fbpx

Lições de Davi para saber como se aproximar de Deus

Lições de Davi para saber como se aproximar de Deus

Neste texto aprendemos com Davi como se aproximar de Deus. Ele teve grandes experiências e muitas qualidades que nos servem de inspiração para ter uma intimidade com nosso Criador, de forma interativa. Desde a criação, Deus deu ao homem a oportunidade de fazer parte de sua história. A interação entre o homem e Deus se perdeu com o pecado, e, desde então, buscamos essa comunhão novamente. Nossa sede por Deus faz parte da nossa natureza, por isso, o Senhor sempre deu ao homem a oportunidade de uma interação com Ele. 

Muitas vezes, perdemos a oportunidade de interagir com Deus porque lemos as escrituras de forma “fria”, sem buscar essa renovação. Você já deve ter visto os judeus lendo as escrituras no Muro das Lamentações, ou em outro lugar qualquer, balançando o corpo. Este movimento é algo que aprendem desde criança como um movimento natural de quando a Palavra de Deus traz vida sobre nós. Este movimento, para os judeus, é uma demonstração de que a Palavra é viva e está trazendo vida para quem a lê.  Para nós, cristãos, esse conceito é essencial para trazer a Palavra sobre nossa vida, nossa rotina. O rei Davi foi uma pessoa especial para a fé, justamente, porque ele conhecia essa possibilidade de interagir com Deus além da letra. Paulo orienta os cristãos sobre como se aproximar de Deus através da leitura das escrituras. 

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12 

Enfrentando batalhas 

Quando o rei Davi saia para as batalhas ele era capaz de perceber uma coisa: a batalha não era pessoal, não era somente dele. Ele colocava o Senhor a frente para batalhar.  

O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu”. Diante disso Saul disse a Davi: “Vá, e que o Senhor esteja com você”. 1 Samuel 17:37 

Precisamos reconhecer que os problemas que enfrentamos precisam ser apresentados a Deus. Muitas vezes, temos apenas um desejo de vingança, de mostrar aos outros que podemos ou quem somos, e colocamos Deus no meio de nossa vaidade para tentar dar poder às nossas palavras, quando, na verdade, deveríamos fazer o contrário. Devemos enxergar as batalhas espirituais para entregar nossos desafios a Deus, para que Ele possa agir conforme sua vontade, para que Ele seja glorificado e não nós mesmos. 

Através da leitura bíblica e de oração, precisamos pedir que o Espírito Santo nos mostre nossas batalhas sob a perspectiva de Deus. Davi sabia como se aproximar de Deus nas horas das batalhas; ele enxergava o que afrontava a Deus para ter seu foco definido. Ele não entrava nas batalhas por si, por suas forças, mas reconhecia a grandeza de Deus, por isso exaltou a Deus ao mencionar suas vitórias sobre ursos e leões. 

Compreender a disciplina 

Davi não colocava Deus como seu “guarda costas” baseado em sua busca pela santidade ou se dizendo sem pecados. Ele simplesmente confiava na misericórdia de Deus, mesmo sendo uma pessoa cheia de defeitos. Para saber como se aproximar de Deus, precisamos entender que não depende de nós, do que fazemos de bom, como bons escoteiros, ou o que “temos de melhor que os outros”, oramos mais, oramos de madrugada, oramos no monte, oramos no quarto, fazemos jejum. Enfim, todo nosso sacrifício deve ser apresentado como gratidão e não como uma exigência pelo agir da mão de Deus. 

Nossas limitações são o motivo que nos leva a buscar ao Senhor. Nossos pecados, nossa vaidade, nosso orgulho, nossa ansiedade. Precisamos nos apresentar a Deus pedindo perdão de nossos pecados, pensamentos e palavras, que não estão alinhados com sua santidade. 

Uma boa leitura sobre essa característica de Davi pode ser lida no Salmo 51. Vamos destacar o seguinte trecho. 

Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Salmos 51:7-9 

Precisamos entender como se aproximar de Deus reconhecendo nossas fraquezas, e não exaltando nossas virtudes. Assim como no tempo dos fariseus, alguns cristãos gostam de “mostrar” sua santidade, relatam quantas vezes foram ao monte, quantos jejum fizeram, e tudo mais o que fazem para demonstrarem sua busca pela santidade, mas tudo com a motivação errada. 

Entregando o inimigo nas mãos de Deus 

Achamos que a melhor maneira de definir a “vitória de Deus” e ver outras pessoas derrotadas, mas o segredo de Davi foi sempre entregar seus inimigos nas mãos de Deus; e isso não significa vê-los derrotados. O cristão tem como mandamentos principais – amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo, inclusive nossos inimigos (pessoas a qual consideramos inimigos). Isso não significa que temos que gostar delas, mas amá-las, ou seja, desejar que Deus tenha o melhor para elas, de certa foram, ter compaixão e misericórdia delas, assim como Davi teve de Saul. 

Muitos pensam que sabem como se aproximar de Deus através de seus atos religiosos, quando deixam de lado a humildade e o amor pelos outros. 

Se você quer entender como se aproximar de Deus, saiba que precisa começar a desenvolver a humildade em seu coração e o amor pelo próximo, ainda que sejam seus inimigos. A partir daí, a busca pelo Espírito Santo cresce através da leitura, adoração, oração e comunhão. A presença de Deus em nossa vida será manifesta quando estivermos um relacionamento saudável e compromissado com o Senhor, em busca de perdão contínuo, e não de recompensas. 

Se você tem experiências de como se aproximar de Deus, deixe um comentário para que outros leitores possam ter um relacionamento com o Senhor de amor e cumplicidade. 

Em nosso site temos centenas de textos que podem te interessar. Muitos deles falam de como se aproximar de Deus, eis alguns exemplos: 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Lições de Davi para saber como se aproximar de Deus

  1. Amém, mais um ótimo texto, com um conteúdo e uma mensagem incrível, devemos entregar a Deus tudo, nossas vidas e de nosso inimigos, ele é maior e dele vem tudo que nos fará bem ou mal, devemos confiar em Deus e nas coisas que nos faz passar e de formas de nos aproximar dEle, amém.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *