fbpx

Aula sobre Gideão infantil – Qualidades que todo menino deve ter 

Aula sobre Gideão infantil – Qualidades que todo menino deve ter 

Você já pensou em dar uma aula para crianças para falar das qualidades que os meninos devem ter? Nessa aula sobre Gideão infantil, vamos aprender algumas características que os meninos devem cultivar. Aqui no site Material Gospel, nós já temos um modelo de aula sobre Gideão, com ensinamentos diferentes.  

Ao utilizar esse modelo de aula sobre Gideão Infantil você deve ressaltar as virtudes que um homem de Deus deve ter. Quando eu ministrei essa aula na igreja infantil, eu destaquei essas qualidades para os meninos. 

Eu já havia dado uma aula sobre Débora e Jael, destacando as virtudes que toda menina deve ter. Em seguida, eu ministrei essa aula, voltada para os meninos. 

Achei muito interessante essa possibilidade. Muitas vezes, quando damos uma aula no ministério infantil, destacamos temas gerais. Porém, quando eu tive essa experiência de falar exclusivamente sobre as qualidades das meninas e, depois, sobre as qualidades dos meninos, achei que pude reforçar ensinamentos que poucas vezes temos a oportunidade de falar. 

Em uma sociedade que tenta cada vez mais derrubar as diferenças de gênero, ministrar uma aula como essa, de Gideão infantil, me deu a oportunidade de ressaltar que meninas e meninos foram criados com propósitos e características diferentes. 

Para montar sua aula sobre Gideão infantil, leia Juízes 6 e 7. 

Introdução 

Há muitos anos, quando Israel chegou na terra de Canaã, o país não era governado por reis, mas sim por juízes. Hoje vamos aprender uma história sobre um homem valente e corajoso chamado Gideão. Por isso, eu quero que os meninos prestem muita atenção na aula. 

As meninas também precisam prestar atenção, pois um dia, quando quiserem se casar, por exemplo, precisarão escolher homens que tenham as qualidades que vamos aprender hoje. 

Além disso, quando vocês tiverem filhos (meninos) vocês também podem ensiná-los a serem como Gideão. 

Na época dessa aula de Gideão infantil, Israel estava cometendo muitos pecados e Deus permitiu que os israelitas se tornassem servos dos midianitas. 

A história de Gideão infantil 

Há sete anos, os midianitas já dominavam Israel. Então, um dia, Gideão estava trabalhando no campo, quando o Anjo de Deus apareceu e disse: 

Deus está contigo, homem corajoso. 

Então, Gideão e o Anjo começaram a conversar e o Anjo explicou que Deus usaria Gideão para libertar Israel dos midianitas. 

Logo em seguida, Gideão juntou dez homens e, de noite, derrubaram os ídolos que havia na cidade. De manhã, os homens foram até a casa de seu pai, Joás, e disseram: “sabemos que foi Gideão que fez isso. Onde ele está?”. 

O pai de Gideão, porém, respondeu: “Ora, Baal não é um deus. Então, deixe que ele se defenda”. Então, aqueles homens saíram dali, mas ainda estavam furiosos com Gideão. 

Gideão pede um sinal 

Depois disso, os inimigos de Israel juntaram um grande exército para a batalha. O Senhor deu ânimo para que Gideão também formasse um exército. Então Gideão pediu um sinal a Deus para ter certeza que ele deveria mesmo ir para o combate contra os inimigos.  

Ele colocaria um pouco de lã no campo. Se o novelo amanhecesse enxarcado, mas o chão em volta seco, então ele saberia que era Deus mesmo que estava falando com ele. 

E assim aconteceu. De manhã a lã estava úmida e o chão em volta, seco. Porém, Gideão pediu outro sinal. Dessa vez, ele colocaria a lã no campo e queria que, de manhã, o chão estivesse úmido e a lã seca. E, na manhã seguinte, o local estava exatamente como ele havia pedido: a lã, seca e o chão ao redor úmido. 

O exército de Gideão 

Então, Gideão preparou um grande exército, de 32 mil pessoas.  

Professor, neste momento da aula sobre Gideão infantil, eu mencionei que essa quantidade equivale ao estádio do Pacaembu lotado, por exemplo. Você pode usar exemplos parecidos, para que as crianças tenham noção da quantidade de pessoas que foram reunidas. 

Porém, Deus disse a Gideão que eram muitas pessoas e se eles vencessem com tantos homens, poderiam achar que venceram a batalha por conta própria. O Senhor queria que todo Israel tivesse certeza que era o Senhor que faria um milagre naquele dia. 

Deus pede menos soldados

Uma coisa curiosa, porém, aconteceu: Deus pediu que o exército fosse diminuído. Os medrosos deveriam sair dali. Então, saíram 22 mil pessoas e ficaram 10 mil. Ainda assim, Deus avisou que eram muitas pessoas. Então pediu que fossem beber água em um rio ali por perto. 

Alguns homens se ajoelharam para beber diretamente do rio, enquanto outros pegavam a água com as mãos e a levavam até a boca. Deus pediu que Gideão escolhesse apenas os que levaram a água até a boca. Apenas 300 homens foram escolhidos. 

Então, Deus disse a Gideão: “Você vai lutar com esse exército de apenas 300 homens”. 

No dia da batalha, Gideão ainda ficou com medo e pediu mais um sinal a Deus. Em seguida, Deus mandou Gideão e seu amigo Pura irem ao acampamento inimigo de madrugada. Os dois fizeram isso, foram ao acampamento dos midianitas de madrugada. 

Enquanto caminhavam entre os soldados, Gideão ouviu dois soldados inimigos conversando. Um contou um sonho que teve ao outro. Então, eles interpretaram que o sonho significava que eles perderiam a batalha para Gideão. 

Gideão e os midianitas 

Ao ouvir aquilo, Gideão ficou confiante. Preparou o exército e criou uma estratégia. Perto da meia-noite, os trezentos homens cercaram o acampamento adversário. Gideão começou a tocar a trombeta. Logo em seguida, todos fizeram o mesmo. Depois, jogaram no chão um jarro, que fizeram, com fogo dentro. 

Ao tocarem a trombeta e jogarem esse jarro com fogo no chão, o exército inimigo acordou. O exército de Gideão ficou com um braço esticado, segurando uma tocha, e, na outra mão, uma espada. 

Porém, os midianitas começaram a lutar entre si. Gideão e seu exército nem precisaram lutar. Depois de um tempo, os midianitas começaram a fugir uns dos outros. Só depois é que Gideão foi atrás deles.  

Assim, Gideão venceu os midianitas e Israel voltou a adorar apenas ao Senhor.  
Depois disso, o povo ainda queria que Gideão fosse governante sobre eles, mas Gideão não aceitou e disse: ‘Eu não serei governador de vocês, e o meu filho também não. O Senhor Deus é quem será o governador de vocês’. 

Aprendizagem 

Nessa aula sobre Gideão infantil, podemos observar três qualidades que todo menino deve ter. Vamos ver: 

Tenha coragem de enfrentar o pecado 

Gideão teve coragem de derrubar os postes ídolos de seus inimigos. Além disso, o pai de Gideão, Joás, teve coragem de enfrentar um monte de midianitas furiosos, dizendo “se Baal é deus, deixem que ele se defenda.  

Eles tiveram coragem de acabar com o que trazia pecado ao povo e não tiveram medo dos pecadores. A primeira qualidade que um menino deve ter é de enfrentar o pecado. 

Muitas vezes, pecamos porque nossos amigos nos influenciam. Ficamos com medo ou vergonha de dizer não ao pecado e, muitas vezes, cometemos os mesmos pecados que eles. 

Quando você for adolescente e, depois adulto, muitas pessoas vão querer te influenciar a cometer um pecado. Às vezes, vão até tirar sarro de você por não querer fazer alguma coisa. Então, é nessa hora que você deve ser um homem corajoso e dizer ‘não’ para o pecado. Lembre-se de Gideão e Joás e tenha coragem de enfrentar o pecado.. 

Tenha amigos de fé 

Outra coisa que aprendemos nessa aula é que Gideão foi ao acampamento inimigo com seu ajudante Purá, que o acompanhou em uma missão complicada. 

Precisamos de amigos de fé para enfrentarmos nossas adversidades. Um bom companheiro também nos ajuda a enfrentar o pecado. 

Os meninos precisam saber escolher seus amigos. Podemos ter amizades com muitas pessoas, mas aqueles amigos mais próximos precisam ser os que caminham conosco no enfrentamento de nosso maior inimigo, o pecado. 

Uma qualidade que você precisa ter, menino, é saber escolher amigos que te ajudem a enfrentar o pecado. 

Portanto, meninas, quando vocês forem escolher um marido, por exemplo, observem quem são os amigos dele, se são pessoas de fé, ou amigos que falam palavrão, não querem estudar, não seguem os princípios de Deus. 

Seja humilde, como Gideão 

Por fim, aprendemos que não devemos ser soberbos. Gideão não aceitou ser governante de Israel quando o povo pediu por isso. Da mesma forma, o homem precisa, desde menino, ser humilde. 

Quando somos soberbos e orgulhosos, nunca reconhecemos nossos erros e não aceitamos ser corrigidos de nossos pecados. 

Por isso, meninos, saibam reconhecer seus erros. Sejam humildes, como Gideão, e não se esqueçam de que seus talentos e conquistas só acontecem porque Deus os capacita. 

Aprofunde seus estudos sobre Gideão 

Se você gostou dessa aula sobre Gideão infantil, adquira o livro Ministério Infantil não é brincadeira, que eu lancei recentemente. 

Outro material indispensável, para quem dá aulas no ministério infantil é a Bíblia de Recursos para Ministério com Crianças, que eu uso como base para a maioria dos modelos de aula aqui do site. 

E se você lidera o ministério infantil de sua igreja, pode ler Pastoreando o Coração do Líder de Crianças. 

Confira outros modelos de aula populares em nosso site: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *