fbpx

Aula bíblica infantil Elias e a vinha de Nabote 

Aula bíblica infantil Elias e a vinha de Nabote 

Neste modelo de aula bíblica infantil vamos aprender sobre inveja, egoísmo e orgulho. Esse relato bíblico é uma ótima maneira de ensinarmos muitas coisas para nossas crianças. Talvez, não seja uma história recomendada para crianças abaixo de sete anos, por ter certos aspectos um pouco mais complexo.  No entanto, se a sua sala da igreja infantil é de crianças de sete anos para cima, você pode estudar esta história e aplicar seus ensinamentos.

Talvez, você possa começar explicando que você vai contar uma história que aconteceu há muitos anos, mais de três mil anos atrás, antes de Jesus nascer, antes de Davi e Golias. Isso pode ajudá-los a compreender que é um caso bem antigo. 

Texto bíblico: 1 Reis 21 

Objetivo: Com este modelo de aula bíblica infantil podemos ensinar sobre orgulho e arrependimento 

BAIXAR ESTA AULA BÍBLICA INFANTIL EM PDF

Introdução da aula bíblica infantil

Há muitos anos, Israel teve um rei muito mau, chamado Acabe. Ele e sua esposa, Jezabel, eram duas pessoas orgulhosas e vaidosas. Crianças, vocês sabem o que é uma pessoa orgulhosa e vaidosa? São pessoas que só pensam em si, que não se importam e fazer coisas erradas e até prejudicar os outros só para se dar bem. Tem gente que mente para contar histórias legais, pra impressionar os amigos, tem gente que fica com raiva do amigo, quando o amigo é elogiado, ou faz algo legal.

Por isso, vamos aprender em nossa aula bíblica infantil sobre este rei que era mau e mentiroso, assim como sua esposa. Juntos eles fizeram muitas coisas erradas, e, por causa disso, prejudicaram muito toda a nação de Israel. 

Este rei morava no palácio. Do lado do palácio tinha uma vinha, ou seja, uma plantação de uvas muito bonitas. O rei ficava olhando aquela plantação de uvas e pensando “puxa eu queria que essa vinha fosse minha”. Então Acabe foi falar com o dono daquela plantação, que se chamava Nabote. 

A história 

Chegando lá, Acabe disse ao homem “você não quer me vender essa plantação de uvas? Eu posso pagar muito bem por ela”. O dono daquela vinha, no entanto, não queria vender e disse “não quero vender, obrigado! Eu ganhei como herança de meus pais”. O proprietário da terra falou isso porque não tinha interesse em se mudar. Ele já morava ali há muitos anos, por isso, já estava acostumado com aquela plantação e com aquela cidade. Para ele, seria ruim sair dali e ir para outro lugar, mesmo se ganhasse muito dinheiro com a venda, ela acho melhor ficar ali mesmo. 

Acabe ficou muito triste e voltou para o seu palácio. Ele estava tão chateado que até sua esposa, Jezabel, percebeu perguntou “por que você está tão triste o que aconteceu”. Assim, o rei Acabe explicou tudo para Jezabel. Depois de ouvir aquilo, Jezabel ficou bem irritada e disse “você não é o rei? Calma que você vai conseguir essa vinha”. 

Então, a rainha fez algo muito errado, criou um plano para matar Nabote. Como ela era rainha, não podia simplesmente chegar lá e matar o homem, pois se fizesse isso, todo o povo iria se rebelar. Então, prestem atenção, porque essa parte de nossa aula bíblica infantil é bem importante. Ela chamou dois homens maus e combinou com eles de mentirem sobre Nabote. Eles diriam, portanto, que Nabote era um homem mau que não era agradável ao rei e nem a Deus. 

Olha só que coisa horrível, crianças, para enganar os outros, Jezabel até usou o nome de Deus. Não devemos fazer isso. Pior ainda, como era lei naquele tempo, quem fizesse isso era apedrejado. Então, depois que os dois homens contratados pela rainha começaram a mentir, dizendo que Nabote tinha falado mal do próprio Deus e do rei.

A morte de Nabote

Em seguida, as autoridades resolveram que Nabote não poderia mais continuar em sua casa. Cumprindo a lei da época, as autoridades pegaram Nabote e o levaram para morrer apedrejado.  

Dependendo da idade das crianças em sua aula bíblica infantil, você não precisa enfatizar tanto essa questão do apedrejamento, aqui você pode ser rápido e objetivo, sem dramatizar muito essa cena. 

Em seguida, os homens avisaram Jezabel que Nabote estava morto. Então, a rainha disse a Acabe “Nabote morreu e você já pode pegar a plantação de uvas dele para você”. E assim, o rei Acabe pegou aquela vinha para ele. 

Mas nossa aula bíblica infantil não termina aqui. Quando o rei foi pegar aquela plantação para ele, um profeta chamado Elias foi conversar com o rei e disse “isso que vocês estão fazendo é errado. Por causa disso, o Senhor vai mandar muitos problemas para vocês e vocês não vão viver muito tempo”. 

Conclusão 

Depois de ouvir isso, Acabe ficou com medo e se arrependeu, de verdade, então o Senhor disse ao profeta Elias “estou vendo que Acabe se arrependeu de verdade, portanto vou livrá-lo de tantos problemas”. Algum tempo se passou e o rei Acabe morreu em uma batalha. Mais tarde, Jezabel também morreu de uma forma bem triste. O casal Acabe e Jezabel fez muitas coisas ruins porque eram egoístas, vaidosos e orgulhosos. 

Assim termina nossa história bíblica infantil de hoje. 

Aprendizado da aula bíblica infantil

Em primeiro lugar, podemos aprender a ser fiel a Deus, como Nabote. Sabemos que ele foi vítima de algo muito triste, mas com certeza ele foi para um lugar sem dor e cheio de esperança. Jesus também morreu sem ter feito nada de errado, mas ele nos ensinou que não devemos nos preocupar com as aflições deste mundo, mas devemos lutar pela nossa vida eterna, que viveremos em um lugar onde não existe injustiça ou dor. 

Outra coisa que aprendemos em nossa aula bíblica infantil é que não devemos ser mentirosos e vaidosos como o rei Acabe. Ele era o rei, podia ter tudo, mas ficou com raiva quando não conseguiu algo que queria muito e fez algo muito errado para conseguir o que queria. Existem muitas coisas que não podemos ter. Não precisamos ficar chateados e nem pensar em como conseguir o que queremos a qualquer custo. Às vezes, precisamos entender que não podemos ter tudo o que desejamos, por exemplo, comer sobremesa antes da refeição, viajar para alguns lugares que nossos amigos viajaram ou ter os mesmos brinquedos e jogos que nossos amigos. 

Oração 

Agora que nossa aula bíblica infantil terminou, vamos orar para que Deus nos ajude a ter um coração grato pelo o que temos e para que não sejamos orgulhosos ou invejosos. 

BAIXAR ESTA AULA BÍBLICA INFANTIL EM PDF

Nosso site possui dezenas de modelos de aulas bíblicas infantil que falam sobre assuntos parecidos. Veja alguns exemplos: 

 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Aula bíblica infantil Elias e a vinha de Nabote 

  1. Estou muito satisfeita de ter encontrado este material riquíssimo em conteúdos que Deus continue agindo através de vocês que continuem nos abençoando com este trabalho que tenho certeza só pode ter sido inspirado pelo Espirito de Deus

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *