Gideão também reuniu 32 mil pessoas para guerrear, mas o próprio Senhor disse a ele –“você reuniu muitas pessoas. Se vocês vencerem, vão achar que venceram sem minha ajuda. Diga para quem estiver com medo para ir  embora”. Então, Gideão fez isso, pediu para que todos que estavam com medo que fossem embora. Sobraram 10 mil homens para o combate. Mas Deus falou que era muita gente ainda. Então, eles foram para um rio beber água e Deus falou para Gideão: 

– Peça para eles beberem água. Alguns vão juntar as mãos para beber e outros vão se ajoelhar. 

Gideão falou para o povo que eles deveriam beber água. Apenas 300 homens juntaram as mãos e beberam água. Então o Senhor disse para Gideão, que apenas os 300 homens iriam para guerra. 

Então, Gideão foi guerrear. Chegando no acampamento onde estavam os midianitas, Gideão ouviu um homem falando com outro que tivera um sonho, no qual o exército de Gideão vencia. Ao ouvir isso, Gideão ficou mais tranquilo e confiante. Então, pouso depois, Gideão ordenou o ataque dos israelitas aos midianitas. Era quase meia noite, quando Gideão e os israelitas iniciaram o ataque. O Senhor fez que os midianitas ficassem confusos e eles começaram a se atacar, uns contra os outros. 

Conclusão 

Assim, os 300 homens de Gideão lutaram e venceram os midianitas, que fugiram apavorados, pois estavam confusos. Gideão capturou os príncipes dos midianitas e os venceu. Assim, depois deste dia, nunca mais os midianitas tentaram oprimir os israelitas. 

Na aula de hoje vimos como é importante confiar em Deus para nos livrar de tudo o que nos oprime. A pior coisa que pode oprimir o homem é o pecado. Mas Deus nos ajuda, através de Jesus Cristo, a vencer o pecado também. A Bíblia nos diz que todos nós somos pecadores e precisamos ter fé que Jesus morreu pelos nossos pecados, para nos salvar, mas para isso precisamos nos arrepender. Se você quer, hoje, se arrepender de seus pecados, podemos orar agora. 

Para complementar sua aula sobre a história de Gideão, recomendamos que leia também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “A história de Gideão para EBD Infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *