fbpx

História infantil sobre Jacó e Esaú 

História infantil sobre Jacó e Esaú 

Nesta história infantil de Jacó e Esaú vamos ver como é importante a gente se dedicar em fazer o que é correto. Vamos analisar como esses irmãos tomaram decisões erradas, que os levaram ao desentendimento a tal ponto de terem que se separar.

Na verdade, as decisões erradas começaram com seus pais, Isaque e Rebeca, quando começaram a demonstrar preferências por seus filhos. Este modelo de aula é baseado em Gênesis 25 a 28. Ao ler este trecho, você vai ver que existem alguns trechos que não são necessários para a nossa lição, mas é bom que o professor leia tudo para ter compreensão do contexto. 

  • Objetivo: Ensinar que devemos seguir  
  • Texto bíblico: Gênesis 25 a 28 

Introdução 

Quem aqui gosta de levar vantagem em alguma competição? Quando estamos em uma brincadeira, um jogo ou uma competição a gente gosta de ter uma vantagem, não é verdade. O problema é que, muitas vezes, para ganharmos uma vantagem, a gente acaba prejudicando alguém. Hoje vamos aprender a ter um comportamento justo com outras pessoas. Vamos aprender a história infantil sobre Jacó e Esaú, dois irmãos que tiveram muitos problemas porque deixaram crescer uma rivalidade entre eles.  

Isaque e Rebeca era um casal que desejava muito ter um filho. Quando Rebeca engravidou, ela teve gêmeos. Desde que estava grávida, os irmãos já se desentendiam. Rebeca até orou a Deus para entender porque sentia tanto os bebês se mexendo dentro dela, como se estivessem brigando. O Senhor lhe respondeu que as duas crianças dariam origem a dois povos que seriam inimigos no futuro. 

A história 

Conforme Esaú, o mais velho, e Jacó, o mais novo, cresciam, Isaque e Rebeca começaram a demonstrar preferência por um e por outro. Isaque gostava mais de Esaú e Rebeca de Jacó. Esaú era caçador enquanto Jacó, pastor. Naquela época, era comum o filho mais velho ter certos privilégios que os demais filhos. Eles ganhavam, por exemplo uma porção maior da herança, eram responsáveis por algumas obrigações e assumiam algumas responsabilidades que os demais irmãos não assumiam. Esaú era o filho mais velho e tinha esses direitos. 

Certo dia, depois de um dia de caça, Esaú chegou cansado em casa. Neste momento, Jacó estava terminando de fazer uma carne cozida. Esaú, então, pediu para comer um pouco, mas Jacó lhe respondeu – então, me vende o seu direito de filho mais velho. Esaú aceitou. Ele disse que estava tão cansado que estava quase momento e seu direito de filho mais velho, naquele momento, não lhe servia para nada e aceitou a troca. 

Mais alguns anos se passaram e Isaque já estava cego, não enxergava mais nada. Então, ele chamou Esaú e disse: meu filho, eu vou te dar uma bênção, mas antes, quero que traga uma caça e prepare um prato bem saboroso para mim. Esaú saiu todo feliz. Sabe quem ouviu a conversa? Rebeca. Então, ela chamou Jacó e disse: filho, eu ouvi seu pai falando com seu irmão, Esaú, e Isaque preparou uma bênção para ele. Vá ao rebanho e traga um animal. Vamos preparar um prato e entregar ao seu pai. Depois, você coloca algumas peles de animais em seus braços e vai conversar com seu pai, fingindo ser Esaú. 

Rebeca e Jacó enganam Isaque

Rebeca e Jacó pegaram algumas roupas de Esaú, cobriram os braços de Jacó com pele de cabrito e prepararam a comida para Isaque. Jacó, fingiu que era Esaú e foi levar a comida para seu pai. 

Apesar de estranhar um pouco no começo, Isaque acreditou que era mesmo Esaú e abençoou Jacó. Pouco depois, Esaú chegou e ficou tão bravo com Jacó que tomou a decisão que após a morte de seu pai, ele mataria seu irmão Jacó. 

Sabendo que Esaú estava com desejo de matar Jacó, Rebeca achou que seria melhor enviar Jacó para uma outra cidade, a cidade de Harã, onde morava um irmão de Rebeca, chamado Labão. Rebeca achou que indo para longe, Jacó estaria protegido de Esaú. Rebeca conversou com Isaque e ele concordou em enviar seu filho Jacó para Harã. 

Enquanto viajava para Harã, Jacó teve um sonho. Neste sonho havia uma grande escada ligando o céu e a Terra e anjos desciam e subiam desta escadaria. O próprio Senhor, que estava em cima da escada, lhe disse: Não temas! Esta terra onde você está será sua e de sua descendência. Seus descendentes abençoarão todas as nações do mundo e eu te protegerei. 

Conclusão da história infantil sobre Jacó e Esaú

Ao acordar, Jacó chamou aquele lugar de Betel, que significa “Casa de Deus” e iniciou uma aliança com Deus. Ele seguiu para Harã onde se casou com Raquel e teve filhos e filhas. 

Na história infantil de Jacó e Esaú vimos que Jacó errou diversas vezes. No entanto, um dia ele teve um sonho que mudou sua vida e isso ocorreu em Betel, “casa de Deus”. É importante que a gente sempre saiba reconhecer nossos erros e estar na Casa de Deus, ou seja, na igreja, para que possamos nos lembrar sempre que devemos pedir perdão de nossos pecados, aproveitando a oportunidade que Jesus nos dá de recomeçar nossa história. 

Aprendizado 

Nesta aula sobre a história infantil de Jacó e Esaú podemos perceber que Jacó, Isaque, Esaú e Rebeca tentaram acertar suas vidas por suas próprias estratégias, deixando Deus em segundo lugar. Neste monte de erros, podemos destacar dois erros que muitas vezes cometemos. 

  1. Esaú desprezou os seus direitos de filho mais velho sem se importar com isso. Ser o filho mais velho era uma bênção. Porém, muitas vezes, nós desprezamos as bênçãos que Deus nos dá. Reclamamos dos pais, da escola, de uma comida saudável ou até da igreja. Deus nos dá muitas bênçãos diariamente, não podemos desprezar isso, nos tornando ingratos. 
  2. Jacó não se importou com a sugestão de sua mãe de enganar o próprio pai. Aqui, Jacó enfrentou um dilema, pois precisava obedecer a sua mãe. A gente também deve obedecer a nossa mãe e nosso pai, mas existe um limite: o pecado. Não podemos aceitar ideias e sugestões que nos levem ao pecado. Às vezes, precisamos ter coragem de dizer não quando nos pedem para fazer algo de errado, mas precisamos decidir sempre agradar a Deus em primeiro lugar. 

BAIXAR ESTE RESUMO DA HISTÓRIA INFANTIL SOBRE JACÓ E ESAÚ EM PDF

Oração 

Vamos orar para que possamos ser corajosos e dizer não para o pecado e para que possamos ser gratos pelas coisas que Deus nos dá. 

Material de estudo 

Se você tem filhos ou dá aulas no ministério infantil e quer adquirir um bom material, recomendo a Bíblia das Descobertas, que é uma Bíblia para juniores, com linguagem acessível, explicações e devocionais, que são excelente para adultos também. Este é um recurso muito bom para quem deseja novas informações e ideias para ensinar a Bíblia aos pequenos. 

Para quem trabalha no ministério infantil, minha dica é meu livro Ministério Infantil não é brincadeira, que tem dicas de como estudar a aula, como elaborar material, mesmo sem ter habilidades manuais e muitas outras dicas. 

O livro pode ser adquirido no formato e-book para Kindle, e em capa comum na Amazon. Porém, comprando diretamente na Editora Uiclap o preço é menor. No entanto, outra opção de compra, para quem tem pressa, é pelo Mercado Livre, onde o livro está disponível para envio imediato. 

Se você gostou desta história infantil de Jacó e Esaú, você também pode ler: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *