fbpx

Ministração infantil com o tema: Mulheres Virtuosas 

Ministração infantil com o tema: Mulheres Virtuosas 

Você já pensou em fazer uma ministração infantil para ressaltar as qualidades de uma mulher virtuosa, ou de um homem de valor? Normalmente, a gente pega o modelo de aula e seguimos apenas para os ensinamentos que estão ali pré-determinado. Porém, certa vez recebi uma aula para o ministério infantil e vi que ali havia uma oportunidade para falar sobre qualidades que as mulheres devem cultivar. 

Deus me direcionou para fazer essa ministração infantil quando o tema da aula era Débora e Baraque. Duas semanas depois, a aula era sobre Gideão, e o direcionamento foi para falar sobre as qualidades de um homem de valor. 

Nesse modelo de ministração infantil, vamos falar sobre as qualidades que as meninas precisam cultivar para se tornarem mulheres virtuosas. 

Para os meninos, você pode destacar que essas qualidades precisam estar presentes na mulher com quem ele desejar se casar, no futuro. Assim como ele pode, desde já, ensinar essas qualidades para uma irmã, sua mãe, e até mesmo, um dia, ensinar para sua filha. 

Repare, porém, que as qualidades aqui servem para todos. Portanto, mesmo que você deseje fazer uma ministração infantil sem direcionar para as qualidades das meninas, você pode usá-la como base para sua aula. 

Introdução da ministração infantil 

Há muitos anos, Israel viva em uma condição bem particular. Não havia reis e o país era governado por juízes. Porém, o povo cometia sempre o mesmo erro. Quando lemos o livro de Juízes, podemos perceber um padrão. 

  • O povo peca 
  • O povo sofre 
  • O povo se arrepende 
  • Deus levanta um juiz (ou juíza, como veremos hoje) 
  • Esse líder ajuda Israel a se libertar de seus opressores 
  • Esse líder morre e o povo volta a pecar 

Você pode começar sua ministração infantil mencionando essa curiosidade, dependendo da idade das crianças. 

Dessa vez, o povo de Israel estava sob o domínio dos cananeus, liderados por Jabim. O chefe de seu exército chamava-se Sísera. O povo não aguentava mais a opressão e começou a se arrepender de seus pecados. 

Nessa época, a juíza sobre Israel era Débora. Certo dia, Débora chamou um homem chamado Baraque e disse: Reúna 10 mil homens no monte Tabor e Deus te dará o exército de Sísera em suas mãos. 

A história 

Baraque porém, não confiou que poderia vencer a batalha e respondeu: Eu só irei se você for comigo. 

Débora, então, replicou: Eu vou, mas o inimigo não cairá pelas suas mãos. Uma mulher o derrotará. 

Aquilo poderia ser humilhante para um general de guerra. Porém, Baraque, então reuniu o exército e foi para o local indicado por Débora. 

O exército inimigo ficou sabendo que Baraque havia reunido um grande exército de 10 mil homens e também organizou seus homens. Sísera reuniu 900 carros de combate. Esses carros eram cavalos com carroças, que deixava o exército mais veloz e mais difícil de ser atacado. 

Quando os dois exércitos se encontram, uma chuva muito forte começou e as carroças e cavalos dos inimigos de Israel não conseguiam se mover. Então, os soldados de Sísera ficaram confusos e atrapalhados. Dessa forma, Israel conseguiu batalhar muito bem, vencendo o exército adversário. 

Porém o chefe do exército de Canaã, Sísera, conseguiu fugir a pé para uma região segura. Uma mulher chamada Jael o viu andando, então, o chamou e disse 

  • Se esconda aqui em minha tenda. Se estiver com sede, posso te dar água. 

Sísera aceitou, pois como ele estava em uma região que era comandada por Canaã, ele achou que estaria seguro. Jael deu um leite, como se fosse um iogurte, para o capitão tomar. E como estava muito cansado, logo dormiu.  

Conclusão 

Então, Jael pegou uma estaca que era usada para sustentar a tenda e cravou na cabeça de Sísera, matando-o. Depois, Jael chamou Baraque e mostrou o que tinha feito. Os israelitas celebraram e, finalmente se libertaram dos cananeus. 

Ensinamentos dessa ministração infantil 

Como mencionado no começo, esse modelo de ministração infantil tem o objetivo de destacar as virtudes de uma mulher segundo o coração de Deus. Quando eu dei essa aula na minha igreja, eu destaquei três características que uma mulher virtuosa deve ter. 

  1. Ser companheira 

Baraque sentiu medo de ir ao combate. Débora foi com ele. Uma boa mulher precisa ser uma boa companheira. Uma boa companheira está disposta a ajudar outra pessoa em suas batalhas.  

Uma mulher virtuosa tem que ajudar seu marido, ou seu filho, quando estiverem doentes, ou quando o marido ficar desempregado, por exemplo. 

  1. Ter compromisso com Deus 

Além de juíza, Débora era profetiza, ou seja, tinha um relacionamento com Deus. Uma mulher virtuosa precisa ter relacionamento com Deus. Se não tiver isso, ela começa a seguir um monte de opinião de amigas e aprende muitas coisas erradas. 

  1. Saber se planejar 

A Bíblia diz que Jael saiu ao encontro de Sísera. Ou seja, ela já tinha um plano quando o chamou para entrar em sua tenda. Uma mulher virtuosa precisa saber se planejar e seguir os planos para alcançar seus objetivos. 

Complemente sua ministração infantil 

Se você é professor(a) do ministério infantil, então você precisa ler meu livro Ministério Infantil não é brincadeira, com dicas de como preparar aula, superar seus medos e vencer a falta de criatividade. O livro físico está à venda na Editora Uiclap (menor preço) e Amazon, onde também é possível comprar o e-book para Kindle, a um preço bem menor. 

Outro material que não pode faltar para você é a Bíblia com Recursos para o Ministério Infantil, que tem resumo de aulas, dezenas de estudos e conteúdo riquíssimo mesmo para quem não trabalha no ministério infantil. Para conhecer todos os detalhes e ver fotos do interior da Bíblia, você pode ler esta análise

Outros modelos de ministração infantil que podem ser úteis para você são: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *