fbpx

Reflexão sobre Atos 12 – Rode, a serva que não tinha voz

Reflexão sobre Atos 12 – Rode, a serva que não tinha voz

Em Atos 12 lemos como Pedro foi liberto da cadeia graças a ação sobrenatural de Deus. Neste trecho observamos a curiosa participação de uma serva, uma menina, chamada Rode. Talvez, essa pessoa passe desapercebida por muitos de nós, mas lendo a história cuidadosamente, percebemos que Rode foi uma figura importante naquela ocasião. Inclusive, apesar de o texto mencionar que aqueles cristãos estavam reunidos na casa de Maria, mãe de João Marcos, neste trecho, específico, o único nome mencionado, dentre todos os que ali estavam orando, é o de Rode. Isso nos faz entender que essa menina foi importante para o desenvolvimento dos fatos. 

Recomendo que leia, em sua Bíblia, o capítulo 12, de Atos, desde o início, para entender o contexto. A leitura é rápida, para não prolongar a leitura, destaquei apenas um pedaço. Vamos ler. 
BAIXAR ESTA REFLEXÃO SOBRE ATOS 12 EM PDF

Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam. Quando ele bateu ao postigo do portão, veio uma criada, chamada Rode, ver quem era; reconhecendo a voz de Pedro, tão alegre ficou, que nem o fez entrar, mas voltou correndo para anunciar que Pedro estava junto do portão. Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo. Entretanto, Pedro continuava batendo; então, eles abriram, viram-no e ficaram atônitos. Ele, porém, fazendo-lhes sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e acrescentou: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, retirou-se para outro lugar. Atos 12:12 a 17 

Talvez, por ser jovem, mulher e uma serva, Rode era a típica pessoa que hoje seria chamada de “Zé Ninguém”. Uma pessoa sem muito valor para aquela sociedade. Rode não tinha: 

  • Uma profissão importante 
  • Amigos importantes 
  • Pais importantes 

A primeira reflexão sobre Atos 12 que podemos fazer aqui, é que muitas vezes, nós também somos tratados assim, por não termos um sobrenome importante, uma roda de amigos importantes ou uma profissão importante, somos menosprezados. Não é raro vermos alguém ganhar oportunidades porque é filho do Fulano, ou porque faz parte de rodas de amigos com destaque na sociedade, como partidos políticos, Rotary Clube ou grupo empresarial, por exemplo. O corporativismo é cada vez mais influente na sociedade. Você pode se rum bom profissional, com talento e postura adequados, mas outras pessoas preferem dar cargos e promoções para quem faz parte de um determinado grupo político ou porque é familiar de alguém influente. Pessoas também adoram bajular quem tem uma profissão importante, ou é empresário, por exemplo. Quem não é nada disso, precisa se contentar com os “tapinhas nas costas”. Assim como Rode, muitos de nós vivenciamos isso. 

Ninguém quer te ouvir 

Quero destacar, nesta reflexão sobre Atos 12, que ninguém queria ouvir Rode. A opinião dela não era importante, justamente porque não tinha amigos, parentes ou profissão importante. Quando Rode foi avisar que Pedro estava chamando pela porta, a chamaram de “louca” e não acreditaram em sua mensagem. Rode foi desprezada por quem deveria lhe dar crédito, pois estavam orando, justamente, por Pedro. Por não ouvirem Rode, podemos perceber, pelo menos, duas consequências naquela noite. 

1- Transformaram a verdade em mito 

2- Não creram na própria oração 

Mesmo ouvindo a mensagem de Rode, julgaram ser “o anjo de Pedro”. Naquele tempo, existia uma certa superstição de que quando alguém morria, seu anjo poderia trazer mensagens, seria como um anjo da guarda. Eles preferiram buscar uma resposta fora do cristianismo para aquela situação do que crer na mensagem de Rode. Quando não querem nos ouvir, as pessoas preferem dar ouvidos a coisas sem sentido, ou que não tem embasamento, só para não concordarem conosco. Quando você se encontrar em situação em que deseja contribuir com sua opinião, mas ainda assim não derem crédito a você, lembre-se desta reflexão de Atos 12. 

Aquele grupo de cristãos não estavam crendo que Deus havia feito o milagre de libertar Pedro. Não sei o que oravam, mas é curioso perceber que achavam que suas orações não poderiam ser respondidas. Talvez, também achemos que Deus não responda nossas orações mais difíceis, que exigem um ato divino grandioso. Quando estiver orando por alguma ocasião que precise de uma intervenção divina, lembre-se desta reflexão sobre Atos 12. 

Por que não querem te ouvir? 

Outra coisa importante que aprendemos com essa reflexão sobre Atos 12, é que as pessoas não ouviram Rode porque não ouviram o que ela ouviu, nem viram o que ela viu. Quando falamos para alguém sobre algo que ela desconhece, ela pode nos julgar loucos, “fora de nós”, como fizeram com Rode. Aqueles cristãos não ouviram a voz de Pedro e não viram a porta de perto, como Rode, por isso não acreditaram. Quando falamos que ouvimos a voz de Deus para quem nunca ouviu, por exemplo, esta pessoa vai nos julgar loucos. Quando falamos de um grande milagre para quem nunca vivenciou um grande milagre, essa pessoa vai nos julgar loucos. 

Não é só isso. Quando falamos de coisas que lemos, que conhecemos, que vimos, para pessoas que desconhecem essas informações, elas podem não nos dar crédito. Achar que estamos falando besteira. Tudo para não ouvirem nossa opinião, como aconteceu com aquela jovem serva. 

Mantenha sua fé 

Quero terminar essa reflexão sobre Atos 12 lembrando que apesar de ser ignorada e chamada de louca, Rode não teve sua fé abalada, pois de todos ali presente, ela foi a pessoa de maior fé, pois creu no milagre só de ouvir. Todos os outros, assim como o tão conhecido Tomé, só acreditaram que Pedro batia à porta, quando viram o discípulo. Há quem diga que só vai ter fé em Deus quando ver algum milagre, mas a fé vem por ouvir a Palavra, e não por ver os milagres. A fé é a certeza do que não vemos (Hebreus 11:1) e sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). 

Não se preocupe se as pessoas não querem te ouvir, se você é ignorado pelas pessoas. Não se entristeça se perceber que aqueles que possuem sobrenome importante, profissão de valor ou amigos notáveis ganham destaque, e todos gostam de bajulá-los, continue ouvindo a voz de Deus, pois você é importante para Ele, ainda que ninguém mais te dê crédito algum. 

BAIXAR ESTA REFLEXÃO SOBRE ATOS 12 EM PDF

Para complementar essa reflexão sobre Atos 12, recomendo que leia também: 

 
Compartilhe

4 comentários sobre “Reflexão sobre Atos 12 – Rode, a serva que não tinha voz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *