fbpx

Modelo de aula sobre Débora e Baraque

Modelo de aula sobre Débora e Baraque

Nesta aula sobre Débora e Baraque vamos ver como é importante confiar em Deus para enfrentarmos grandes desafios. Com esta aula vamos ver como duas mulheres extraordinárias tomaram atitudes corajosas para ajudar seu povo a se livrar de um rei que oprimia os hebreus. Débora era uma juíza corajosa e destemida, que confiou no Senhor quando precisou enfrentar um rival poderoso. Com esta história bíblica aprendemos como é importante confiarmos em Deus nos momentos que somos desafiados. Este modelo de aula para o ministério infantil pode ser adaptado para crianças com seis anos para cima. Se a sua sala de aula do ministério infantil é de crianças com seis ou sete anos, você pode evitar alguns detalhes para encurtar a aula e torná-la mais simples, para que eles possam aprender o básico da lição. 

Objetivo: Ensinar às crianças a confiar em Deus quando tivermos uma tarefa a cumprir. 

Texto bíblico: Juízes 4 e 5 

Para ver as atividades para imprimir desta aula CLIQUE AQUI

Introdução 

Hoje nós vamos aprender sobre uma história que aconteceu há mais de mil anos antes mesmo de Jesus nascer. Naquela épocaIsrael era uma nação nova, tinha sido criada a poucas décadas. Eles tinha chegado em Canaã, enfrentado muitas batalhas para conquistar as terras. Depois de enfrentar muitos inimigos, Israel estava começando a se tornar uma nação estável, mas eles deixaram muitos estrangeiros se instalarem no meio deles, e os israelitas começaram a seguir inúmeras outras religiões. Além dos costumes dos outros povos, grande parte de Israel era idólatra, ou seja, adoravam outros deuses, e não confiavam no Senhor verdadeiro. Isso trouxe muitos problemas. 

Certa vez, um rei chamado Jabim atacou Israel e conseguiu vencer, cobrando impostos do povo hebreu. Este rei tinha um comandante do exército muito famoso naquela época, chamado Sísera. Este rei, Jabim, reinava em uma nação ao norte de Israel, ele era um cananeu. Como ele tinha um exército muito poderoso, com 900 carros de ferro, ele oprimia o povo de Israel, cobrando impostos e fazendo outras crueldades. Assim, os israelitas já estavam sob o domínio dos cananeus por vinte anos, até que uma mulher tomasse uma decisão super importante. 

 

A história 

O povo de Israel era praticamente escravo em sua própria terra. Depois de vinte anos assim, finalmente começaram a clamar para que Deus os ajudasseEntão, o Senhor falou com uma juíza de Israel. Naquela época, Israel nem tinha reis ou príncipes. A nação tinha alguns juízes que julgavam o povo conforme as leis de Moisés. Eles ainda estavam se organizando, nem tinha exército direito. Então, o Senhor falou com Débora que iria ajudar o povo de Israel. Débora então, foi falar com um homem chamado Baraque, que iria comandar o povo de Israel. 

Débora e Baraque então conversaram sobre como iriam se livrar do rei Jabim. Débora pediu para que Baraque reunisse dez mil homens de Israel para a batalha. A juíza falou para Baraque. “Reúna dez mil homens e leve-os para o monte Tabor”. No entanto, sabendo que Sísera era um grande guerreiro e que Débora era uma mulher com unção de Deus, Baraque pediu para Débora ir com ele pra batalha. 

Crianças, você já pensou em um líder do exército, chamando uma mulher para ajudar na batalha? Isso aconteceu porque Débora e Baraque seriam usados por Deus para que o Eterno mostrasse seu amor ao povo de Israel. 

Débora respondeu para Baraque que iria sim para a batalha, mas que, como ele (Baraqueestava com medo, ou duvidando do poder de Deus, não sabemos ao certo, Débora falou que Baraque não iria matar Sísera e ficar conhecido como um grande guerreiro. Sísera seria morto nas mãos de uma mulher. 

Então, os israelitas foram para o monte Tabor e subiram. Então, avisaram Sísera que os israelitas estavam reunidos para batalhar. Sísera ficou com raiva e reuniu todos os 900 carros e mais os soldados dos cananeus para a batalha. Quando eles chegaram perto do monte, os hebreus desceram e foram para a batalha. Então, uma chuva começou a cair, os cavalos e os carros dos cananeus começaram a emperrar (professor, para compreender sobre a chuva, leia Juízes 5, pois Débora menciona essa chuva em sua canção). 

Os israelitas começaram a vencer a batalha, então Sísera resolveu fugir para uma cidade ali perto, que era dominada pelos cananeus também. Ele se escondeu na casa de uma mulher chamada Jael, que era casada com um homem chamado Héber 

Quando entrou na casa, Sísera disse para Jael, “me dê um pouco de água”, e foi se deitar. Jael lhe deu um pouco de leite e ele começou a descansar ali mesmo, na casa de Jael, escondido dos israelitas. Jael sabia que Sísera era uma pessoa má e cruel. Quando ele dormiu, a própria Jael resolveu mata-lo. Assim, o povo de Israel finalmente se libertou do domínio dos cananeus, com ajuda de Débora e Baraque, que comandaram o combate contra os cananeus. 

Conclusão 

Depois desta batalha, os israelitas tiveram paz por quarenta anos. Nenhum outro povo tentou fazer guerra contra eles, e eles puderam prosperar em sua terra. 

Na aula de hoje vimos como é importante confiar em Deus para cumprir nossos objetivos. Débora e Baraque ajudaram Israel a vencer o rei opressor e viverem livres em sua terra, mas isso aconteceu porque o povo se arrependeu de estar adorando outros deuses. 

Oração 

Hoje aprendemos que Deus nos ajuda a vencer a opressão de nossos inimigos quando nos arrependemos. Existe algo muito mais forte que Sísera e Jabim que nos oprime, que é o pecado. Vencer o pecado não é possível sem arrependimento. Por isso, só podemos vencer o pecado quando nos arrependemos e reconhecemos que precisamos de Jesus para nos perdoar de nossos pecados. Se você nunca orou a Deus pedindo pelo perdão de seus pecados e pedindo para Jesus ser o seu salvador, podemos fazer isso agora. Ore! 

Se você já aceitou Jesus como salvador, mas precisa da ajuda de Deus para vencer outros problemas que estão te deixando triste, vamos orar agora. Ore! 

Em nosso site, temos muitos outros modelos de lição para EBD infantil, como esta de Débora e Baraque. Eis alguns exemplos: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *