fbpx

Abraão e Isaque no monte Moriá 

Abraão e Isaque no monte Moriá 

Nesta história de Abraão e Isaque no monte Moriá aprendemos uma das coisas mais difíceis para nosso dia a dia, que é abrir mão de algo que gostamos muito. Aliás, mais do que isso, nos ensina até mesmo abrir mão de um presente de Deus, algo que nos custou, foi uma promessa do próprio Criador e que, mesmo assim, devemos estar dispostos a sacrificar. Um emprego, um relacionamento, uma comodidade. Algo que sabemos que foi dado pelo Senhor, mas que, em determinado momento, temos que abrir mão, ou seja, deixar de lado uma coisa que nos trouxe, e nos dá, tanta alegria por obediência. 

Nesta aula para EBD Infantil, vamos falar um pouco sobre este caso, relatado em Gênesis 21:1 a 8 e Gênesis 22:1 a 14. Leia bem estes trechos para preparar sua aula. Se você nunca falou de Abraão e Isaque com seus alunos, é melhor explicar um pouco sobre Abraão. Talvez, não seja necessário falar muito sobre Isaque, pois neste próprio resumo falamos um pouco sobre seu nascimento até o dia em que foi levado ao monte Moriá. Com esta aula podemos ensinar algo muito valioso para a vida cristã, que nem todos os nosso presentes, nossas conquistas são para sempre e que muitas vezes, Deus nos dá algo muito bom, mas a gente fica muito apegado a esta coisa e acabamos “idolatrando” essa coisa mais do que tudo. 

Para ver as atividades e desenhos sobre esta aula CLIQUE AQUI

Quem aqui tem algo muito legal, algum brinquedo uma roupa ou um jogo que goste muito? Deixe as crianças falarem um pouco sobre isso. Quem aqui já orou para conseguir algo e conseguiu, recebeu o que queria? Se as crianças não se manifestarem, você mesmo, professor, pode dar um exemplo pessoal de algo que pediu a Deus e recebeu. Quem aqui teria coragem de devolver ou doar essa coisa que gosta tanto? Já pensou você orar tanto por alguma coisa, aí Deus te dá, mas depois ele pede de volta. A gente ia ficar confuso, não é mesmo? Na história de hoje vamos aprender sobre um homem que ganhou um presente de Deus, mas que, algum tempo depois, o Senhor pediu isso de volta. 

A história 

Há muitos anos, cerca de quatro mil anos atrás, existia um homem chamado Abraão. Ele sempre buscava fazer o que agradava a Deus. Era um homem gentil e obediente. Ele era tão obediente a Deus, que hoje em dia nós o chamamos de amigo de Deus. Mas, ele tinha um problema, ele não tinha filhos. Naquela época a humanidade ainda estava se formando e era importante que as famílias tivessem muitos filhos para trabalharem e não passarem fome. Abraão e sua esposa, Sara, não tinham filhos, mas um dia, o Criador lhe prometeu que ele seria pai de multidões. Abraão seria pai de uma grande nação. 

O tempo foi passando e Abraão e Sara continuavam sem filhos, até que Abraão completou cem anos, e Sara tinha noventa. Quando o Eterno lhe disse que eles seriam pais de uma nação, Sara nem acreditou, achou que não seria possível, mas pouco tempo depois, realmente eles tiveram um filho, e colocaram seu nome de Isaque. Abraão e Isaque andavam sempre juntos e Abraão amava seu filho, tratava ele muito bem, ensinava as coisas do dia a dia. Eles estavam, finalmente, vivendo dias felizes. No entanto, quando Isaque ainda era pequeno, muito jovem, algo aconteceu que não fazia muito sentido, pois, certo dia, Deus pediu que Abraão sacrificasse seu filho, ou seja, matasse ele. 

Que estranho não é mesmo? Será que Deus teria coragem de fazer isso, pedir para um pai matar seu próprio filho? Por que será que Deus estava pedindo isso? 

Abraão ficou muito triste e pensou sobre aquilo, mas não duvidou do que deveria fazer. Chamou seu filho, pegou o material que usava para sacrificar os animais e foram a uma montanha chamada Moriá. Abraão e Isaque caminhavam por lá e Isaque não tinha a menor ideia do que aconteceria. Talvez, se Abraão tivesse contato ele fugiria. Já pensou se teu pai te chama para uma montanha e fala “vamos lá porque eu preciso sacrificar você”? Você iria? Claro que não. Abraão e Isaque caminhavam lentamente. Abraão ainda não estava entendendo. 

Na verdade, claro que Deus não queria que Isaque fosse morto. Deus estava mostrando a Abraão como é importante confiar em Deus mesmo quando algumas coisas ruins e estranhas acontecem conosco. Muitas pessoas ficam bravas com Deus porque ficam doentes, porque perdem alguém da família, porque desmancha o namoro ou perdem um emprego, por exemplo. Quando passamos por momentos assim é que devemos fortalecer nossa fé. Se a gente não tiver problemas nunca, nossa fé vai ser fraca e um dia, quando enfrentarmos uma situação difícil, a gente perde a fé, porque nunca tivemos experiências com Deus.  

Abraão e Isaque demoraram três dias para chegar ao local. Em determinado momento, Isaque achou estranho o pai estar com as ferramentas de sacrifício, mas sem nenhum animal; e perguntou ao pai “cadê o sacrifício? Estou vendo as ferramentas, mas você não tem nenhum animal”. Abraão ficou sem graça e respondeu apenas “Deus vai providenciar”. Chegando no local, Abraão pegou seu filho e começou a prepara-lo, amarrando. Isaque deve ter ficado espantado, mas não fugiu. Quando estava tudo pronto, o Senhor disse para Abraão: pare! Você não precisa fazer isso. Já vi que me amas mais que ao seu próprio filho, seu único filho.  

Depois disso, Abraão viu um carneiro por ali, e então Abraão e Isaque pegaram o carneiro e sacrificaram o animal. Abraão começou a chamar aquele lugar de Deus proverá, no idioma deles – Jeová Jire. 

Conclusão 

Quando decidimos obedecer a Deus, mesmo quando as coisas parecem complicadas, ele vai providenciar a solução. O problema é que muitas pessoas se apegam tanto às coisas que têm, que quando perdem, ficam bravas com Deus, e abandonam a fé. 

Para ver as atividades e desenhos sobre esta aula CLIQUE AQUI

Ore 

Hoje vimos que Abraão e Isaque passaram por um momento difícil, mas o próprio Senhor sacrificou seu filho, Jesus, por nós, por nossos pecados. Se você nunca orou a Deus para que Jesus seja o Senhor de sua vida, podemos fazer isso agora. 

Se você já é cristão, vamos orar para Deus nos ajudar a providenciar uma solução nos momentos mais difíceis de nossas vidas. 

Leia também:

 
Compartilhe

3 comentários sobre “Abraão e Isaque no monte Moriá 

  1. Deus nos honra sempre, a obediência a Ele e a fé , fazem a diferença quando precisamos tomar decisões difíceis na nossa vida, pois com Ele em tudo somos mais que vencedores!

     
  2. Muito obrigada tem sido para mim uma grande ajuda o vosso trabalho, pois dou aulas de Educação Moral Evangélica na escola do primeiro ciclo
    as lições estão muito bem explicadas e fieis ao texto Bíblico que Deus vos abençoe.
    E continuem com o vosso excelente trabalho.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *