fbpx

Aula para EBD Infantil – Rute e Boaz

Aula para EBD Infantil – Rute e Boaz

Neste modelo de aula para EBD Infantil vamos aprender sobre a história de Rute e Boaz, concluindo as aulas sobre a vida de Rute, que dividimos em duas partes. Nesta aula, muitos estudiosos comparam a figura de Boaz, como resgatador, e Rute, como resgatada, com a figura de Cristo e a Igreja, que obteve seu perdão e resgate do pecado mediante o pagamento de Jesus. Assim como Boaz resgatou Rute, tirando-a de uma vida de miséria, o Senhor Jesus nos resgata para uma vida plena nele, longe da miséria do pecado. Essa comparação de Rute e Boaz pode ser um pouco complexa para crianças pequenas, menores de sete anos, portanto, selecione esta aula só se tiver certeza que seus alunos vão compreender essa comparação do resgatador e dos resgatados. 

  • Texto: Rute 2 a 4 
  • Objetivo: Fazer que a crianças percebam como é importante confiar em Deus como resgatador de nossos pecados. 
  • Atividades para esta aula AQUI

Introdução 

Na aula passada vimos sobre a vida de Rute e Noemi. Noemi mudou com sua família para a cidade de Belém, mas chegando lá, seu marido e filhos morreram. Ela ficou a sós com suas noras Orfa e Rute. Como ela sabia que passariam dificuldades, deu a opção para suas noras de que elas voltassem para seus familiares ou que se casassem novamente. Rute, no entanto, resolveu ficar com Noemi até o fim. Elas voltaram para Belém e foram bem recebidos pelos seus ex-vizinhos. Mas agora elas tinham que resolver um problema importante. Como elas iriam sobreviver? 

A história 

Naquela região, Noemi tinha um parente chamado Boaz, que tinha um campo de plantação de cereais, então, ela conversou com Rute e falou que ela poderia ser catadora de cereais do campo de Boaz. Naquela época, as pessoas que não tinham o que comer ficavam nos campos e plantações colhendo alguns legumes ou frutas, por exemplo, que caiam pelo caminho. Assim, eles não morriam de fome. Os próprios donos das plantações não se importavam, pois eles só não queriam que esses catadores roubassem a plantação, mas ficar catando o que caia dos cestos dos trabalhadores oficiais não tinha problemas. Foi assim que Rute começou a colher cereais ali. 

Ao ver Rute ali, o dono do campo, Boaz, gostou dela e mandou que seus funcionários protegessem ela. Além disso, convidou a jovem estrangeira para almoçar com ele. Ela ficou muito feliz naquele dia e voltou para casa com muitos cereais. Noemi ficou muito feliz e quando soube do almoço de Rute e Boaz, ficou animada e explicou à Rute, que Boaz era um parente seu distante.  

Noemi explicou o que Rute deveria fazer, pois naquela época um parente distante poderia ser resgatado para deixar de ser um pedinte. Rute foi até Boaz e fez tudo o que Noemi disse. Então, Boaz gostou muito de Rute e descobriu que ela estava com Noemi. Também descobriu que ele poderia resgatar a propriedade de seu marido Elimeleque. Ou seja, ele poderia se tornar proprietário da terra que era do marido de Noemi antes de eles irem para Moabe. 

Professor, essa questão do resgate, da história de Rute e Boaz, ainda é complicado de explicar mesmo entre os estudiosos. Basicamente, você pode dizer que naqueles tempo, como Elimeleque foi para outro país, deixou sua terra para traz e morreu, sua propriedade era herdada, automaticamente por um parente próximo. Neste caso, a propriedade de Elimeleque ficou para alguém próximo. Boaz, então, depois de conversar com Rute, foi atrás desta pessoa e fez um acordo para ficar com as terras de Elimeleque, assim Noemi e Rute puderam ficar tranquilas, pois teriam onde morar. 

Conclusão 

Noemi e Rute voltaram para Belém, mas não tinham onde morar e Rute virou uma espécie de pedinte, colhendo cereais que caiam pelo campo de BoazBoaz gostou muito da postura de Rute, foi muito bondoso com ela e descobriu que Rute estava junto com Noemi. Boaz descobriu que Noemi era sua parente e que tinha uma terra ali por perto, que precisava ser resgatado. Ele foi atrás da pessoa que era o dono atual e assumiu o campo para devolver a Noemi. 

Boaz fez isso apenas por bondade e generosidade. Da mesma forma, Jesus perdoa nossos pecados por bondade e misericórdia. Não merecemos a vida eterna, mas ele perdoa nossos pecados e nos entrega a vida eterna. Para isso, precisamos nos apresentar diante de Jesus e aceitar o seu perdão. 

Com a história de Rute e Boaz aprendemos a ser generosos, como Boaz e que devemos buscar o perdão, como Rute e Noemi buscaram ajuda de Boaz. Mas nós não encontramos perdão e resgate nas pessoas, mas apenas em Jesus. 

Oração 

Se você quer se apresentar seu coração para que Jesus perdoe seus pecados, vamos orar comigo. 

Se você já aceitou Jesus, então precisa ser generoso com as pessoas. Vamos orar que Deus nos permita ser generosos também, assim como Boaz foi com Rute e Noemi. 

Para complementar sua aula sobre Rute e Boaz, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *