fbpx

Aula Infantil evangélica sobre a armadura de Deus

Aula Infantil evangélica sobre a armadura de Deus

Falar sobre a armadura de Deus é uma boa aula infantil evangélica para se ter como “coringa”, para usar quando as aulas não estiverem mais seguindo uma ordem cronológica. De uma forma geral, as lições da EBD Infantil seguem até o fim de Atos, depois, quando começam as cartas de Paulo, não temos mais histórias de ação. As cartas nos trazem grandes conhecimentos e muitas instruções preciosas para o cristão, mas essas aulas são um pouco difíceis para ensinarmos para as crianças por ensinarem conceitos abstratos. No entanto, um bom ensinamento para desenvolvermos uma aula infantil evangélica é sobre a armadura descrita em Efésios 6. Neste modelo de aula vamos ver como você pode desenvolver uma lição para o departamento infantil sobre este assunto.

Também temos atividades e desenhos para esta aula no link abaixo:

Uma dica para os professores tornarem esta aula mais atraente, é pesquisar sobre armaduras antigas para levarem imagens para a aula. Dependendo do tempo disponível, o professor pode até mesmo fazer uma armadura com panos, papelão, papel alumínio e isopor. As crianças menores vão adorar ver alguém vestido com uma armadura. Se puder, o professor pode até fazer uma armadura para que as crianças vistam. Algo fácil de colocar e tirar para que várias crianças possam experimentar. Se quiser fazer isso, só tome cuidado para organizar as crianças para que não vire bagunça. Uma ideia é organizar uma fila, e deixar que todos coloquem a armadura e tirem uma foto com o professor. Depois, você pode passar essas fotos para as mães das crianças ou fazer um mural na sala, por exemplo.

Outra dica sobre esta aula é tomar cuidado para ver se sua turma vai mesmo entender o conceito, pois se forem pequenos de sete anos ou menos, essa comparação da armadura de um soldado com a armadura de Deus pode não ser entendida direito. Comece essa aula infantil evangélica falando sobre o que é uma armadura, para que serve.



Introdução

Olá, crianças. Alguém já viu uma armadura? Vocês sabem por que uma pessoa usa uma armadura? Hoje nós vamos aprender que o cristão também deve usar uma armadura, mas é uma armadura espiritual. Quando o apóstolo Paulo queria ensinar coisas novas para os cristãos que se convertiam, ele usava muitas comparações, e uma das comparações mais conhecidas é a da armadura de Deus, que ele usou quando escreveu a carta aos efésios.

Agora pensem comigo, por que um cristão precisa usar uma armadura? Contra quem estamos lutando? Deixe que os alunos respondam. Se ninguém falar, responda que nosso inimigo é satanás, que deseja matar, roubar e destruir toda a criação de Deus.

A aula

Desde que Deus criou os seres humanos, satanás quer nos tirar a vida eterna e faz de tudo para que a gente peque contra o Senhor. Por isso, ele luta o tempo todo contra nós. Mas como será que ele luta, será que ele nos bate, será que ele tem uma arma para nos machucar? Ele quer nos enganar o tempo todo. Ele quer que todos nós percamos a vida e eterna e tem muitas estratégias para isso. E para nos defender dessas estratégias, precisamos usar a armadura que o apóstolo Paulo mencionou.

Prossiga sua aula infantil evangélica falando sobre cada item da armadura de Deus.

O Cinto da verdade

A primeira peça que o soldado usa é um cinto. O soldado romano usava um cinto, como se fosse um cinturão, para proteger melhor a áreas vitais do corpo e para unir todas as outras peças. Quando o soldado colocava o cinto ele sabia que todas as peças das roupas estavam unidas e ele poderia se movimentar com segurança e confiança. Se ele não colocasse o sinto, sua armadura ficaria toda solta. O cristão deve usar a verdade como um cinturão, não apenas falando a verdade sempre, mas conhecendo a verdade, ou seja a Palavra de Deus. É conhecendo a verdade, a Palavra de Deus, que podemos usar todas as outras peças da armadura do cristão.

A couraça da justiça

Os soldados usavam uma couraça, uma manta ou malha, de ferro que cobria boa parte do corpo para proteger dos ataques e principalmente das flechas. O cristão deve vestir a couraça da justiça de Deus para proteger seu coração. A coraça da justiça de Deus é a própria salvação em Jesus. Precisamos, todos os dias, nos lembrar que Cristo morreu pelos nossos pecados e por isso, fomos justificados de nossos pecados. Isso nos faz lembrar que não somos melhor que ninguém e que precisamos da misericórdia de Deus todos os dias.

O calçado do evangelho

Prosseguindo nossa aula infantil evangélica vamos a Efésios 6:15, onde Paulo diz para calçarmos os pés na preparação do evangelho da paz. Essa parte pode ser um pouco difícil para as crianças compreenderem, por isso, explique que os sapatos dos soldados eram especiais e importantes para que ele não escorregasse no campo de batalha. Precisamos estar firmes na Palavra de Deus, na salvação de Jesus para não escorregarmos em nossa fé. Quando temos certeza da salvação, temos paz todos os dias porque confiamos na graça de Deus e não escorregamos no que cremos.

Escudo da fé

Um dos itens mais simples para explicar nesta aula infantil evangélica é o escudo da fé. Uma curiosidade é que os soldados romanos usavam um tipo de escudo que possuíam ganchos em suas laterais para que os soldados pudessem unir um escudo ao outro, assim vários soldados enfileirados formavam uma grande proteção contra os ataques de flechas dos inimigos. Naquela época, diversos exércitos usavam flechas pegando fogo na ponta, por isso, Paulo menciona dardos inflamados. O inimigo de nossas almas, satanás, lança flechas inflamadas o tempo todo contra nós, para acharmos que não somos dignos de perdão, para acharmos que somos perdedores, ou que somos feios, fracassados ou burros, por exemplo. Ele também quer que pensamos que não há Deus, portanto, não há esperança. Outro dardo que ele pode usar é mostrar às pessoas muitas coisas boas, poder, dinheiro, fama e outras tentações para que o homem se preocupe consigo mesmo e deixe de lado uma vida santa e em busca de Deus. Ele usa muitos argumentos para que o homem deixe a salvação de lado, por isso, precisamos da fé para nos defendermos desses argumentos.

Capacete da salvação

O capacete da salvação representa nossa certeza do amor e misericórdia de Cristo. O capacete serve para proteger a cabeça. Quando temos certeza de nossa salvação em Jesus, estamos protegendo nossa cabeça de pensamentos ruins e destrutivos. Quando pensamos na certeza de nossa salvação, os ataques de satanás com pensamentos de derrota e tristeza não nos atingem porque lembramos que Cristo já nos salvou da morte eterna.

A espada do Espírito

Por fim, podemos concluir esta aula infantil evangélica falando da espada do Espírito. Nossa espada é a Palavra de Deus, a Bíblia. Quanto mais conhecemos a bíblia, mais podemos agir corretamente diante das tentações e das tribulações. Satanás tentou enganar o próprio Jesus, mas Jesus usou a Bíblia para desmentir e desmascarar satanás.

Conclusão

Quando Paulo falou sobre a armadura de Deus, ele estava nos ensinando como devemos nos preparar para nos defender do inimigo e para garantir nossa salvação. Ao falar dessa aula infantil evangélica, a cada item, você pode dar um exemplo pessoal de como você, ou alguém que você conhece, se defendeu de satanás com a armadura de Deus.

Lei também:

 
Compartilhe

16 comentários sobre “Aula Infantil evangélica sobre a armadura de Deus

  1. Na verdade não seria uma resposta, mas gostaria de poder contar com vossa sempre prestimosa ajuda.
    Tenho agradecido muito sobre os vossos estudos, pois me têm esclarecido muita coisa sobre a palavra de Deus.
    Sou professora infantil da EBD e como o mês de Março é dedicado as mulheres, muito agradecia se me ajudassem com um estudo para crianças sobre mulheres da bíblia que fizeram missões.

    Aguardo

     
  2. Gostaria muito d receber livros ou revistas para ensinar crianças não tenho condições d comprar aqui na minha igreja está comessando agora não temos recursos .Sou líder das crianças. Se puderem me ajudar agradeço paz

     
  3. gostaria de receber revistas e livros , estou começamdo no ministerio infantil . mas minha igreja nao esta tendo condiçoes financeira, e eu tambem nao. se puderem nos ajuda ficarei grata.

     
  4. Olá hoje tive uma surpresa gostei vim logo procurar história no seu site serei professora escola dominical. Crianças 3 a 8 anos aqui temos 15 crianças Nessa idade aqui na igreja os pais são humildade pessoa todos simples situação financeira igreja e dia irmão não e muito boa pra gente comprar material estou feliz com convite pastor mas triste porque não tenho nada pra começar a trabalhar na obra de Deus. aceito e estou pedindo doações livros história e revistas evangélica pra fazer as aulas.igreja evangélica assembléia de Deus Goiânia GO rua RC 26 qd 39 LT 28 real conquista Goiânia cep74356750

     
  5. Olá hoje tive uma surpresa gostei vim logo procurar história no seu site serei professora escola dominical. Crianças 3 a 8 anos aqui temos 15 crianças Nessa idade aqui na igreja os pais são humildade pessoa todos simples situação financeira igreja e dia irmão não e muito boa pra gente comprar material estou feliz com convite pastor mas triste porque não tenho nada pra começar a trabalhar na obra de Deus. aceito e estou pedindo doações livros história e revistas evangélica pra fazer as aulas.igreja evangélica assembléia de Deus Goiânia GO rua RC 26 qd 39 LT 28 real conquista Goiânia cep74356750

     
  6. Amei,uma benção ,nunca deixem de postar esses estudos, tem ajudado muito ao nosso ministério infantil,de São João do Sabugi, RN. Somos gratas

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *