fbpx

História de Rute e Noemi infantil

História de Rute e Noemi infantil

Nesta história de Rute e Noemi infantil vamos ver como é importante fazer as escolhas certas e ficar do lado das pessoas certas, para sermos abençoados por Deus. A história de Rute traz grandes ensinamentos e é um livro que se tornou referência para muitas pregações e estudos bíblicos. Poder falar sobre Rute às crianças é uma oportunidade de fazer com que elas aprendam, desde cedo, sobre o poder e as consequências de nossas decisões. Ao ler essa história de Rute e Noemi infantil, pense em como você pode aplicar as verdades bíblicas na vida das crianças. 

  • Texto: Rute capítulo 1 
  • Objetivo: Ensinar Às crianças sobre as consequências de nossas escolhas. 
  • Atividades para esta aula AQUI

Se você vai contar a história de Rute e Noemi infantil e sua igreja, pode dividir em duas aulas, como nós. Neste resumo contamos a história até o retorno para Belém. Na próxima aula, falaremos sobre Rute e Boaz. 

Introdução 

Há muitos anos, no tempo que os juízes governavam Israel, houve grande fome na região. Naquela época, não havia rei ainda sobre Israel e alguns juízes ajudavam a governar o país, junto com os sacerdotes. Na cidade de Belém houve grande fome e muitas pessoas até começaram a mudar de lugar para irem morar em alguma região que tivesse o que comer. Um homem chamado Elimeleque era casado com uma mulher chamada Noemi. Eles tinham dois filhos, Malom e Quiliom. Eles também decidiram sair daquela terra, e se mudaram para um lugar chamado Moabe. Em Belém, eles louvavam a Deus, mas os moradores de Moabe adoravam outros deuses, mas a família de Elimeleque continuou servindo a Deus ali.  

Lá conseguiram um lugar para morar e ficaram ali um tempo, no entanto, logo em seguida, Elimeleque morreu e, dez anos depois, seus filhos, Malom e Quiliom, que haviam se casado, também. Noemi ficou sozinha com suas noras, Orfa e Rute.  

Professor, explique aos seus alunos que noras são as mulheres que casam com o s filhos de alguém. Dê um exemplo para que as crianças compreendam melhor a história de Rute e Noemi infantil. 

A história 

Naqueles tempos as mulheres não trabalhavam como os homens. Elas faziam alguns trabalhos pequenos, mas não conseguiam se sustentar. As mulheres não conseguiam sobreviver sem serem casadas, ou se não morasse com os pais. A maior parte das mulheres que perdiam seus maridos cedo, tentavam casar de novo, ou então acabavam morando nas ruas. Então, quando aquelas mulheres, Rute, Orfa e Noemi perceberam que estavam sozinhas, ficaram com medo, sem saber o que fazer. Eles continuaram um tempo onde moravam, mas não sabiam quanto tempo mais conseguiriam morar ali. Enquanto as três estavam juntas, receberam a informação que lá em Belém, onde moravam antes, a fome havia acabado e todos na região estavam colhendo bastante. 

Como Noemi sabia que se elas ficassem sozinhas, provavelmente, com o tempo, elas não conseguiram viver bem e passariam por dificuldades, ela chamou Orfa e Rute e conversou com elas, dizendo – Se vocês quiserem, voltem para suas casas, para morarem com as mães de vocês, e se quiserem, se casem novamente. 

Elas eram muito amigas, então começaram a chorar, pois não queriam se separar. Apesar da tristeza, Noemi insistiu para que elas voltassem para as famílias delas, e disse: 

  • Eu já sou velha e não vou ter outro filho, e mesmo que tenha, eles ainda vão ter que crescer para poder casar com vocês e vai demorar muito. É melhor vocês voltarem para suas famílias e seus deuses. 

Aquelas mulheres, Orfa e Rute, antes de se casarem com os filhos de Noemi, adoravam outros deuses. Orfa voltou para sua família, mas Rute decidiu ficar. Rute falou para Noemi: 

  • Eu vou ficar com você e seu Deus será o meu Deus e onde você morrer eu também vou morrer. 

Conclusão 

Então elas se juntaram e voltaram para Belém. Chegando na cidade, as pessoas que se lembraram delas ficaram muito felizes e cumprimentaram elas. O retorno de Rute e Noemi foi muito comemorado pelos vizinhos delas.  

Na próxima aula sobre a história de Rute e Noemi infantil veremos o que elas fizeram para sobreviver em Belém. 

Nesta aula aprendemos como é importante tomar as decisões corretas. Primeiro, vimos como Rute decidiu ficar com Noemi. Precisar decidir ficar do lado das pessoas certas. Rute queria continuar servindo ao Senhor com Noemi, apesar das dificuldades que enfrentaria. Devemos decidir ficar ao lado das pessoas que amam a Deus, mesmo se formos enfrentar dificuldades. Às vezes, na escola, por exemplo, algumas pessoas tiram sarro de outras crianças cristãs, ou de crianças que são estudiosas. Nós temos que decidir de que lado ficar e não caçoar junto com a maioria. A história de Rute e Noemi infantil nos ensina a apoiar as pessoas que vão enfrentar dificuldades, mas que permanecem com sua fé em Deus.  

Depois, Rute e Noemi decidiram voltar para Belém, cidade onde moravam antes e que adorava ao Senhor. Quando enfrentamos dificuldade, precisamos ir par ao lugar onde todos adoram ao nosso Deus e não para um lugar onde as pessoas não adoram a Deus. Elas voltaram para Belém e foram bem recebidas. Quando vamos a um lugar onde as pessoas adoram a Deus, como na igreja, todos ficam felizes em nos ver. Precisamos sempre decidir ficar ao lado do povo que tem a mesma fé que nós.  

Oração 

Na história de hoje vimos como é importante tomar a decisão certa. A decisão mais importante de nossa vida é se queremos ou não andar com Cristo, pois é ele que pode nos dar a vida eterna, perdoando nossos pecados. Se você quer hoje decidir aceitar Jesus como seu salvador, vamos orar comigo. 

Se você já aceitou Jesus como salvador, mas quer orar para que Deus te ajude a tomar as decisões corretas, vamos orar agora. 

Para complementar sua aula sobre a história de Rute e Noemi infantil, você pode ler também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “História de Rute e Noemi infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *