fbpx

História de Neemias infantil – Parte 2 

História de Neemias infantil – Parte 2 

Neste modelo de aula, vamos ver como Deus pode nos usar para fazer sua obra de diversas formas. A história de Neemias infantil de hoje, vamos ver como os inimigos de Neemias, especialmente, Tobias e Sembalate, tentaram de tudo para impedir a reconstrução dos muros de Jerusalém. Também veremos que reconstruir os muros não serviu apenas para reconstruir uma cidade. A obra serviu para acabar com algumas injustiças e diferenças sociais que haviam entre o povo. Ao fazer a obra de Deus, somos usados para participar de vários trabalhos, em várias áreas, para abençoar vidas.  

Normalmente, quando falamos sobre Neemias, contamos a história em apenas uma aula. No entanto, levando em consideração as riquezas de detalhes o grande número de aprendizagens que podemos ter com a história de Neemias infantil, achei melhor dividir essa aula em duas. Você pode ler a primeira parte da história de Neemias infantil AQUI. 

  • Objetivo: Ensinar sobre perseverança e vencer o medo 
  • Texto: Neemias capítulos 5 a 13. 

Introdução 

Quem aqui já sofreu algum tipo de provocação por ser cristão? Alguém já tirou sarro de você porque você vai para a igreja, ou por que você fala de Jesus? Na história de hoje vamos ver como devemos continuar servindo a Deus, mesmo com essas provocações. 

Na última aula sobre a história de Neemias infantil, aprendemos que Neemias, que era judeu, morava no palácio do rei Artaxerxes. Ele ouviu que Jerusalém, que era a principal cidade para os judeus, estava arruinada. Então, ele pediu ao rei para reconstruir a cidade. No entanto, alguns inimigos tentaram impedir, fazendo ameaças. Porém, Neemias não temeu, se protegeu e continuou a obra.  

Hoje vamos ver que os problemas de Neemias não acabaram por aí, outros problemas surgiram enquanto ele organizava a reconstrução dos muros. Vamos continuar nossa história de Neemias infantil. 

A história de Neemias infantil 

Durante a reconstrução dos muros, um dilema surgiu entre os próprios judeus. Algumas pessoas que moravam ali em Jerusalém, mesmo no tempo que ela estava destruída, tinham uma condição de vida melhor que outros. Uns eram mais ricos, enquanto outros eram mais pobres. Esses que eram mais pobres foram reclamar com Neemias, que sofriam diversos problemas por causa dos judeus ricos. Seus filhos eram servos, suas casas e terras haviam sido dados a estes judeus ricos para pagarem dívidas. Eles estavam ficando cada vez mais miseráveis, enquanto os outros ficavam cada vez mais ricos. 

Neemias não achou aquilo bom e mandou que os nobres devolvessem tudo aos mais humildes. Eles concordaram, pois sabiam que Neemias era um homem justo e que estava querendo ajudar todos. Assim, a divisão entre os próprios judeus acabou. 

A reconstrução

A reconstrução do muro continuou. Quando eles estavam quase acabando, novamente Tobias, Sembalate e Gesém foram provocar Neemias e os judeus. Primeiro, começaram a chamar Neemias para uma reunião em um lugar distante, mas Neemias percebeu que eles estavam planejando algo de ruim. Depois, eles ameaçaram que espalharia uma história, uma mentira, de que Neemias e os judeus queriam se rebelar contra o rei que controlava a região, Artaxerxes. Esses inimigos de Israel queriam espalhar a notícia de que Neemias queria se fazer rei de Israel. Se fosse verdade, Artaxerxes ficaria furioso e enviaria um grande exército para acabar com israel. Por isso, eles inventaram essa história. Neemias, no entanto, não ficou com medo e seguiu falando que tudo aquilo era mentira. E que aquelas ameaças estavam sendo feitas apenas para distrair os judeus na reconstrução dos muros. Neemias não temeu e continuou com a construção dos muros até o fim. Ele já tinha sofrido ameaças antes, e já tinha organizado o povo para se defender, se precisasse. 

Desde o início da reconstrução até o término da obra, os judeus levaram apenas 52 dias. Já pensou, reconstruir os muros de uma cidade inteira em 52 dias? Foi muito rápido, principalmente naquela época que não tinham máquinas e materiais como hoje em dia. Os povos em volta perceberam que eles conseguiram fazer tudo tão rápido porque Deus abençoou os judeus. 

Além de reconstruir os muros, Neemias chamou os nobres e pediu para que eles, que tinham mais dinheiro, ajudassem a reconstruir as casas e outras edificações da cidade. 

Conclusão da história de Neemias infantil 

Assim, a cidade de Jerusalém foi reconstruída. E quando acabaram, eles fizeram ainda mais coisas importantes. Eles voltaram a adorar a Deus, com sacerdotes e todas as regras da Lei de Deus, que estavam esquecidas. Neemias e Esdras leram as Escrituras para o povo, voltaram a adorar a Deus e seguir as demais regras. Além disso, fizeram uma festa para celebrar a Deus. Neemias reorganizou o culto a Deus e a própria cidade, pois era governador.  

Aprendizado 

Ao preparar esta aula, podemos mencionar três lições sobre fazer a obra de Deus. Dependendo da idade das crianças, você pode escolher somente um ou dois pontos enumerados. 

  1. Seja justo. Vimos nessa história de Neemias infantil que a reconstrução do templo também foi uma reconstrução social, pois os que eram mais pobres estavam sendo oprimidos, mas Neemias reorganizou algumas regras para que todos pudessem viver dignamente. Além das provocações dos inimigos, Neemias teve que lidar com esse problema também. O tempo todo precisamos ser justos. Ser justo serve de exemplo para os outros. Mais tarde, os nobres ajudaram na reconstrução de toda a cidade, pois viram que Neemias era uma pessoa confiável. 
  2. Cuidado com as provocações. Outra lição que tiramos dessa história de Neemias infantil é que quando somos provocados, muitas vezes, queremos revidar. Quando decidimos fazer a obra de Deus, ou seja, não falar palavrão, ser gentil, ser obediente ou ser jutos, por exemplo, muitas pessoas vão nos provocar. Você não deve revidar ou ficar triste. Procure ajuda de um adulto. Sempre fale das provocações que sofre para seus pais. Neemias, quando foi provocado, contou com ajuda do povo. Quando você for provocado, conte com ajuda de um adulto. 
  3. Celebre sempre. Outra coisa que me chamou a atenção nesta história de Neemias infantil é que ao concluírem a obra, os judeus celebraram e fizeram uma grande festa. Obedecer a Deus deve deixar o nosso coração alegre. Apesar das provocações que podemos sofrer, Deus sempre vai nos levar a um lugar de alegria e vai nos trazer amigos confiáveis e que também amam a Deus. Portanto, não fique triste ou angustiado com as provocações, mas celebre o fato de você fazer parte do povo de Deus, saiba que Deus está ao seu lado e vai te ajudar a superar qualquer dificuldade. 

Espero que este modelo de aula sobre a história de Neemias infantil possa e ajudar a elaborar seu modelo de aula. 

Atividades bíblicas para imprimir sobre Neemias

Material de Estudo 

Este modelo de aula foi montado com ajuda da Bíblia de Recursos para o Ministério Infantil, da Apec. Se você trabalha na igreja infantil, então, você precisa adquirir este material. 

Outro material importante para quem atua no ministério infantil é o livro Chuva de Ideias, com dicas de brincadeiras e formas de apresentar as aulas para crianças, como essa história de Neemias infantil. 

Agora, se você gostaria de ler algo sobre liderança, baseada em Neemias, recomendo o livro Chamados para Liderar a Restauração. Um excelente livro sobre restauração espiritual. 

Para complementar seu estudo. Você também pode ler: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *