fbpx

Salmo 17: Somente uma opinião é importante pra você

Salmo 17: Somente uma opinião é importante pra você

Às vezes recebemos tantas críticas, perseguições e gozações que é difícil ser cristão, mas lendo essa reflexão sobre o Salmo 17 vemos como devemos focar apenas na opinião de Deus. O que Ele fala sobre nós, e para nós, é que realmente importa. No dia a dia, com amigos duvidando de nossa fé, outros tirando sarro e outros questionando sobre nossa crença, ficamos até com dúvidas sobre nossa fé, de fato. Mas ao ler o Salmo 17, você vai ver como Davi era uma pessoa que sabia que a opinião de Deus era mais importante que a dos outros. Davi sofreu perseguições, humilhações, momentos de tentação e de arrependimento que o tornaram uma pessoa exemplar para nós.  

Embora o estudo seja direcionado à equipe de louvor, todo cristão pode tirar bons ensinamentos desta poesia de Davi. Basicamente, o Salmo 17 é como um desabafo do rei Davi contra as perseguições e aflições que sofria. Em nossos dias, o cristão também passa por algumas aflições. As pessoas nos criticam por defender a “família tradicional”, nos criticam por crer em Adão e Eva, por ser contra as novelas da Rede Globo, por dar dízimos e ofertas entre tantas outras coisas. Ao ler o Salmo 17 vemos que Davi estava abrindo seu coração a Deus, para que receber algum tipo de ajuda, de conforto. Nesta reflexão vamos ver como esse louvor de Davi o ajudou a acalmar o coração no momento da angústia. 

Hoje em dia, o termo “hater” (odiador, assim digamos) é comum nas redes sociais. Pessoas que odeiam você, ou outra pessoa qualquer, por algum motivo; time de futebol, posição política, religião. O louvor é uma das formas que podemos lidar com esses “haters”, pois quando adoramos ao Senhor, estamos abrindo nosso coração para enfrentar essa perseguição sem focar no “inimigo”, mas depositando nossa esperança em Deus. 

Ó Senhor Deus, atende o meu pedido de justiça! Escuta o meu pedido de ajuda. Ouve a oração que faço com sinceridade. Tu julgarás a meu favor porque sabes o que é direito. Salmos 17:1 e 2 

Repare que após o pedido desesperado de ajuda no versículo um, Davi se tranquiliza e é até ousado ao afirmar que Deus julgará a seu favor porque “sabes o que é direito”. Quando caminhamos com Deus, essa é a nossa certeza: Ele julgará a nosso favor. 

Davi tinha muitas opiniões sobre ele, de seus inimigos, mas o rei sabia que a única opinião importante era a de Deus. As pessoas podem nos chamar de muitas coisas, burros, ignorantes, pobres ou oprimido, por exemplo, mas quando temos convicção da nossa fé, nada disso importa, pois confiamos que Deus fará sua justiça. 

Vingança 

Quando ouvimos desaforos, críticas e até mentiras, nossa primeira reação é pensar uma vingança, e como podemos agir para que aquela pessoa que nos disse os desaforos seja humilhada e passe pela dor que sentimos. O rei Davi, no entanto, sabia que, apesar de ser um guerreiro nomeado, sua vingança não lhe cabia. Um exemplo disso foi ter poupado a vida de Saul duas vezes (1 Samuel 24:12). No Salmo 17 ele também reflete sua confiança por Deus. 

Vem, ó Senhor Deus, enfrenta os meus inimigos e acaba com eles! Com a tua espada, salva-me dos maus. Salmos 17:13 

O apóstolo Paulo é outra pessoa que tinha todos os motivos para querer se vingar das pessoas. Aliás, ele tinha até poderes para isso. Para se vingar dos judeus poderia usar seu título de fariseu. Para se vingar de soldados romanos poderia usar seu título de cidadão romano, mas Paulo, assim como Davi, sabia que não adianta alimentar nosso desejo de vingança. 

Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor.”  Romanos 12:19  

Ambos sabiam que tinham um objetivo em vida, e não tinham motivos, e nem mesmo tempo, para se preocuparem com vinganças pessoais. Quando temos objetivos claros em nossa vida, o que os outros falam de nós tem menos efeito. Se, por outro lado, nos preocupamos muito com o que os outros falam e somos ansiosos com o tempo presente, tudo fica super dimensionado. Focando nossa casa, nossa família, nossa intimidade com Deus e nosso louvor ao Senhor, nossa atenção fica voltada às coisas do alto, e o que vem para atingir nossa fé perde a força. 

Louvor e adoração 

Não se preocupe com o que os outros falam de ti, a opinião de Deus é mais importante. O que Ele nos oferece é muito melhor. Ainda que você duvide, pensar na vida eterna, e na brevidade da vida, é mais proveitoso para você superar os problemas que enfrenta na vida. Entendendo que nossa vida é breve, e que a permanência eterna na presença de Deus é a melhor opção para nossa vida, podemos tirar nosso foco das distrações momentâneas. 

Mas eu te verei, pois tenho vivido corretamente; e, quando acordar, a tua presença me encherá de alegria. Salmos 17:15  

O Salmo 17 termina nos lembrando que em determinado momento não estaremos mais neste mundo e estaremos em um lugar muito melhor, e todas essas angústias serão superadas para sempre. 

Não se importe com os “haters” que criticam sua fé, busque a opinião de Deus, medite em suas palavras, ore e peça ao Espírito Santo que te ajude a confrontar os problemas da melhor maneira. 

O louvor e a adoração a Deus é melhor forma de colocar pra fora nossa confiança em Deus. Quando louvamos, estamos demonstrando que nossa fé resiste, independentemente do que ocorre ao redor. Ainda na perseguição e sofrendo perseguição, podemos louvar a Deus e demonstrar que nos importamos mais com Sua opinião do que com as opiniões dos homens. 

Se você quer compartilhar com outros leitores como tem enfrentado problemas e perseguições através do louvor e adoração, deixe um comentário. 

Temos muitos outros textos que podem te ajudar a louvar a Deus. 

 
Compartilhe

Um comentário em “Salmo 17: Somente uma opinião é importante pra você

  1. A palavra de Deus nos ensina de não praticar a vinganca e ódio, contudo temos que perdoar os outros que praticam o mal com os outros. Se não tivermos essas virtudes, e torna impossível a nossa aproximação à Deus, no entanto ,deixemos de ser cristãos e aproximamos ao mundo.
    O Jesus Cristo venho ao mundo para nos resgatar do pecado e pagou o preço da nossa libertação.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *