A história de Adão e Eva infantil 

A história de Adão e Eva infantil 

Quem não conhece a história de Adão é Eva, né, “mermão”? Neste modelo de aula infantil eu fiz um resumo de uma das mais conhecidas histórias bíblicas. Podemos aprender muitas coisas sobre essa história. Para as crianças, podemos separar os ensinamentos de acordo com cada faixa etária. O ensinamento central da história de Adão e Eva é a obediência a Deus e entender que tudo foi criado por Ele. Ao aprendermos sobre Adão e Eva, aprendemos sobre o relacionamento de Deus com os homens e como foi início da história da humanidade.  A história é mais simples que fazer feijão com arroz, mas podemos aprender muitas coisas com esse relato bíblico. Para as crianças menores, podemos focar apenas a criação. Já as crianças com dez anos ou mais, podem aprender um pouco mais sobre o conceito de pecado, desobediência, as consequências do pecado e o perdão de Deus para nós.  

  • Texto base: Gênesis 2 
  • Objetivo: compreender que a desobediência traz consequências graves 
  • Atividades para esta aula

Introdução 

Quem aqui conhece seus avós? Seus avós são filhos de quem? E seu bisavô, teve pai e mãe? Se a gente for voltando no tempo, será que o nosso “tatatatatatataravô também teve pai e mãe”? Será que todos os seres humanos tiveram pai e mãe? Hoje nós vamos aprender a história do primeiro homem e a primeira mulher que existiram. Eles deram origem a todas as pessoas que existem até hoje. Na aula passada, nós vimos que o Senhor criou tudo o que existe no Universo, e no sexto dia Ele criou o homem e a mulher. Na aula de hoje nós vamos conhecer um pouco mais sobre a Adão e Eva, que foram os primeiros seres humanos criados por Deus. Vamos então começar nossa história de Adão e Eva infantil. 



História 

Há muitos anos, não existia nada no Universo, até que Deus resolveu criar todas as coisas. Ele criou todas as coisas em seis dias e, no sexto dia, ele criou o homem e a mulher. Ao contrário dos outros animais que Deus havia criado, Deus criou o homem e a mulher de uma forma especial. Ele falou que criaria o homem à sua imagem e semelhança, ou seja, de uma forma parecida com  Ele mesmo. O Senhor começou a juntar o barro da terra, e deste barro ele fez a forma de uma pessoa. Só que essa “estátua de barro” não tinha vida, era apenas uma estátua. Então, para dar vida ao homem, Deus soprou nas narinas do homem e lhe deu a vida. Assim, Deus tinha criado o primeiro ser humano da história. E colocou o nome dele de Adão. 

O Criador chamou Adão e lhe deu uma ordem. Adão deveria colocar nome em  todos os animais que Deus tinha criado. E assim, Adão começou a conhecer os animais e começou a dar nome a cada um deles. Depois disso, o Senhor percebeu que Adão estava sozinho e todos os outros animais tinham uma companheira.  Deus viu que não era bom que homem  ficasse sozinho e planejou uma mulher para fazer companhia. Para criar a mulher, Deus fez que o homem, Adão, ficasse com muito sono, então, Adão começou a dormir pesado. Durante o sono de Adão, Deus tirou uma costela de Adão e, a partir daquela costela, criou a mulher. 

Professor, dependendo da idade de seus alunos, explique o que é costela e onde ficam as costelas durante a história de Adão e Eva infantil. 

A mulher recebeu o nome de Eva. Agora Adão já tinha uma ajudadora. Deus criou Eva para ajudar Adão em seu dia a dia. Assim, Adão e Eva viviam na Terra sem grandes problemas. No entanto, Deus deu uma ordem para Adão e Eva. Eles viviam no paraíso, no jardim do Édem, e lá eles poderiam comer tudo do bom e do melhor.  O Édem era um jardim muito bonito e grande, mas havia uma árvore que eles não derivam comer do fruto. No centro do jardim havia uma árvore que dava o fruto do bem e do mal. Deus falou para Adão e Eva que eles poderiam comer de tudo, menos desta árvore que havia no centro do jardim, menos o fruto do conhecimento do bem e do mal.  

Naquela época, o homem podia conversar com Deus todos os dias, livremente. Não tinha nenhuma restrição. No fim da tarde, o Criador sempre conversava com Adão e Eva. 

Mas no jardim havia um animal muito maldoso e esperto, que era a serpente. Essa serpente não era como uma cobra qualquer, como vemos hoje em dia. Essa serpente era inimiga de Deus e queria destruir toda a criação de Deus, porque tinha inveja e queria se sentir mais importante que Deus. Certo dia, antes que o Eterno viesse conversar com Adão e Eva, a serpente resolveu enganar Eva. Falou para ela que o fruto do conhecimento do bem e do mal poderia ser comido. Eva ficou com medo no começo e não queria comer, mas aquela serpente era muito esperta e queria convencer Eva que não tinha problema ela comer aquela fruta. 

Então, a serpente falou para Eva: 

– Se você comer desta fruta, você não vai morrer, na verdade, você vai ficar esperta igual ao próprio Deus porque você vai saber a diferença do bem e do mal, do certo e do errado.  

Eva ficou curiosa e animada. Ela achou que seria bom ser igual ao Criador de todas as coisas e resolveu experimentar aquela fruta. Depois de comê-la, ofereceu a Adão, que também comeu. 

Dependendo da idade das crianças, pode ser que elas perguntem como a cobra falou. Existem muitos estudos e teorias sobre isso. Não tem problemas dizer que você não sabe ao certo, mas dê algumas teorias como: tem gente que acha que somente aquela cobra falava, tem gente que acha que no paraíso, Adão e Eva conseguiam conversar com os animais e tem gente que acha que a cobra era na verdade satanás disfarçado para enganar Adão e Eva. Esta parte da história de Adão e Eva infantil costuma levantar muitas dúvidas. Esteja preparado para algumas perguntas. 

No fim da tarde, o Senhor veio visitá-los, e, pela primeira vez, Adão e Eva ficaram com vergonha de Deus porque estavam sem roupa, estavam nus. Então, quando viram que o Senhor estava chegando, resolveram se esconder. Ao chegar, Deus perguntou a Adão e Eva – por que estão se escondendo? – Adão respondeu – porque estamos nus. Então o Senhor disse – quem disse isso? Vocês comeram o fruto que eu falei para comer, não é? – Adão resolveu colocar a culpa na mulher e disse – foi a mulher que tu me deste que me ofereceu. Adão queria escapar da culpa e culpar outra pessoa. Muitas vezes nós fazemos a mesma coisa. A gente fala que foi o fulano que começou, que foi sem querer, que não foi a gente. E por aí vai. Sempre que cometemos um erro, queremos justificar para que a culpa não seja nossa. 

Assim como a cobra enganou Adão e Eva, nosso inimigo quer nos enganar de muitas formas e uma coisa que ele sempre faz é que as pessoas achem que sabem mais que Deus, ou que não precisam de Deus para viverem. 

Professor, neste momento da história de Adão e Eva infantil, você pode ensinar sobre o pecado, que nos afasta de Deus. 

Essa foi a primeira vez que os seres humanos desobedeceram a Deus. Por causa disso, eles foram expulsos daquele jardim. No jardim também havia o fruto da vida. Quem comesse teria a vida eterna; e o Senhor viu que não seria bom o homem comer do fruto da vida e ter a vida eterna depois de ter pecado, pois agora o homem era pecador, e o pecador não poderia viver para sempre. Então, por causa da desobediência de Adão e Eva, o homem perdeu a vida eterna. Até hoje, todos nós nascemos com esta condenação do pecado. Ninguém pode viver para sempre. 

Mas Deus criou o homem para ter a oportunidade de viver para sempre, então Ele teve outro plano. Enviou seu filho Jesus para viver sem pecado para poder perdoar a todos do pecado. Quando queremos que Jesus no salve de todo o pecado, podemos ter a vida eterna depois que morremos. Assim, Deus nos dá a oportunidade de vivermos para sempre, mesmo já nascidos no pecado. Se entregamos nossa vida para Jesus, podemos ter a vida eterna. 

Depois que Adão e Eva pecaram, foram expulsos do paraíso e o Senhor colocou dois anjos na porta do jardim para guardar e proteger o jardim. Depois de expulsos, o homem também recebeu roupas feitas pelo Criador. Deus fez roupas com pele de animal para eles. 

Professor, a história de Adão e Eva tem muitos detalhes legais, mas lembre-se que cada faixa etária tem um tempo de atenção diferente. Quanto mais novas as crianças menos tempo eles conseguem se concentrar. Portanto, queridão, saiba adaptar o tempo de sua aula de acordo com a idade das crianças, hein.

Se não, você vai ficar irritado porque ninguém está prestando atenção na aula, quando, na verdade, você que está exigindo mais do que eles podem oferecer.

Conclusão 

Deus criou os seres humanos para fazer companhia eterna para ele, mas o homem pecou e perdeu a vida eterna. Através de Jesus podemos voltar a ter a vida eterna. 

Oração 

Se você deseja ter a vida eterna, precisa orar pedindo para que Deus perdoe os seus pecados e que Jesus seja seu salvador, para que Ele lhe garanta a vida eterna, podemos orar agora pedindo que Deus perdoe seus pecados e lhe dê a vida eterna. 

Outros modelos de aulas que você pode gostar:

 
Compartilhe

9 comentários sobre “A história de Adão e Eva infantil 

  1. Olá não tenho recursos. Se puderem mim ajudar com ideias,atividades, coisas pedagógicas e sobre o departamento infantil eu agradeço. CLARICE

     
  2. Boa tarde, estaremos usando essa sua história em nosso vídeo educativo sobre Adão e Eva, mas iremos lhe dar os devidos créditos.
    Parabéns pelo trabalho.

     
  3. hello, sou Raissa Vitoria estou começando como professora das crianças de 4 a 8 anos e amei mt td bem explicado… por favor como sou nova vou amar a ajuda de vcs, desde ja agradeço

     
  4. Eu amei a história e principalmente a aplicação do texto sobre pedir perdão a Deus para que voltemos a nos conectar com Ele. Eu só queria saber mais sobre atividades sou nova na salinha e não tenho atividades para aplicar.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *