fbpx

História sobre a arca de Noé 

História sobre a arca de Noé 

E ai, “teacher”, tudo em riba? Um dos relatos mais conhecidos da bíblia é a história sobre a arca de Noé. Com ela aprendemos a confiar em Deus mesmo quando todos os demais ao nosso redor dizem que estamos loucos. Qual crente nunca passou por isso, não e verdade?

Com este resumo da história sobre a arca de Noé vamos compreender um pouco o relato bíblico e aprender algumas curiosidades como o tamanho da embarcação e quantos animais, de fato, poderiam ser abrigadas lá. Embora muitos cientistas discutam a narração, queremos explicar neste texto os ensinamentos que este relato bíblico sobre Noé pode nos ensinar para nossa vida prática ainda hoje. Sabemos que muitos críticos encaram a história sobre a arca de Noé como uma fábula, mas veremos que isso não é verdade, e ainda podemos aprender ainda muitas coisas nos dias de hoje. 

Para você que vai levar a história sobre a arca de Noé para sua escola bíblica dominical, o trecho aqui estudado vai de Gênesis 6:1 até Gênesis 9:17. Queremos incentivar as crianças a seguirem sua fé mesmo quando as pessoas ao redor nos acham esquisitos ou diferentes. Aliás, a gente também precisa aprender isso, né? Principalmente quando estamos em uma universidade.

Você pode começar sua aula falando um pouco sobre como é importante a gente estar disposto a ouvir a palavra de Deus e fazer o que ele realmente deseja. Ainda hoje, muitos adultos encaram este desafio. Quando todos ridicularizam a fé e apontam os absurdos de crermos em um Criador Eterno, ficamos nos sentindo menosprezados e muitas vezes nossa fé se abala. Se não tivermos nossas próprias experiência com o Criador, a tendência é ver nossa fé se esfriar. 

  • Para ver as atividades e desenhos sobre esta aula CLIQUE AQUI

Introdução 

Crianças, quem aqui já viu outras crianças se divertindo fazendo algo que você sabe que é errado? Tem criança que gosta de zombar dos outros, tem criança que gosta de fazer palhaçada durante a aula, tem criança que gosta de rabiscar parede e carteira, tem criança que gosta de falar palavrão. Enfim, quem aqui já viu algo assim? Deixe que elas respondam.

E quem aqui já foi zombado por que queria fazer algo certo? Às vezes, quando a gente quer fazer algo certo, outras pessoas tiram sarro da gente. Até quando a gente é adulto isso acontece. A gente fala para as pessoas que a gente não quer fazer alguma coisa, e elas zombam da gente, às vezes até se juntam com outras pessoas para ficarem tirando sarro de nós. Na história de hoje vamos ver que isso já acontece há anos, e vamos ver como um homem decidiu fazer a vontade de Deus, mesmo quando todos tiravam sarro dele. 

A história sobre a arca de Noé

Essa história aconteceu há milhares de anos, mais ou menos há cinco mil anos, ou mais. Isso é mais velho que sua avó, por exemplo. Depois que Deus criou o homem, o homem começou a se multiplicar, a ter filhos e filhos. Com o tempo, já existiam milhares de pessoas na Terra, e, com isso, os homens também começaram a fazer muitas coisas erradas. Começaram a roubar, matar e fazer muitas outras coisas ruins. Dentre todas aquelas pessoas, a única pessoa que ainda gostava de fazer o que era certo se chamava Noé. Ele tinha três filhos casados, Sem, Cam e Jafé. 

Enquanto todos faziam coisas erradas, Noé gostava de orar, e fazer o que Deus lhe mandava. Certo dia, em uma de suas orações, Deus avisou Noé que o mundo iria sofrer um grande dilúvio e que Noé precisaria construir uma grande embarcação. Enquanto a família construía a arca de Noé eles iam avisando às pessoas que o Senhor iria trazer um grande castigo, por isso, as pessoas deveria se arrepender das coisas erradas que faziam.

Você sempre pode se arrepender

Apesar de todos estarem fazendo coisas erradas, elas ainda tinham a oportunidade de se arrependerem.  Esse é um detalhe importante na história sobre a arca de Noé, hein!

Todos nós podemos fazer algo errado, mas isso não significa que perdemos nossa salvação, nós podemos nos arrepender. Quando você, criança, fizer algo de errado, você tem a chance de se arrepender. Por mais que fique triste e saiba que errou, não desanime, Deus quer te dar o perdão. Foi pra isso que Jesus morreu na cruz, para nos livrar de nossos pecados. 

Apesar de Noé avisar a todos que eles poderiam se arrepender de tantas coisas erradas que faziam, ninguém lhe deu ouvidos. A arca de Noé tinha cerca de 150 m de comprimento, 25 m de largura e 15 m de altura. Hoje em dia, existem navios maiores, mas naquela época era quase impossível alguém construir algo assim. Noé e seus filhos demoraram cerca de 100 anos para construírem a arca toda. Ela era feita de madeiras e uma cola, uma resina que se parecia o asfalto. A gente não sabe os detalhes porque faz muitos anos, mas já sabemos que ela poderia levar cerca de 70 mil animais.  

A arca ficou pronta! Glória a Deus!

Quando a arca de Noé estava pronta, ele, sua esposa, seus filhos e as mulheres de seus filhos entraram na arca. Depois disso, começou a chover muito forte. As pessoas do lado de fora perceberam que Noé tinha razão e que elas deveriam se arrepender para que pudessem entrar na arca também, mas agora já era tarde. 

Já pensou ficar lá dentro, limpando as fezes daquele monte de animal? Eca!

A chuva alagou toda a Terra, matando as pessoas e os animais. Foram 40 dias de chuvas seguidos. Depois que choveu tanto, ainda demorou meses para as águas baixarem para que todos pudessem sair da embarcação. A arca de Noé pousou no monte Ararat, que existe até hoje. Depois que saíram da arca, Noé e seus familiares, oito pessoas no total, agradeceram a Deus por terem sobrevivido ao dilúvio. 

Conclusão da história sobre a arca de Noé

O que Noé estava fazendo parecia loucura, uma arca para colocar os animais e sua família. Provavelmente, muitas pessoas acharam que eles iriam morrer lá dentro, mas o que aconteceu foi o contrário; quem estava fora não sobreviveu. Quando decidimos andar com Deus, muitas pessoas vão zombar de você, tirar sarro e falar que você está ficando louco, mas você deve fazer como Noé e confiar que Deus vai lhe ajudar a passar pelos problemas. 

Oração 

Agora vamos orar. Se você nunca teve a oportunidade de pedir a Deus que ele salve você de seus pecados e você está arrependido de ter feito algumas coisas erradas, vamos orar para que Jesus perdoe seus pecados e escreva seu nome no livro da vida. 

Depois de orar pelas crianças não salvas, ore pelas já convertidas. Se você já vem na igreja, já aceitou Jesus como seu salvador, agora vamos orar para que Deus nos ajude a fazer sempre o que é certo, mesmo quando outras pessoas tirarem sarro de nós. 

  • Para ver as atividades e desenhos sobre esta aula CLIQUE AQUI

Leia também:

 
Compartilhe

8 comentários sobre “História sobre a arca de Noé 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *