fbpx

Versículos de louvor para variados motivos 

Versículos de louvor para variados motivos 

Neste texto vamos ver alguns versículos de louvor que você pode utilizar em variadas situações, iniciar o louvor, realizar um estudo em grupo, agradecer ou refletir sobre as obras do Senhor. O louvor e a adoração são as maneiras que temos de nos expressar em nossa fé a Cristo. Podemos gritar, chorar, sussurrar, estando em pé ou de joelhos. Vamos ver que estes versículos selecionados nos ajudam a compreender que adorar em espírito e em verdade é o que importa. Aliás, a música não é a única forma de louvar a Deus, podemos fazer isso com poemas, danças e até mesmo falando do amor de Deus a outras pessoas. Quando fazemos o que agrada a Deus, estamos louvando seu nome de uma maneira especial. 

Provavelmente, a maneira mais popular de louvar a Deus com através da música. A bíblia nos ensina que podemos adorar a Deus com os instrumentos musicais. No Salmo 98 podemos ler que podemos louvar ao Senhor com instrumentos musicais – Ofereçam música ao Senhor com a harpa, com a harpa e ao som de canções, com cornetas e ao som da trombeta; exultem diante do Senhor, o Rei! Salmos 98:5,6. Podemos ler algo semelhante no último Salmo – Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa, louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes. Salmos 150:3-5. 



A sós ou acompanhados 

Agora vamos ver alguns versículos de louvor que nos ensinam que podemos louvar a Deus sozinhos ou acompanhados, em comunhão com os irmãos. Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembleia te louvarei. Salmos 22:22. Outra passagem que nos fala em adoração em assembleia está em 2 Crônicas 29:28 –  Toda a assembleia prostrou-se em adoração, enquanto os músicos cantavam e os corneteiros tocavam, até que terminou o holocausto.  

Um dos versículos de louvor mais curiosos refere-se ao rei Davi após a morte de seu filho – Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do Senhor e adorou. E voltando ao palácio, pediu que lhe preparassem uma refeição e comeu. 2 Samuel 12:20. 

Em pé, de joelhos… 

Quando falamos em adorar ao Senhor, podemos ver que existem muitas formas de fazer isso, e a nossa posição corporal também é livre, como podemos ver em diversos versículos de louvor. Uma curiosidade que poucos se atentam é que quando o Espírito Santo desceu pela primeira vez, na festa de Pentecostes, os cristãos ali reunidos estavam sentados – Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. Atos 2:1,2. 

O salmista convida os fieis a adorarem ao Senhor de joelhos – Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador; Salmos 95:6. Também há referência das pessoas se prostrando – Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! ” 1 Reis 18:39. O livro de Neemias também nos traz uma referência de prostração e mãos erguidas – Esdras louvou o Senhor, o grande Deus, e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: “Amém! Amém! ” Então eles adoraram o Senhor, prostrados, rosto em terra. 

Saindo do Egito, o povo hebreu adorava ao Senhor em pé – Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração de pé, cada qual na entrada de sua própria tenda. Êxodo 33:10.  

Voltando a 2 Crônicas, podemos ler que o rei Ezequias adorou ao Senhor baixando sua cabeça – O rei Ezequias e seus oficiais ordenaram aos levitas que louvassem o Senhor com as palavras de Davi e do vidente Asafe. Eles louvaram com alegria, depois inclinaram suas cabeças e adoraram. 2 Crônicas 29:30. 

Cantando e dançando 

Outros versículos de louvor nos ensinam que também podemos adorá-lo através de algumas expressões corporais como batendo palmas – Batam palmas, vocês, todos os povos; aclamem a Deus com cantos de alegria. Salmos 47:1. Ainda neste capítulo, podemos ler, pouco mais pra frente – Deus subiu em meio a gritos de alegria; o Senhor, em meio ao som de trombetas. Ofereçam música a Deus, cantem louvores! Ofereçam música ao nosso Rei, cantem louvores! Salmos 47:5,6. 

Um dos versículos de adoração mais populares nos ensina a erguer as mãos – Eu te bendirei enquanto viver, e em teu nome levantarei as minhas mãos. Salmos 63:4.  

Por fim, quando falamos de dança, o Salmo 149 é a maior referência – Louvem eles o seu nome com danças; ofereçam-lhe música com tamborim e harpa. Salmos 149:3. 

Motivação 

Como pudemos ler nesses versículos de louvor, podemos e devemos adorar a Deus de diversas formas diferentes e também por diversas razões. Seja por agradecimento, engradecer sua santidade, engradecer sua misericórdia, sua bondade etc. Alguns versículos de louvor que você pode ter como referências são: 

  • Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. 
  • Salmos 99:3 e 4 – Seja louvado o teu grande e temível nome, que é santo. Rei poderoso, amigo da justiça! Estabeleceste a equidade e fizeste em Jacó o que é direito e justo. 
  • Salmos 135:3 – Louvem o Senhor, pois o Senhor é bom; cantem louvores ao seu nome, pois é nome amável. 
  • Salmos 117 – Louvem o Senhor, todas as nações; exaltem-no, todos os povos! Porque imenso é o seu amor leal por nós, e a fidelidade do Senhor dura para sempre. Aleluia! 
  • Efésios 2:8 e 9 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. 

Louvar e adorar não significa cantar, dançar ou tocar bem um instrumento musical. É algo que parte de dentro de nós, é uma inspiração a praticar nossa fé e expressar nosso amor ao Criador. Esperamos que os versículos de louvor aqui apresentados podem te ajudar a compreender que nossa adoração começa no interior e é a raiz de tudo, por isso, o lugar, ou a maneira são tão diversificados, pois quando estamos motivados a render adoração, o Espírito Santo nos ajuda a nos expressar, por isso, a rendição é o melhor caminho para louvar em espírito e em verdade. 

Leia também:



 
Compartilhe

Um comentário em “Versículos de louvor para variados motivos 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *